31/05/2017

[RESENHA #260] ÓRFÃO X - GREGG HURWITZ



Título: Órfão X
Autor: Gregg Hurwitz
Editora: Planeta de Livros Brasil
Ano: 2016
Páginas: 336
ISBN: 9788542207668
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Quando garoto, Evan Smoak foi recrutado no orfanato onde vivia para fazer parte de um programa americano ultrassecreto. Rebatizado de Órfão X, ele foi treinado para ser um exímio assassino e enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar. Depois de longos anos de atividade, Evan deixa o programa e usa as habilidades de agente secreto para “desaparecer” e viver para um único propósito, agora sob o codinome de “Homem de lugar nenhum”: salvar e proteger pessoas pobres e indefesas como ele havia sido. No entanto, seu passado de matador sangrento passará a assombrá-lo e também a seus protegidos. Alguém tão bem treinado quanto ele – talvez um ex-colega de programa?– está na sua cola, para tentar eliminá-lo.

Resenha: Evan Smoak ou Órfão X é o personagem principal da história escrita por Gregg Hurwitz. Recrutado quando era apenas um garoto aos 12 anos de idade pelo governo, Smoak foi treinado por Jack para integrar uma agência de assassinos, a relação entre Jack e Smoak no decorrer do tempo para uma relação entre pai e filho.

"Ele era o menor dos garotos, o último a ser escolhido nos jogos. Só depois de enfrentar uma seleção selvagem de desafios é que conseguiu chegar a esse assento como o escolhido." p. 9.

Com o passar dos anos Smoak vai ganhando fama, mas após a morte de Jack, Smoak decide romper com o programa e a organização que faz parte, pois ele não gostava de recrutar órfãos e transformá-los em máquina de matar. Mas ele resolve sumir do mapa e sem deixar qualquer rastro, Smoak vai viver entre pessoas humildes, dispondo do seu tempo para ajudar outras pessoas, lá ele é conhecido como o Homem de Lugar Nenhum.

Aos ajudar diversas pessoas, Smoak acaba recebendo o contato de uma jovem de 17 anos, que abandonada pelos pais, sem ter ninguém que a possa proteger, acaba sofrendo com abusos sexuais do investigador chamado William Chambers e temendo que seu irmão tenha o mesmo destino, deixa nas mãos de Smoak a tarefa de ceifar a vida desse homem inescrupuloso.

No decorrer da leitura vemos Smoak vivendo um dia de cada vez, lidando com os problemas que surgem em sua vida e em meio o seu cotidiano, vislumbramos o seu passado de um garoto assustado, mas determinado a encontrar o seu lugar no mundo. Nesses vislumbres ao longo da leitura, vemos o órfão se tornar o Homem de Lugar Nenhum que leva um vida pacata em um edifício repleto de pessoas que ajuda.

"De olho na mão coberta pela luva preta que entrava pela janela do quarto 9, Evan esticou o braço para trás e pego a pasta colocada em cima do criado-mudo. Depois, passou pela porta de ligação com o quarto 9 e abaixou-se, colocando a pasta sobre o carpete gasto logo além da porta." p. 146.

Porém essa vida tranquila de Smoak pode estar com os dias contados, já que ele é descoberto por alguém tão bem treinado quanto ele e que faz parte do seu passado. Sem saber em quem pode confiar, Smoak trabalha contra o tempo para salvar a sua vida e a vida das pessoas inocentes que fazem parte dessa sua nova e tranquila vida.

Opinião: Gregg Hurwtiz leva ao leitor por meio de Órfão X uma história inteligente e repleta de detalhes, com um forte suspense que dita o ritmo da trama do início ao fim. O autor tem uma escrita que apaixona e é cativante, ele ainda trabalha com a nossa imaginação diante dos mistérios que apresenta. O livro é narrado em terceira pessoa, intercalando passado e presente. Existem diversas cenas de pancadaria com muito sangue e ação, com perseguições e tiroteios, além de diversas reviravoltas.
Essa é a primeira vez que leio algum dos livros de Hurwitz e posso afirmar que fui envolvida pela escrita impactante do autor e sua narrativa eletrizante. Existe todo um cuidado do mesmo na elaboração e criação do personagem anti-herói Evan Smoak, aliás alguns personagens são profundos e o autor trabalha bem com os sentimentos humanos. Se você adora thriller ou livros "badass", certamente vai gostar de Órfão X, por isso indico a leitura.
A Editora Planeta de Livros Brasil fez um belo trabalho, o projeto gráfico ficou excelente, a capa é bonita e retrata o clima solitário da vida de Evan Smoak. A tradução está impecável, a diagramação está muito boa. Agora é torcer para a Planeta lançar o segundo volume de Órfão X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares