[AUTORES #01] - BERNARD CORNWELL - Saga Literária

Novidades

terça-feira, agosto 01, 2017

[AUTORES #01] - BERNARD CORNWELL

Bernard Cornwell é um dos mais importantes autores britânicos da atualidade, com um dom para escrever ficção histórica, ele é um dos raros escritores do gênero nos dias de hoje. Atualmente, o autor já publicou mais de 40 livros e teve seus livros traduzidos para mais de 16 idiomas. Cornwell nasceu na cidade de Londres em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pai era um aviador canadense e a sua mãe trabalhava como auxiliar da Força Aérea Britânica. Ele foi adotado por uma família em Essex, Inglaterra, que pertencia à seita religiosa chama Peculiar People (Pessoas Peculiares).

Ainda jovem, Bernard incluiu em seu nome o sobrenome da sua mãe, Cornwell. Bernard estudou teologia na Universidade de Londres, torna-se posteriormente ateu. Após trabalhar brevemente como professor, ele foi para a rede de televisão BBC, onde ficou por 10 anos. Na BBC começou trabalhando como pesquisador para o programa Nationwide e saiu da empresa como Chefe de Assuntos Televisos atuais na BBC da Irlanda do Norte. No país conheceu Judy, uma americana que estava de visita e o destino acabou levando Bernard para os Estados Unidos para ficar próximo de Judy, mas lhe foi recusado o Green Card. Diante das dificuldades de ingressar nos EUA, Bernard Cornwell decide tornar-se escritor, ofício que não precisava da permissão dos EUA. No ano de 1980 Bernard e Judy casaram, vivendo nos Estados Unidos.

No Brasil os livros do autor britânico são publicados pela editora Record. A editora já publicou 13 dos 21 livros das Aventuras de Sharpe que inclusive recebeu uma adaptação pela BBC na Inglaterra, protagonizada pelo aclamado ator inglês Sean Bean. Além dessa série, a editora Record já publicou a série A Busca do Graal, a trilogia As Crônicas de Artur, As Crônicas Saxônicas, Azincourt, Stonehenge, O Forte, O Condenado, Waterloo e está publicando As Crônicas de StarBuck.

Bernard Cornwell é apaixonado por história geral e em especial pela história da Inglaterra, preferência essa que reflete em seus romances, pois a grande maioria dos seus livros retratam conflitos que ocorreram no território da Inglaterra e da Ilha Britânica de forma geral. O autor sempre realiza profundas pesquisas históricas para dar um forte toque de realidade em seus livros. É nítido o talento narrativo de Bernard, ele nos envolve com seus personagens que enfrentam dramas pessoais e familiares. O autor retrata de forma magistral aspectos culturais e militares como poucos. Personagens como Derfel Cadarn e Uhtred de Bebbanburg me fascinam, pelo carisma que apresentam, mas também pela inteligência e brutalidade quando estão em combate.
Curiosidades: Cornwell teve uma infância difícil e sofrida, foi constantemente espancado por seu pai adotivo. Seus pais eram rigorosos e extremamente religiosos, beirando o fanatismo, e até proibiam o uso de televisão em casa. O autor já foi entrevistado por George R. R. Martin e muitos consideram Conn Iggulden como o sucessor de Cornwell. O autor tentou ingressar nas forças armadas britânicas, contudo foi rejeitado por ser míope. 

Bernard Cornwell ficou conhecido por sua série Sharpe, tendo como protagonista Richard Sharpe. As histórias nessa série giram em torno das aventuras do personagem durante as guerras napoleônicas. Em Junho de 2006, Cornwell recebeu uma grande honraria sendo nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico no aniversário de 80 anos Elizabeth II ou Isabel II.

14 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Adorei conhecer o autor! Nunca li nada dele, mas estou certa de que já vi esse nome por aí, hehe. Gostei de saber das curiosidades...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá ! Que bacana ver esse autor por aqui
    Eu tenho paura de série, mas morro de vontade de ler a dele sobre Rei Arthur.
    Adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Yvens, tudo bem?
    Nossa que máximo esse post.
    Confesso que não conhecia o autor, e fiquei feliz em conhece-lo através do seu blog. Quero muito conhecer as suas obras. Espero ver mais posts assim no Saga literária.
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie tudo bem?

    Adorei esse post :) Não conhecia o autor, mas gostei muito de saber um pouco sobre ele, quando conhecemos melhor o autor é maravilhoso, vemos um pouco dele em suas obras! Já fiquei com vontade de ler as dele ♥



    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Legal conhecer mais sobre esse autor por aqui, já tinha visto alguns posts sobre seus livros, parecem interessantes.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu nunca li nada do autor e achei a sua postagem muito boa. Gostei de conhecer sobre a vida e o trabalho dele. Mesmo não tendo lido nenhuma obra do autor eu fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  7. Que história sensacional do autor, do nascimento ao trabalho, formidável, não conhecia e quero ler os livros dele.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Só conhecia o autor pelo nome, mas nunca li nenhum livro dele. Foi bem interessante conhecer sobre a vida dele, e como gosto bastante de ficção com fatos históricos, vou começar a ler suas obras :)

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Conhecia apenas o nome do autor, contudo nunca li nenhuma obra sua.
    Gostei muito de conhecer a vida dele!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Nossa, que legal. Amei as fotos da obra do autor!
    Fiquei muito contente em poder conhecê-lo pelo blog.

    Vou procurar as obras! Cada uma deve ser uma aventura e tanto!

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Já li ficção histórica e gostei muito, apesar de não ser minha zona de conforto, só conhecia Cornwell de nome e das lindas capas dessa foto. Pretendo arriscar algo dele, o que me sugere?

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo post, migo! Adorei. Pesquisa extensa e bem feita. Uma bela homenagem.

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Eu não conhecia muito da história de vida do autor, pois seu estilo de obra não me chama tanto atenção. Mas é sempre bom conhecer um pouco sobre a vida e entender como isso influencia na hora de escrever uma obra.
    Gostei da postagem!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Muito legal ter uma coluna para nos apresentar essas pessoas que fazem nossa vida mais feliz. Só conhecia o autor por nome até então. Agora vai dar pra procurar vestígios de sua vida em sua obra.
    Bjs

    ResponderExcluir