14/06/2017

[RESENHA #270] MULHERES PERIGOSAS - GEORGE R. R. MARTIN E GARDNER DOZOIS


Título: Mulheres Perigosas
Autores: Vários Autores(as)
Editora: Leya
Páginas: 736
Ano: 2017
ISBN: 9788544104804
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse:
 No ano em que o filme Rogue One chega às telas com uma heroína que reina absoluta, forte e autônoma, você vai conhecer as mulheres mais perigosas da literatura de fantasia mundial. Editada por George R. R. Martin, esta antologia traz 21 histórias inéditas sobre magia, ciúme, ambição, traição e rebeldia para Joana D’Arc nenhuma botar defeito. Esqueça o estereótipo de mulheres vítimas e heróis másculos enfrentando sozinhos qualquer perigo. Aqui você irá encontrar mulheres guerreiras, intrépidas pilotas, destemidas astronautas, perversas assassinas, heroínas formidáveis, sedutoras incorrigíveis e muito mais. Assinado por monstros da ficção científica e fantástica como Brandon Sanderson, (“Mistborn”), Megan Lindholm (“A Saga do Assassino”, sob o pseudônimo Robin Hobb), Melinda M. Snodgrass, Caroline Spector (“Wild Cards”) e novos nomes da literatura jovem como Megan Abbott (A febre) e Diana Gabaldon (“Outlander”), o volume conta ainda com uma novela do próprio Martin sobre A dança dos dragões, a guerra civil que assolou Westeros dois séculos antes dos acontecimentos de A guerra dos tronos. Mulheres perigosas é um livro simplesmente imperdível, daqueles que você não consegue parar de ler. Prepare-se para todo o tipo de perigo e para perder o fôlego com essas mulheres mais que poderosas. 

Resenha: Mulheres Perigosas é um antologia formada por 21 contos de autores renomados como George R. R. Martin, Joe Abercrombie, Diana Gabaldon e Brandon Sanderson. Por outro lado é uma boa oportunidade para conhecer novos autores, pois ao menos para mim, alguns nomes são novidade. Esses 21 autores, através de seus contos, nos apresentam uma temática interessante é recorrente das mulheres lutando por uma posição de protagonismo. É complicado falar de todos os contos que estão no livro, dessa forma resolvi selecionar apenas alguns deles.

Fora da Lei de Joe Abercrombie: Esse é o primeiro conto de Mulheres Perigosas e acompanhamos Shy, uma famosa fora da lei, que está em uma fuga para escapar da perseguição do próprio grupo de bandidos que pertenceu. Shy precisa utilizar das suas habilidades para conseguir sobreviver em meio aos perigos.

"Shy esporeou o cavalo, cujas pernas da frente fraquejaram, e antes que percebesse o que estava acontecendo, ela e a sela deram adeus uma à outra." p. 13.

Ou Meu Coração Está Partido de Megan Abbott: Essa história é o segundo conto do livro e nos apresenta Lorie e Tom. Eles se conheceram seis anos atrás e acabou surgindo uma relação entre eles. Tom ainda estudava e aos finais de semana trabalhava para a mãe. Com o passar do tempo, nasce uma criança da relação entre Tom e Lorie, porém certo dia, ao chegar em casa, Tom encontra a mesma vazia, sua esposa Lorie e sua filha Shelby sumiram. Determinado em saber o que aconteceu, Tom parte em busca de sua família.

"Ela esperou no carro. Tinha estacionado sob uma daquelas longas filas de luzes. Ninguém mais queria estacionar ali. Ele imaginava o motivo. No terceiro veículo depois do seu, ele viu as costas de uma mulher contra uma janela, o cabelo sacudindo. Uma vez, ela virou a cabeça e ele quase viu seu rosto, o azul dos dentes enquanto sorria." p. 31.
A Canção de Nora de Cecilia Holland: Conto de ficção histórica narrado por Nora, uma garotinha esperta, filha de Eleanor de Aquitânia, matriarca da dinâstia Plantageneta, que governou a Inglaterra entre os séculos XII e XV. Esse conto apresenta intrigas sobre o trono inglês. O detalhe é que esse conto está ligado ao conto "Uma Rainha no Exílio".

