[RESENHA #291] SOLARIS - STANISLAW LEM - Saga Literária

Novidades

quinta-feira, julho 27, 2017

[RESENHA #291] SOLARIS - STANISLAW LEM


Título: Solaris
Autor: Stanislaw Lem
Editora: Aleph
Páginas: 320
Ano: 2017
ISBN: 9788576573326
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse:
 Quando o psicólogo Kris Kelvin chega em Solaris para estudar o oceano vivo – e possivelmente inteligente – que cobre a superfície do planeta, ele encontra colegas de trabalho hostis e amedrontados. Logo, Kelvin descobre que esses respeitados cientistas estão sendo perturbados por estranhas aparições, que também começam a afetar sua própria percepção. O que ele vê são suas memórias mais obscuras e reprimidas, materializadas por obra de alguma misteriosa força atuante no planeta. Publicado pela primeira vez em 1961, este clássico da ficção científica, aqui traduzido diretamente do polonês, ganhou três adaptações cinematográficas, sendo que a versão dirigida por Andrei Tarkovsky em 1972, recebeu o Grand Prix no Festival de Cannes.

Resenha: Publicado pela primeira vez em 1961, Solaris foi escrito pelo polonês Stanislaw Lem, o livro recebeu três adaptações para o cinema, vencendo por exemplo o Grand Prix de Cannes em 1972. Solaris é um clássico de ficção científica e o mais famoso livro de Stanislaw, sem contar que trata de um assunto que mexe com a imaginação de muitos, o contato com seres alienígenas.

A trama se passa no futuro onde está ocorrendo uma exploração espacial. O ser humano busca compreender o funcionamento do planeta Solaris que é iluminado por dois sóis e entender os mistérios do único ser vivo encontrado lá: um oceano possivelmente dotado de consciência e inteligência, constituído por algum tipo de plasma, algo que desperta curiosidade nos humanos.
"Às 19h do horário de bordo, passando pelos que estavam em volta do poço, desci pelos degraus de metal para o interior da cápsula. Lá dentro, mal havia espaço para levantar os cotovelos. Depois que liguei a conexão ao tubo que saía da parede, minha roupa espacial inflou e, a partir de então, eu não conseguia mais executar o menor movimento [...]" p. 14.

Diante dessa descoberta grandiosa, são formadas expedições com o objetivo de estudar esse estranho e misterioso planeta. Tais grupos expedicionários buscam compreender elementos biológicos e químicos que por vezes vão além da nossa capacidade, tendo em vista que o oceano vivo dá apenas indícios do que pode fazer. Em face as dificuldades e queda de expectativas em relação as descobertas e ao planeta, o psicólogo Kris Kevin parte em expedição para Solaris, com o objetivo de tentar descobrir e localizar possíveis similaridades psicológicas entre o oceano e o ser humano.

A humanidade chegou a Solarias há cerca de 100 anos e durante esse período ocorreram várias discussões acadêmicas e surgiram diversas teorias sobre a natureza do oceano vivo que cobre a maior parte do planeta. Porém nenhuma das tentativas de comunicação empregada com o oceano obteve sucesso. Após chegar em Solaris, Kris encontra o seu mentor Gibarian sem vida, em circunstâncias no mínimo suspeitas.
"O homem saiu para encontrar outros mundos, outras civilizações, sem saber nada sobre seus próprios recessos, ruas sem saída, poços e portas bloqueadas e escuras." p. 239.

Após estabelecer contato com outros seres humanos estabelecidos na base em Solaris, Kevin recebe alguns avisos estranhos de Snaut, dando a entender que existe pessoas replicadas, pelo oceano, a partir das lembranças delas. Kris Kevin é então surpreendido por alguns acontecimentos e manifestações praticamente inexplicáveis, fugindo completamente da sua compreensão. Kevin acaba se deparando com Hary, uma mulher com quem vivia dez anos antes. Essa aparição no começo o aterroriza e com o tempo leva Kris Kevin a mudar os seus sentimentos e comportamento com essa criatura humanoide que aparenta ter uma consciência própria. Kris precisa enfrentar uma situação assombrosa, longe da Terra, onde existe um Oceano Vivo e poucas explicações.

Opinião: Solaris apresenta em sua trama mistérios, elementos de suspense e terror, com um ótimo embasamento científico e explicações plausíveis e compreensíveis. Stanislaw nos leva para o planeta Solaris, lá tememos e ficamos assombrados com esse cenário misterioso e inquietante. Ficamos questionando se estamos diante de uma criatura inteligente e conhecedora dos nossos segredos, anseios e medos, personificada na figura do Oceano.
O livro tem uma história envolvente, sendo difícil largar a leitura, pois o autor nos deixa apreensivo e curioso sobre o desenrolar dos fatos, criando em nós a necessidade, a vontade de ler os próximos capítulos. A leitura é densa e profunda, o autor leva ao leitor toda uma evolução dos estudos solaristas, demonstrando e desenvolvendo-o por fases, assim como determinada matéria acadêmica. Não satisfeito, são comentados desenvolvimentos técnicos que foram primordiais para as interações entre o ser humano e o oceano vivo.
Solaris nos faz temer sobre as possibilidades e implicações que a exploração do espaço pode acarretar ao homem. Stanislaw nos leva a refletir em diversas oportunidades sobre a imensidão do universo, os sentimentos como o medo e angústia, mas trata também sobre o reencontro. Por fim, Stanislaw cria uma estrutura psicológica e um aprofundamento louvável para os seus personagens. Recomendo a leitura de Solaris para todos que gostam de ficção científica, suspense e terror, bem como para o leitor que quer sair da zona de conforto.
Sobre a Edição: O projeto gráfico está magnífico, a Editora Aleph vem confirmar toda a sua competência e qualidade. Solaris é edição capa dura (hardcover), a capa é muito bonita, as bordas das folhas estão na cor amarela, destacando ainda mais o livro. No início e término do livro existem algumas artes, valorizando a edição. A diagramação está muito boa, fonte e espaçamento confortáveis. Para o miolo foi utilizado Pólen Soft 80g (folhas amareladas), este é um papel espesso. A tradução ficou sob a responsabilidade de Eneda Favre, que traduziu o original direto do polonês. A revisão ficou muito boa, não encontrei erros durante a leitura.
Sobre o Autor: Stanislaw Lem nasceu em Lviv (Ucrânia) em 12 de setembro de 1921, naquele momento parte da Segunda República Polonesa (1919-1939). Educado dentro do Catolicismo Romano, posteriormente tornou-se ateu por motivos morais. Durante a Segunda Guerra Mundial e a ocupação nazista, Lem sobreviveu utilizando documentos falsos. Lem debutou no mundo literário em 1946 como poeta. Ao longo de sua carreira, Stanislaw Lem escreveu mais de 17 obras literárias.

14 comentários:

  1. Oiii tudo bem?
    Fiquei bastante interessada em ler esse livro, principalmente por conter aparições, costumam ser os que mais aprecio e quero comprar, sua resenha ficou bem convincente e pretendo ler, essa capa está misteriosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi! Morro de medo de toda essa ideia do futuro dominada por alienígenas​, outras formas de vida, ou que a invenção/interferência do homem acarretou ao mundo. Ao mesmo tempo em que tenho muita curiosidade e interesse em conhecer. Adorei a premissa do livro. Parece uma história de ficção científica bem intensa e impactante. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  3. Eu tô louca pra ler esse livro desde que ele foi anunciado. A edição tá lindíssima mesmo, eles capricharam bastante e a história me atrai pra caramba. Espero conseguir lê-lo ainda este ano.

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Que baita livrão hem!! Adoro ficção científica! Adorei saber que tem uma dose de suspense e de terror. Fiquei mais ansiosa pela leitura!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma Edição desse livro de 2000(?) li ele no colégio uma vez e não gostei, porque achei a narrativa muito bizarra na época. Agora quem sabe se eu fosse ler novamente teria outra visão dele, já que ficção cientifica quando bem escrita é ótima.
    Vou tirar ele do armário.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Adorei a premissa desse livro! Já anotei o nome para comprar. Eu adoro livros com essa temática misteriosa de eventos misteriosos kkk adorei sua visão sobre a história.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Gosto de livros que tenham bons embasamentos científicos mesmo em histórias fictícias. Gostei da capa e da ideia central do livro mas não acredito que este seria um livro que leria, apesar de ter gostado bastante da sua resenha. Acredito que este livro foge um pouco da realidade que consigo enxergar.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Yvens além de ser de ficção científica, adorei o fato de misturar ainda terror e suspense. O livro eu não li, mas já vi uma adaptação para o cinema. Aliás, gostei da adaptação.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de ficção científica e, apesar desse livro realmente parecer ser uma leitura bem densa, quero ler também, acho que vale a pena.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Já faz algum tempo que quero fazer a leitura da obra.
    A premissa chama bastante a atenção e esse mistura de suspense e vários mistérios a serem desvendados me agrada, principalmente por conter essa pegada futurística. Concordo que ela nos alerta sobre a exploração do espaço e problemas que podem ser desencadeados por tais ações.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tudo bom?
    Embora o livro já tenha um bom tempo de publicação, eu ainda não conhecia, mas achei muito interessante, a resenha ficou ótima, em deu vontade de ler, e eu até marquei na lista do Skoob para não esquecer, acho que vou passar a frente o título dele isso sim.

    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  12. nossa, fiquei muito curiosa com essa premissa...já tinha ouvido falar de uma das adaptações mas nunca tinha ido atrás... como aprecio a temática de alienigenas, certamente vou querer esse livro na lista de futuras leituras...
    bjs :D <3

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e confesso que a sinopse não me despertou muita curiosidade, mas ao ler a sua resenha eu fiquei de certa forma intrigada, quer muito saber como o autor desenvolveu a historia e toda a trama e também o desfecho do mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Sempre tive muita curiosidade de embarcar nos livros de ficção científica, mas por falta de tempo ou achar que serão complexos demais, acabo deixando de lado. Solaris parece ter uma história incrível, bem elaborada e com várias reflexões. Gostei muito da premissa e espero poder ler em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir