[RESENHA #298] LEVIATÃ DESPERTA - JAMES S. A. COREY - Saga Literária

Novidades

terça-feira, agosto 08, 2017

[RESENHA #298] LEVIATÃ DESPERTA - JAMES S. A. COREY


Título: Leviatã Desperta (The Expanse #1)
Autor: James A. Corey
Editora: Aleph
Páginas: 672
Ano: 2017
ISBN: 9788576573159
Onde Comprar:
 Amazon - Saraiva

Sinopse:
 Neste thriller que deu origem à série The Expanse, duzentos anos se passaram desde a expansão para o espaço, e a humanidade vive um momento crítico em que a população ocupa diversos planetas e se divide em interesses conflitantes. Quando um relutante capitão de nave e um detetive decadente se envolvem nas investigações do desaparecimento de uma garota, o que eles descobrem leva nosso sistema solar à beira de uma guerra civil e expõe a maior conspiração da história humana.

Resenha: Leviatã Desperta é um romance de ficção científica, melhor dizendo um "Puta Space-Opera" como a própria Aleph fez questão de dizer, algo que não discordo. Escrito por James S. A Corey, pseudônimo para a dupla Daniel Abraham e Ty Franck, Leviatã Desperta é o primeiro volume da série The Expanse que conta com mais de seis livros e inclusive foi adaptação para a televisão pelo canal ScyFy.

"Há cento e cinquenta anos, quando os desentendimentos provincianos entre Terra e Marte chegaram ao limiar da guerra, o Cinturão era um horizonte distante de vasta riqueza mineral, porém inviável economicamente, e os planetas exteriores estavam além até dos sonhos corporativos mais irreais. Foi então que Solomon Epstein construiu um pequeno motor a fusão modificado, colocou-o na traseira de seu iate de três lugares e o ligou." p. 14.

A trama em Leviatã Desperta ocorre no futuro, embora ainda não exista viagens interestelares, o ser humano colonizou o Sistema Solar. Nesse cenário existe três forças distintas, a Terra comandada pela ONU, Marte e o Cinturão de Asteroides, formado por diversas estações espaciais e dotado de interdependência científica e econômica. É nesse Cinturão que vivem os Belters. Existe grandes divergências entre os terráqueos, marcianos e cinturianos, seja pelo ambiente em que vivem, pela gravidade, cultura ou aspecto militar.

"O detetive Miller voltou a se sentar na cadeira estofada, sorrindo, gentil e encorajador, enquanto rabiscava para encontrar algum sentindo na história da garota." p. 26.

Nesse universo vamos acompanhar inicialmente Julie Mao, filha de uma importante figura, ela é uma jovem piloto que encontra-se presa após ter a sua espaçonave, Scopuli, abordada por piratas especiais. Após conseguir escapar do confinamento, Mao vê seu capitão sendo engolido por uma substância misteriosa e desconhecida, percebe então que os problemas são maiores do que poderia imaginar. Enquanto isso, o policial e detetive Josephus Miller, morador da estação espacial Ceres, precisa investigar o paradeira da jovem terráquea Julie Mao, porém ele acaba descobrindo alguns problemas e tensões envolvendo o paradeiro de Julie e a nave Scopuli, utilizada em uma armadilha para atrair Holden.
James Holden é um oficial executivo que trabalhava na nave Cantebury para uma empresa mineradora de gelo espacial e em certa oportunidade presencia a destruição de sua nave, um simples transportador de gelo, por uma força oculta que aparenta fazer parte das forças marcianas. James Holden acaba recebendo um sinal de socorro que por ventura vem da espaçonave Scopuli. Holden decide então verificar juntamente com a sua tripulação formada por Naomi (especialista em comunicações), Amos (mecânico), Alex (piloto) e Shed (médico), o  que está acontecendo.

"O pouso foi surpreendentemente fácil. O controle da estação os dirigiu até uma área de atracação na lateral da esfera e permaneceu na linha, guiando-os para dentro, até que Alex conectou o tubo de atracação à porta da câmara de descompressão." p. 217