"Nora olhou ao redor rapidamente, viu que ninguém estava viajando e fugiu por entre às árvores, descendo a encosta até o pequeno riacho. Ela sabia que não haveria sapos para caçar; seu irmão lhe dissera que quando as árvores não tinha folhas, os riachos não tinham sapos." p. 55.

Explosivas - Jim Butcher: Quero fazer uma ressalva logo no início, esse conto contém um grande SPOILER sobre a série Dresden Files, caso queira ler a série ou não tenha terminado a leitura da mesma, aconselho que passe para o próximo conto resenhado. Nesse conto acompanhamos Molly, ela foi treinada por Harry Dresden, que sempre lutou contra a escuridão ou forças do mal. Molly é inteligente e engraçada, mas também vulnerável nesse grande universo mitológico de que Jim Butcher apresenta.

"Bem, certo. Eu não sou tipo oficialmente maga. Ainda sou uma espécie de aprendiz. E ninguém me paga de verdade, a não ser que você leve em conta as carteiras e os objetos de valor que às vezes tiro dos corpos." p. 109.
Raisa Stepanova de Carrie Vaughn: Raisa é uma piloto de caça russo e esse conto nos leva para a Segunda Grande Guerra Mundial, período em que acompanhamos a protagonista em uma missão de bombardeio. Raisa busca sobressair e conquistar o seu lugar nesse universo dominado pelos homens em meio aos perigos inerentes da guerra.

"Apontou para o meio da esquadrilha alemã Bombardeiros isolados ficaram grandes muito rapidamente, tomando o céu à sua frente. Continuou avançando, como uma flecha, até ela e Inna estarem ao alcance." p. 159.

Vizinhos de Megan Lindholm: Este está sem sombra de dúvidas entre os três melhores contos do livro, escrito por Megan Lindholm (Robin Hoob da Saga do Assassino). A trama ocorre em Tacoma e conhecemos a vida de Sarah Wilkins, uma senhora idosa, viúva e que aos poucos está perdendo seus entes queridos. Com idade já avançada, seus filhos acreditam e defendem a ideia de que ela deve morar em um asilo, porém Sarah é contra essa ideia, pois ama o lugar que mora e adoro a vizinhança. A idosa não quer abrir mão de todas as recordações e lembranças que tem da sua vida nesse local e em certo momento sua vida dá uma guinada quando o homem mochila entra em cena.

"Eram três horas da manhã e o sono passara. Sarah fora até a cozinha de robe, colocara a chaleira para esquentar e vasculhara os armários até encontrar uma caixa de saquinhos de chá Celestial Seasonings Tension Tamer." p. 215.

Sombras nas Florestas do Inferno de Brandon Sanderson: No presente conto acompanhamos a narrativa através do ponto de vista da Madame Silêncio, uma mulher que vive nas Florestas do Inferno e tem a companhia do ajudante Dob, um velho homem que cuida do estábulo. Silêncio Montane é proprietária de uma estalagem, ao mesmo tempo é mãe da garota William Ann e cuida da garotinha Sebruki. Silêncio é descendente das primeiras pessoas que ocuparam a floresta, ela é uma Forescout. Seus descendente ficaram conhecidos por idolatrarem o Deus do Além.

"Silêncio Montane fechou a porta para o salão, depois se virou e colou as costas nela. Tentou desacelerar seu coração disparado respirando. Será que tinha dado algum sinal óbvio? Será que eles sabiam que os reconhecerá?" p. 273.

A Princesa e A Rainha de George R. R. Martin: Esse é o último conto do livro, fechando Mulheres Perigosas e nele vemos o que aconteceu na Dança dos Dragões. George nos apresenta um conto repleto de intrigas, traições e guerras entre as famosas casas do continente. Após o Rei Viserys I morrer, o trono seria sucedido por Rhaenyra, a única sobrevivente do primeiro casamento de Viserys I, contudo foi Aegon, filho mais velho do casamento atual do rei, que influenciado e manipulado pela Rainha Alicent, que sobe ao trono. Esse conto é uma sequência para O Príncipe de Westeros, antologia de mesmo nome que demonstra a guerra entre ocorrida entre duas facções da família Targaryan que lutaram pelo Trono.

"Do lado de fora, a tempestade desabava. Trovões ecoavam pelo castelo, a chuva caía em cortinas densas e, de tempos em tempos, grandes descargas de raios brancos azulados iluminavam o mundo como se fosse dia." p. 674.

Opinião: É interessante ao longo da leitura acompanhar as escritas dos autores, alguns mais detalhistas, outros mais objetivos, porém é possível perceber que todos tiverem cuidado e esmero ao elaborar as histórias, tudo com carinho para o leitor. É claro que em meio aos 21 contos, existem contos excelentes, bons, razoáveis e outros que particularmente não me agradaram, mas isso é um tanto subjetivo.
Mulheres Perigosas é um livro e uma antologia sensacional, nos deparamos com alienígenas, pessoas comuns, assassinas, piloto de caça, personagens manipuladoras, ambiciosas e piedosas. Esse é um livro que traz diversos universos e inúmeras possibilidades. É uma antologia indispensável e extraordinária, pois apresenta contos de fantasia, aventura, ficção histórica e científica como exemplos. Todos os contos são liderados por protagonistas femininas.
É muito bom reler a escrita de George R. R. Martin, Joe Abercrombie e Brandon Sanderson e por outro lado foi muito bom o meu primeiro contato com a escrita de autoras que eu já conhecia pelo nome, como Diana Gabaldon, Megan Abbott, Cecilia Holland e Megan Lindholm. Eu super recomendo a leitura de Mulheres Perigosas para todos.

O projeto gráfico ficou impecável, a diagramação é simples e minimalista, com folhas amareladas, fonte e espaçamento em bom tamanho. A revisão ficou muito boa e a capa está linda e tem tudo a ver com o contexto do livro. Tendo em vista o tamanho do livro, a Leya fez um ótimo trabalho. Só tenho que agradecer à editora Leya por gentilmente me enviar Mulheres Perigosas.

6 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Antologia não é meu gênero de leitura favorito mas esse livro eu fiquei realmente muito curiosa por trazer várias mulheres e por ser de contos, parece ser um livro bem girl power o que eu já amo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu amaria ler esse livro, amo conhecer protagonistas femininas fortes e conheço alguns dos autores, são muito bons!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o livro mas gosto muito de livros de contos. Acho que é bem o que você falou, nem todos os contos agradam mas com certeza encontramos alguns excelentes. Fiquei curiosa para ler e conhecer a escrita dos autores.

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser bem interessante mesmo, mas eu acho complicada essa coisa do mercado aproveitar o movimento feminista pra comercializar histórias com protagonistas fortes. Claro que é uma boa coisa, mas há algo de incomodativo em como a indústria se apropria das lutas populares pra lucrar.

    Enfim, o livro é interessante anyway.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já vou procurar ver se tem em e-book além de gostar muito de antologias AMO G.R.R Martin, li uma também assim com vários autores inclusive ele que é "Coma e emagreça com ficção científica" muito legal.
    Adorei a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Não sou muito fã de contos, pois sempre acabo me apaixonando por algum e parece que a história está incompleta. Achei bem legal a temática neste, no entanto conheço apenas dois dos autores citados. Achei bem esperto do George R.R. Martin ter colocado um conto que se passa em um universo já muito conhecido (e amado) pelos fãs. Creio que só com isso já alavancou a venda desta obra.
    Infelizmente em coletâneas de contos, sempre tem aqueles que não agradam em nada, assim como tem os que nos apaixonam.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares