[AUTORES #03] ALDOUS HUXLEY - Saga Literária

Novidades

quarta-feira, agosto 16, 2017

[AUTORES #03] ALDOUS HUXLEY

Aldous Leonard Huxley nasceu em Godalming, no dia 26 de Julho de 1894, na Inglaterra e viveu grande parte da sua vida nos Estados Unidos. Huxley ficou conhecido por seus romances, principalmente pelo livro Admirável Mundo Novo. A sua família era composta por membros da classe dominante inglesa; uma vasta elite intelectual. O seu avô era o grande biólogo Thomas Henry Huxley que defendeu a teoria evolucionista de Charles Darwin e sua mãe irmã da romancista Humphrey Ward.

Huxley estudou medicina na Eton College, sendo obrigado a abandonar os estudos aos dezesseis anos, pois tinha uma doença nos olhos que quase o cegou e acabou impedindo-o de continuar os estudos. Anos mais tarde, Huxley recuperou a visão o suficiente para poder se formar com honra na Universidade de Oxford em Literatura Inglesa.

O primeiro trabalho de Huxley foi publicado em 1916 e contava com diversos poemas e em 1920 o autor conseguiu publicar mais duas obras. Em 1921, Aldous Huxley lançou "Crome Yellow", o primeiro volume de uma série de romances e novelas que utilizou de diálogos emocionantes com um aparente ceticismo, levando em conta profundas considerações e reflexões sobre a moral. 

O grande trabalhou de Huxley estava porvir e foi no ano de 1931 que ele publicou o livro "Admirável Mundo Novo" que lhe trouxe reconhecimento e serviria para inspirar futuros autores. Com um cenário distópico, Huxley abordou em "Admirável Mundo Novo" suas preocupações ideológicas, em especial a liberdade do indivíduo em face ao autoritarismo do Estado. 

No ano de 1937, Aldous Huxley resolveu se mudar para Los Angeles e em 1938, já com o devido reconhecimento, chegou em Hollywood, onde contribuiu com diversos filmes trabalhando como guionista (roteirista). Nessa fase, escreveu os romances "Também O Cisne Morre" (1939), "O Tempo Pode Parar" (1944) e "O Macaco e a Essência" (1948). 

No Brasil, seus livros são publicados pelo selo Biblioteca Azul que pertence ao grupo Globo Livros e atualmente conta com os seguintes títulos: "A Ilha", "A Situação Humana", "Admirável Mundo Novo", "As Portas da Percepção / Céu e Inferno", "Folhas Inúteis", "Os Demônios de Loudun", "Sem Olhos em Gaza", "Também o Cisne Morre", "Contos Escolhidos" e "Contraponto".
Curiosidades: Huxley, publicou o seu último romance, "A Ilha" em  1962. O autor morreu no dia 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente John F. Kennedy foi assassinado. Suas cinzas foram transportadas para a Inglaterra e enterradas junto ao túmulo da família. Huxley viveu parte dos anos 20 na Itália fascista de Mussolini, foi lá que teve a inspiração de parte dos sistemas autoritários retratados em seus livros.

Walt Disney recusou um roteiro de Huxley para Alice no País das Maravilhas. A sua limitação para enxergar, o levou a desistir do sonho de tornar-se cientista. Aldous Huxley aparece na capa do disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles. Seu último pedido, foi feito para sua esposa Laura, para que ela lhe desse uma dose de LSD algumas horas antes de morrer.

7 comentários:

  1. Olá! Tudo bem? Gostei muito de conhecer a história de vida dele. Eu confesso que não o conhecia e nem suas obras. Mas, é bom demais conhecer mais!!
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me interessou bastante conhecer as obras do Aldous, sempre bom saber mais da vida dos autores e chocante saber qual foi seu último pedido antes de morrer.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler Admirável Mundo Novo desse autor, mas ainda não conheço nenhuma de suas obras. Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  4. Que legal, eu conhecia o livro mas nada do autor, foi interessante poder conferir esse post, obrigada por ele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Sou louca pra ler mais livros do Huxley. Li Admirável Mundo Novo e achei genial, mas ainda não pude ler outros livros dele. Bacana!

    ;*

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, ainda não conhecia a história do autor.
    Ainda não li suas obras, mas "Admirável mundo novo' está na minha lista de leituras há um tempo, espero poder lê-lo logo

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Nossa que postagem boa, me fez conhecer mais sobre o autor que já conhecia por nome. Sua obras são consideradas um clássico e com certeza quero ler um dia.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir