[RESENHA #310] O SORRISO DA HIENA - GUSTAVO ÁVILA - Saga Literária

Novidades

sábado, agosto 26, 2017

[RESENHA #310] O SORRISO DA HIENA - GUSTAVO ÁVILA


Título: O Sorriso da Hiena
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus
Páginas: 266
Ano: 2017
ISBN: 9788576865940
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse:
 É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem? Uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos. Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no desenvolvimento delas. Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos?
Em “O Sorriso da Hiena”, o leitor ficará fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.


Resenha: A trama inicia-se com um crime violento e David, um garotinho de apenas 8 anos que presencia toda a brutalidade desse crime. Já adulto, vinte e quatro anos após o fatídico dia, David tornou-se um assassino e ele resolve fazer com que outras crianças passem pela experiência que ele teve na própria infância. O objetivo é que essas crianças sejam analisadas e estudadas em um experimento que aborda o desenvolvimento da maldade no ser humano. Querendo descobrir se o ser humano nasce mau ou é uma condição que se desenvolve a partir de alguma experiência.

"A lágrima contornou a maçã do rosto, serpenteando pela bochecha que tremia com a respiração ofegante da criança, deixando um rastro úmido que desenhava seu caminho na pele jovem. Perdeu velocidade ao lado da fita adesiva cinza que tapava a boca e, como a ampola de uma seringa, encheu-se instantaneamente de uma tonalidade rosa, até pingar vermelha e explodir no chão feito uma lágrima santa." p. 7.

Em seu objetivo de estudo, David procura a ajuda de William, um renomado psicólogo infantil que há algum tempo criou uma tese sobre a natureza humana. Intrigado com a abordagem de David, ele fica dividido pelas questões morais que o afeta de forma profunda, pois recusar a proposta vai evitar que vidas inocentes sejam ceifadas, por outro lado é a possibilidade de no futuro ajudar pessoas que passaram por acontecimento similares. Para esse estudo, David oferece ao psicólogo cinco vítimas da mesma idade, mas de realidades distintas.
William acaba aceitando a proposta de David e passa a acompanhar de perto as crianças enquanto coloca em prática os seus estudos. Em paralelo aos acontecimentos de David e William, acompanhamos Arthur, um detetive que é portador da Síndrome de Asperger, essa condição torna o detetive uma pessoa prática, extremamente direta e racional, fazendo com que ele se torne excepcional como detetive.

"O dia estava ensolarado, mas o céu parecia ter uma membrana opaca, como água com cloro, que impede a plenitude da alegria do azul. Seria uma boa manhã para curtir um parque com a namorada, se ele tivesse uma. Se ele tivesse uma vida normal." p. 87.

O primeiro de cinco assassinatos envolvendo a presença de um garoto de 8 anos como testemunha ocorre e este é levado para a presença do psicólogo especialista em traumas infantis. Enquanto isso, Arthur é designado para investigar esse crime e parte em busca do serial killer em potencial. O detetive vai precisar correr contra o tempo para evitar que outros crimes ocorram e com isso preservar a integridade mental de outras crianças.

Opinião: A narrativa em O Sorriso da Hiena é ágil e envolvente, além disso ocorre em terceira pessoa, alternando sob o ponto de vista e perspectivas dos personagens David, William e Artur. Achei isso super positivo, pois é possível entender de forma melhor a mente, o comportamento e as escolhas dos personagens. Gustavo Ávila levanta questionamentos acerca da psiqué humana. Por vários momentos fiquei refletindo sobre a conduta e atitudes dos personagens que ditam o rumo da trama.
Eu adoro thrillers psicológicos e O Sorriso da Hiena era um livro que eu desejava ler há muito tempo, todavia estava aguardando a publicação pela editora Verus, posso dizer que essa espera compensou, pois o enredo e os personagens são bem construídos, são complexos e ao mesmo tempo conseguem nos cativar. Outro detalhe importante é que existe um claro clima de tensão no ar e são vários os momentos de reviravoltas na história.
Com uma linguagem simples e inteligente o autor apresenta uma trama eletrizante, Gustavo Ávila me conquistou com o seu livro e certamente coloco O Sorriso da Hiena entre as melhores leituras que realizei nos últimos tempos. Recomendo para todos o livro, principalmente para quem curte um bom thriller e gosta de literatura nacional. Deixo meu agradecimento à Verus Editora por me enviar o livro.
Sobre a Edição: A Verus apresentou um projeto gráfico competente, a edição é maravilhosa, a capa ficou muito bonita e apresenta cores que chama a nossa atenção. A fonte e espaçamento ficaram confortáveis, não encontrei erros de revisão, a edição conta com orelhas e folhas amareladas.
Sobre o Autor: Gustavo Ávila nasceu em 1983 e cresceu no interior paulista, em São José dos Campos, depois foi para Florianópolis e em seguida São Paulo, capital. Atualmente, está de volta à Florianópolis. A ideia do seu primeiro livro surgiu na capital catarinense. Foram mais de três anos escrevendo e reescrevendo até colocar o ponto final no "O Sorriso da Hiena" que, em 2016, teve os direitos comprados pela Globo.

