[AUTORES #02] CLARICE LISPECTOR - Saga Literária

Novidades

quarta-feira, agosto 09, 2017

[AUTORES #02] CLARICE LISPECTOR

Chaya Pinkhasovna Lispector nasceu no dia 10 de dezembro de 1920; na cidade de Chechelnyk, na Ucrânia, esse é o nome da jornalista e escritora Clarice Lispector. Nascida em uma família judaica ucraniana, Clarice teve sua vida transformada desde muito cedo, devido as perseguições que os judeus enfrentaram. Os pais, tentando fugir dessa perseguição, antes de se tornarem vítimas, conseguiram adentrar de forma ilegal em Praga, cidade da hoje conhecida República Checa, de lá partiram para o Brasil, onde já possuíam parentes, nessa altura Chaya tinha pouco mais de um ano de idade.

A família de Chaya chegou ao Brasil em condições precárias e precisou alterar os complicados nomes ucranianos para nomes em língua portuguesa, mais "abrasileirados". A mãe, Mania, mudou o nome para Marieta; o pai Pinhkas, passou a chamar-se Pedro; a irmã Leah recebeu o nome de Elisa; Chaya tornou-se Clarice, somente sua irmã Tania teve o nome conservado.

Clarice e sua família instalaram-se na região de Maceió, durante alguns anos, ficou vivendo em condições precárias e enfrentou dificuldades econômicas. O pai de Clarice, dava aulas de Hebraico e fazia revenda de roupas usadas, conseguiu melhorar a situação quando junto de seu cunhado, começou a fabricar sabão, ofício praticado na Ucrânia.

Clarice começou os seus estudos cedo, revelando o talento para a escrita e leitura. Em 1930, com apenas 10 anos, escreveu uma peça de teatro com o título "Pobre menina rica" e no ano seguinte começou a enviar contos infantis para um jornal de Pernambuco, que não foram publicados. Após a morte de sua mãe, Clarice e sua família foram obrigados a iniciar um novo capítulo em suas vidas. Nesta altura a jovem Clarice começou a mostrar seu talento para a música, compondo sua primeira peça de piano em homenagem à sua mãe.

Aos 13 anos, Clarice Lispector decide que quer ser escritora e com o passar do tempo prossegue seus estudos enveredando pelo campo do Direito e ingressando na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida então como Universidade do Brasil. Entretanto, o amor pela literatura falou mais alto e começou a trabalhar como tradutora, escritora, contista, jornalista e ensaísta. Sua carreira tomou forma pelas artes e letras, que hoje é lembrada como umas das figuras mais influentes do modernismo e literatura brasileira.

Possui obras que marcam períodos de sua carreira. O livro "Perto do Coração Selvagem" foi aplaudido pela crítica e comparado a grandes autores europeus como Marcel Proust e Virginia Woolf. Outros títulos como "Laços de Família", "A Paixão Segundo G.H.", "A Hora da Estrela" e "Um Sopro de Vida", fizeram também um enorme sucesso.

Curiosidades: Clarice Lispector faleceu em 1977, vítima de câncer de ovário, deixando dois filhos e uma vasta obra literária composta de crônicas, contos e novelas. A autora chegou a viajar para a Colômbia para participar de um congresso mundial de bruxas. Clarice também traduziu livros de autores como Agatha Christie, Edgar Allan Poe, Anne Rice e Oscar Wilde. Foi amiga de escritores como Rubem Braga, Fernando Sabino e Lúcio Cardoso (por quem nutria uma grande paixão).

Em 2016, a editora Rocco lançou uma coletânea com 85 de seus contos. O livro, intitulado de "Todos os Contos", teve a organização e prefácio de Benjamin Moser, o biógrafo norte-americano da autora e jornalista.

6 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Agora é aquele momento vergonha que eu admito que ainda não li nada dessa autora acredita? Mas tenho muita curiosidade afinal vejo muita gente falando bem dela.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha rainha do fluxo da consciência, simplesmente amo. Estudei muito na faculdade, de modo que só aumentou minha paixão.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Clarice é uma das minhas autoras favoritas. É muito marcante a experiência que temos quando começamos a ter contato com sua obra. Ótimo post, parabéns !!! super bjooooo

    ResponderExcluir
  4. Oie
    que legal saber mais sobre a autora, preciso ler mais coisas dela pois sempre me identifico ou quero mais, pois é maravilhosa as coisas que ela escreve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia muito dela até minha colunista fazer um post de curiosidades da autora e fiquei inlove kkk, ela é maravilhosa essa mulher.

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos não gostam muito dela mas eu particularmente, a acho incrível!!!!
    Quero ler mais livros dela quando tiver a oportunidade
    Adorei saber mais sobre a Clarice.
    Bjs

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir