OS 10 MELHORES FILMES BASEADOS NOS LIVROS DE STEPHEN KING - Saga Literária

Novidades

quinta-feira, setembro 21, 2017

OS 10 MELHORES FILMES BASEADOS NOS LIVROS DE STEPHEN KING

No próximo dia 21 de setembro, Stephen Edwin King irá completar 70 anos. Com quatro décadas na carreira de escritor, Stephen King continua escrevendo e levando aos seus fãs, as mais diversas histórias, geralmente, fantásticas. Além disso, seus livros continuam recebendo adaptações para o cinema e para a TV, alguns de forma inédita e outros como remake. Somente no ano de 2017, cinco trabalhos, até o momento, tiveram suas respectivas adaptações: os seriados "Mr. Mercedes" e "O Nevoeiro", além dos filmes "A Torre Negra", que estreou em agosto, "Jogo Perigoso", com estreia prevista para 29 de setembro no Netflix e um dos mais aguardados pelos fã no mundo todo: "It: A Coisa", que teve sua estreia no dia 07 de setembro de 2017. 

Tendo em vista esse momento em que os trabalhos do King estão sendo adaptados e a proximidade dos seus 70 anos, resolvemos elaborar uma pequena lista com 10 filmes que consideramos as melhores adaptações daquele que é considerado o mestre do terror moderno. Confira a lista e corra para assistir aqueles que você ainda não viu!

1. O Iluminado (1980): Dirigido por Stanley Kubick e mesmo King não gostando da versão apresentada pelo famoso diretor, O Iluminado é considerado um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos. Contando com a genial interpretação de Jack Nicholson, esse dá vida ao perturbador Jack Torrance em cenas antológicas. Apesar de algumas mudanças e diferenças com relação ao livro, Kubrick dá ao filme um alto clima de desespero e tensão.
2. Christine, O Carro Assassino (1983): Esse foi um dos primeiros filmes adaptados de um livro do King que assisti. Com direção de John Carpenter, a história retrata a vida de um garoto deslocado que em certo momento compra um carro "possuído" chamado Christine (Plymouth Fury '58) que tem vida própria e acaba criando uma relação de amor com o dono. O carro acaba perseguindo e tentando matar todos aqueles que atrapalham o seu dono ou mesmo tentam ficar no meio dessa relação perturbadora. A trilha sonora é simplesmente sensacional.
3. Conta Comigo (1985): Baseado no conto "O Corpo" do livro "Quatro Estações", King apresenta uma fantástica história sobre a amizade e a infância, demonstrando um grupo formado por quatro jovens garotos de personalidades e criações diferentes. O grupo parte em busca de um corpo desaparecido nas matas do Maine, mas nessa jornada acabam aprendendo os valores da amizade. O filme também demonstra a difícil transição da infância para a adolescência. Conta Comigo foi dirigido por Rob Reiner e é um filme nostálgico e atemporal.
4. Cemitério Maldito (1989): Baseado no livro homônimo e dirigido por Mary Lambert, a película foca na família Creed que se muda para uma casa no interior do Maine (EUA). Lá, eles são alertados que a casa está localizada perto de um cemitério de animais, que não deve ser usado jamais. Porém, quando o gato da família é atropelado, tudo começa a dar errado para a família.
5. Louca Obsessão - Misery (1990): Quando o escritor Paul Sheldon sofre um acidente na estrada é resgatado por uma mulher, que coincidentemente é uma grande fã de seu trabalho e também enfermeira. Quando ela descobre que sua personagem preferida terá apenas mais um livro, as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas para o escritor que descobre da pior maneira a verdadeira personalidade de sua "salvadora". Kathy Bates dá vida a fã obsessiva e tem uma atuação magistral, o filme conta ainda com James Caan na pele do escritor. Essa é uma das histórias mais macabras de King e não envolve o sobrenatural.
6. Um Sonho de Liberdade (1994): O filme é baseado no conto "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" que está no livro Quatro Estações. O filme conta a história de Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem banqueiro que foi condenado injustamente pelo assassinato da esposa e seu amante. O filme mostra a vida de Dufresne em no presídio fictício de Shawshank, onde passa vinte anos, e durante esse tempo, fica amigo de Red e acaba tendo proteção do diretor por seus serviços prestados como contador em suas operações de lavagem de dinheiro.
7. O Aprendiz (1998): Baseado no conto "Aluno Inteligente" que está no livro "As Quatro Estações" de Stephen King, "O Aprendiz" é a história de um adolescente que desconfia de um dos seus vizinhos, acreditando que um deles é um criminoso nazista que lutou pelo Führer na Segunda Guerra Mundial. Quando o adolescente descobre o passado do seu vizinho, passa a chantagear o mesmo para que lhe conte as terríveis experiências e histórias sobre a Segunda Guerra Mundial. Dirigido por Bryan Singer (o mesmo de vários filmes X-Men), o filme conta com a atuação impecável de Ian McKellen e Brad Renfro.
8. À Espera de Um Milagre (1999): Cinco anos após dirigir "Um Sonho de Liberdade", Frank Darabont voltou com mais uma história em prisões e  de Stephen King. O filme retrata o cotidiano da prisão para os condenados à morte, onde caminham pela última milha, até o cumprimento de suas sentenças. O filme conta o relacionamento fraterno entre o policial Paul Edgecomb (Tom Hanks) com John Coffey (Michael Clark Duncan) que foi condenado ao corredor da morte por um crime brutal. Com atuações inesquecíveis, À Espera de Um Milagre, é uma da melhores adaptações das histórias de Stephen King.
9. Janela Secreta (2004): Dirigido por David Koepp, o filme é uma adaptação do conto Janela Secreta, Secreto Jardim. A película conta com Johnny Depp como protagonista que dá vida ao personagem Mort Rainey, um escritor de suspense em decadência que após ser traído por sua esposa, resolve se divorciar e se exiliar em uma casa no campo. Mort leva um vida normal em sua nova casa, até que um estranho começa a persegui-lo, acusando-o de plágio.
10. O Nevoeiro (2007): Dirigido por Frank Darabont que adaptou o conto homônimo presente no livro Tripulação de Esqueletos, conta com Thomas Jane como o protagonista. A trama se passa em uma pequena cidade do Maine quando um misterioso nevoeiro toma conta de todo o lugar, trazendo com ele criaturas misteriosas que acaba atacando as pessoas. O filme é um thriller com horror, drama e fanatismo religioso.

2 comentários:

  1. Não creio que os filmes O Iluminado e A Espera de um Milagre é dele? :O CHOCADA! Eu já assisti ambos e nunca que imaginaria ser do Stephen King.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São deles Gaby e ambos são romances, esses dois citados por você são livros individuais. Nessa lista tem alguns filmes que são baseados em contos que são encontrados nos livros "Quatro Estações" e "Tripulação de Esqueletos" por exemplo.

      Bjs

      Excluir