Enquanto tenta descobrir e busca por respostas para saber o que aconteceu com a sua nave e também com a Scopuli, os caminhos de Holden e Miller se encontram. Holden acaba tornando-se de forma acidental a figura chave de um evento que poderá colocar em risco a existência de terráqueos e marcianos. Todavia, esse confronto, pode não passar apenas de uma distração para esconder um segredo que poderá abalar todas as estruturas do Sistema Solar.
Opinião: Leviatã Desperta é um grande livro, não só pelo tamanho, mas principalmente pela qualidade. Apesar de ser um livro introdutório, os autores criaram uma trama envolvente e a narrativa é extremamente fluida, aspectos esses importantes. O livro foca em dois personagens principais: Holden e Miller, por sinal, são complexos e bem construídos. Holden é um jovem terráqueo, idealista, impulsivo, vibrante e esperançoso, talvez passa para muitos a impressão de ser ingênuo. Enquanto isso temos Miller, um homem cansado, racional e cético. Holden e Miller são completamente distintos, existe um claro choque de personalidade, porém eles compartilham algo em comum, a obsessão por seus ideias.
Daniel Abraham e Ty Franck (James S. A. Corey) criaram uma trama complexa, em que abordam aspectos sociais, militares, econômicos e científicos. O livro conta ainda com cenas de ação e suspense, tiroteios, embates entre naves espaciais e intrigas políticas, tudo bem equilibrado, compondo uma trama harmônica. Apesar dos inúmeros elementos apresentados, o ritmo é alucinante, as reviravoltas são frequentes, nos deixando curiosos sobre os desdobramentos e o que vai acontecer nos próximos capítulos.
Leviatã é uma leitura divertida, ora parece que estamos lendo um thriller, ora uma distopia, mas sem sombra de dúvidas é um Puta Space-Opera. Esse livro apresenta uma trama original. Como ponto negativo quero ressaltar que o autor algumas vezes pecou por falta de descrição e outras por enrolação, mas nada que afete a qualidade do livro. Super recomendo a leitura de Leviatã Desperta para os amantes de ficção científica, pois apresenta personagens bem construídos e uma ambientação sólida. Leviatã Desperta conquista o seu lugar no gênero, podendo agradar leitores novatos e experientes em ficção científica.
Sobre a Edição: Com uma capa muito bonita, a edição de Leviatã Desperta apresenta folhas amareladas com fonte e espaçamento confortáveis. O livro conta conta páginas pretas no início de cada capítulo. Os capítulos são curtos, dando agilidade e fluindo ainda mais a leitura. Não encontrei erros de revisão. A edição conta com orelhas e informações sobre os autores.
Sobre o Autor: James S. A Corey é o pseudônimo para os autores Ty Franck e Daniel Abraham, que vivem em Albuquerque nos Estados Unidos. O seu romance de estreia, Leviatã Desperta, foi indicado aos prêmios Hugo e Locus. Os autores já trabalharam com George R. R. Martin.

28 comentários:

  1. Gostei do nome da nave Scopuli heheheheh achei bem criativo! Tenho que ler livros de ficção cientifica, tenho um pouco de medo deles por achar que podem ser confusos.
    Disse que é uma leitura divertida e também com história complexa.. Bem não é para menos, um livro cheio de pontos interessantes militares econômicos , só lendo para saber se iria gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei bem criativo Helana, é uma trama complexa, mas envolvente. Super recomendo, pode começar a ler ficção científica, pega um Guerra do Velho de John Scalzi, O Fim da Infância de Arthur C. Clarke, O Fim da Eternidade de Isaac Asimov ou Planeta dos Macacos de Pierre Boulle, são bem legais. Lembrando que distopia faz parte de ficção científica.
      Abraço!

      Excluir
  2. Essa capa tá muito show! eu já havia visto ela não sei onde kk mas não sabia sobre o que se tratava! Fiquei super interessada pela leitura! Su resenha foi bem precisa e informativa. obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ficção científica não é bem a minha praia, mas confesso que a premissa da obra me deixou bastante curiosa. Principalmente pela qualidade e pela narrativa fluída que você apontou na resenha.
    Com certeza é um livro que eu arriscaria sair da minha zona de conforto para conhecer.
    Dica mais do que anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, não sou muito fã de ficção científica, mas achei essa história bem legal, eu daria uma chance com certeza pois gosto de histórias com bastante adrenalina e que englobam muitos aspectos de uma história. Vou anotar aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Geralmente quando leio a sinopse e nela fala em espaço, outros planetas, isso já faz diminuir um pouco a minha vontade em conferir a leitura, sei lá não lido muito bem com assuntos como esse.
    O que me faria ler esse livros são as cenas de ação e suspense, mas ficção cientifica não faz meu gênero, então eu passo a leitura.
    Acredito que essa série deve fazer sucesso entre os leitores que gostam do gênero.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler ficção científica, mas, de vez em quando, me aventuro a ler livros deste gênero. Ainda não conhecia esse, mas parece ser uma leitura muito legal. A premissa é interessante e o enredo parece se desenvolver de uma maneira muito dinâmica, com ação e suspense.
    Adorei a resenha e, só não vou comprar o livro, por enquanto, porque estou com uma pilha gigante de livros não lidos e não estou podendo começar uma nova série. Mas vou deixar a dica anotada para ler mais para frente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus que livro enormeeee!
    Eu amei sua resenha, mesmo que o gênero não faça muito meu goosto. Mas quem sabe um dia né? Gosto de arriscar coisas novas e esse parece um bom livro pra se arriscar

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem?~
    Gosto de livros desse tipo. Gostei demais dessa dica pois amo distopias e sei que esse livro vai prender minha atenção, só pela sua resenha já amei!! Vou ler em breve e muiiito obrigada pela dica.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu não fazia ideia de que a serie possuia um livro, eu realmente me surpreendi.

    ResponderExcluir
  10. Me pareceu ser um livro super envolvente, daqueles que a gente "viaja" na história, achando que está dentro do filme, ops, livro, risos.
    Fiquei interessada, parabéns pela resenha.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de ficção científica, mas acabo lendo poucos livros do gênero. A capa deste está muito bonita, e o enredo daqueles que vemos em filme. Gostei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu amo ficção científica. Só o nome já havia me chamado atenção, agora com essa resenha eu necessito ler o livro hahaha

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Não li nenhum dos livros, mas fiquei bem interessada depois de assistir a primeira temporada da série que está na Netflix :D

    bjo

    ResponderExcluir
  14. legal o livro possuir capitulos curtos, sempre me envolvo mais com leituras do gênero quando isso ocorre... não sabia desse livro em detalhes, só tinha visto por alto quando lançou...
    mais um pra fazer crescer a wishlist, que não é pequena hahaha
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  15. Oie
    muito legal sua resenha, não sei se leria por agora mas ainda assim muito boa a dica para quem curte o gênero

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a sua resenha eu adorei não conhecia livro mais parece ser muito bom

    ResponderExcluir
  17. Ola amei a resenha,o livro parece ser muito bom..

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem?
    Vou te confessar que não conhecia o livro por ora a premissa não me chamou a atenção mesmo eu sendo a louca dos romances dessa vez deixo passar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro e o mesmo não estando entre os meus gêneros preferidos, já fiquei com muita vontade de ler. Li algumas ficções científicas esse ano e gostei bastante do que encontrei. Pelo tamanho do livro, pensei que ele era bem monótono, mas parece-me que a monotonia passa longe e essas reviravoltas conquistam o leitor. Bela resenha! Já quero ler a obra!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser muito interessante. A capa é lindona e a recomendação do Martin também chama a atenção. Adorei a resenha, deu curiosidade de conhecer a obra, que não conhecia. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  21. Muito completa, real e fictícia. Aborda os desafios humanos, sejam em qual galáxia, estes se encontrarem. Afinal quem acho que se mudar pra outro planeta vai deixar os conflitos? Já que eles estão dentro de Nós.

    ResponderExcluir
  22. eu comecei a assistir a série mas achei o primeiro episodio bem fraquinho rs aí fui até o terceiro episódio. Não sabia que tinha um livro dessa série, acho que eu vou gostar muito mais do livro rs

    ResponderExcluir
  23. Eu sempre gostei de ficção cientifica, mas não sabia que este livro tinha série. Eu prefiro mil vezes o fisico, vou procurar por ele.

    ResponderExcluir
  24. Oi Yvens, tudo bem? Você sempre indicando ótimos livros aqui no blog. Pelo enredo a história parece ser realmente incrível. Achei o máximo eles terem trabalhado com George R. R. Martin. Alguns autores as vezes pecam pelo excesso de informações outros pela ausência. Sempre lembro do livro Garota Exemplar em que cada cena é descrita de uma forma tão minuciosa que quase daria para ser um capítulo. O bom é que conseguimos imaginar perfeitamente como é a cena. Sua resenha foi muito bem escrita e fiquei curiosa pra ler o livro. Ansiosa pelos próximos posts. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  25. Interessante a história
    uma ótima indicação para quem gosta de ler esses temas
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tive a chance de ler. Gostei da resenha e gostei da sinopse, certamente vou procurar outras notícias sobre. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  27. Tô com bastante vontade de ler esse livro! Mas não sabia que era uma série de 6 :o
    Talvez eu espere um pouco para lançarem alguns dos próximos volumes por aqui, senão acabo me perdendo na história quando demoro muito entre um e outro.
    Apesar de ter lido poucos livros de ficção científica é um gênero que gosto muito! Ainda mais que tem um quê de thriller. Tem tudo para me conquistar :D
    Gostei muito da resenha!

    Beijos
    Book Selfie

    ResponderExcluir