26 comentários:

  1. Meu Deus! Com certeza vou sair por aí atrás desse livro, minha intenção para o próximo ano é começar a faculdade de psicologia, então nem preciso dizer que curto histórias assim.
    Como será o detetive descobrirá as coisas? Ou como o psicólogo se esquivará de algo que possa ir contra a sua moralidade. Simplesmente envolvente!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  2. É um livro recheado de suspense a história prende o leitor a história desde o início pois já começa com um crime violento. Gostei muito do detetive que é portador da Síndrome de Asperger bastante interessante isso. É um ótimo livro quem é fã desse gênero de livro vai gostar muito do livro, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha...uma criança testemunha um assassinato e anos depois se torna um assassino depois faz um acordo com um psicólogo para saber como a criança se sente após passa pela mesma experiência que trama intrigante...o autor foi muito certeiro com esse tema...parabéns

    ResponderExcluir
  4. uau, é um livro um poco diferente do que eu costumo ler, mas confesso que fiquei agarrada à história e com vontade de saber mais, parabéns pelo ótimo post ;)

    beijinhooos

    https://nomundodeumamulher.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livro assim que prende do inicio ao fim, por isso os de suspense são meus favoritos, gostei da sinopse e pela sua resenha deu vontade de conferir essa trama, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Hello!
    I really liked the post hehe, thanks for sharing it. I followed your blog, could you follow me back?
    A hug!.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, como vai? Gostei bastante da resenha, confesso que ainda nao conhecia esse livro, mas ja amei. Achei bem interessante a história desse livro, confesso que nao é o meu tipo de livro preferido, mas eu gostei, beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá. Acho a capa desse livro linda, e o título um bom convite a ser lido, tenho curiosidade, apesar de não o ter colocado como meta de leitura. como você, eu também aprecio thrillers psicológicos e tramas eletrizantes.

    ResponderExcluir
  9. ola tudo bem ? a capa em si já me encantou , nãao conhecia o Gustavo Avila nem o livro . gosto muito de suspense e apósler sua resenha , já quero ler. Bjssss

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Eu quero ler esse livro desde antes do autor publicar pela Verus. Não conheço ninguém que não tenha gostado. Adoro esse tipo de história, sem falar que essa premissa chama muito a atenção.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oie tudo bem? Eu nunca li esse livro, mais achei interessante, gostei da resenha fiquei curiosa pra saber mais sobre a historia do livro, anotei e vou procurar esse livro. Sucesso, beijos

    ResponderExcluir
  12. É um livro que conta com uma história bastante intrigante, e sinceramente dividiu minha opinião. Por um lado gostei da trama e desse lado voltado para a psicologia, por outro achei bem triste, pois submeter crianças a esse tipo de "estudo" é algo muito doloroso.
    Mas enfim, gostei muito do que é abordado no livro e gostei também da tua resenha. Beijos

    www.aventurasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada por thrillers e acho muito bacana quando fazem livros com narração em terceira pessoa, além da história em si já ser bem interessante! Achei bem tenso envolver assassinato e crianças. O Sorriso da Hiena parece ser muito bom, fiquei bem curiosa

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Não tenho costume de ler livros desse gênero, mas abrirei uma exceção para este. Minha amiga disse a mesma coisa que você, que esse foi um dos melhores livros que ela já leu, então estou super curiosa. A resenha está ótima e pretendo lê-lo em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Parece ser uma história muito forte, que divide opiniões do começo ao fim.
    Não conhecia o livro mas parece ser fantástico, não tenho o costume de ler, mas esse eu leria 😀

    ResponderExcluir
  16. O sorriso da hiena remete-me para um ambiente de hipocrisia e falsidade... Parece-me ser uma daquelas obras de certa forma complexas e que requerem uma leitura mais cuidada, onde os sentimentos e emoções são testadas e fica sempre o convite à reflexão... Gosto! :)

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mas as alguns pontos me chamaram a atenção, como as cores usadas no livro e também o enredo da história que me pareceu bem rico e bem construído. Vou inclui-lo na minha lista de livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. O sorriso da hiena tem algumas críticas, mas a maioria fala bem do livro. É uma história curiosa cheia de mistério do início ao fim envolvendo os leitores até a última página. O que me intrigou no enredo envolve uma criança, mas apenas lendo o livro para saber como vai acabar, confesso que tenho muita curiosidade em ler este livro, além da capa também faz um ar de mistério, gosto de história de suspense para revelar quem é o assassino.

    ResponderExcluir
  19. Eitaaa!!! Esse é o tipo do livro que eu gosto, que me prende! Um suspense policial super bacana! Adorei sua resenha, já estou doida pra ler! Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro me lembrou um pouco Sangue na Neve, onde a história também envolve crimes e crianças. Escrever esse tema é sempre algo bem delicado.
    É um livro que gostaria de ler, gosto de suspense psicológico.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Que livro mais incrível. Conforme fui lendo o enredo fiquei curiosa para saber mais sobre os personagens. Esse é um dos gêneros que mais gosto. Você inicia a leitura e não consegue deixar o livro de lado até terminá-lo. Não conhecia o autor mas achei legal ele ser daqui de Florianópolis. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  22. Estou LOUCA de vontade de ler esse livro, o enredo dele parece ser incrível e sensacional. Só ouço coisas positivas e já está na minha listinha de livros que preciso ler.

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia, mas achei mesmo muito interessante! Não sei se vão lançar em Portugal ;)

    Beijinho e boa semana
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Já tinha visto muitas pessoas falando muito bem desse livro, mas confesso que não conhecia seu enredo afinco e sabia muito pouco da sua história. Lee sua resenha fui me encantando com a obra e desejando lê-la por completo, pois é o tipo de obra que sempre me suga. O fato de ter análises sobre a psique do ser humano apenas me deixa maia curiosa! Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Confesso que o gênero não é muito lido por mim, mas desde que soube do lançamento dessa obra que quero fazer sua leitura.
    A narrativa que é utilizada é a que mais gosto com a alternância dos pontos de vista e fico feliz em saber que a obra tem seus personagens bem construídos e cativantes e que valeu a pena toda a espera.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  26. Olá! Tenho visto muitos comentários positivos sobre a obra e tenho curiosidade em realizar a leitura também. Muito boa sua resenha. Anotada a indicação, bjo

    ResponderExcluir