[RESENHA #338] O LADRÃO DE SONHOS - SIDNEI COELHO - Saga Literária

Novidades

sábado, outubro 21, 2017

[RESENHA #338] O LADRÃO DE SONHOS - SIDNEI COELHO


Título: O Ladrão de Sonhos - A Fábula de Lincon Walter
Autor: Sidnei Lobo
Editora: Chiado
Páginas: 190
Ano: 2016
ISBN: 9789895182220
Onde Comprar: Amazon - Submarino

Sinopse:
 Ele nasceu predestinado a fazer coisas grandiosas e de fato sua juventude foi muito promissora. Mas eventos inesperados transformaram o jovem Lincon em um homem sozinho e esquecido. Dezessete anos se passaram, quando ele descobriu o poder sombrio de roubar sonhos, transformando uma cidade inteira em um lugar de trevas e solidão. Só que um encontro inesperado mudou tudo o que ele pensava sobre a vida e essa pessoa se tornou a única esperança de todas as vidas que ele destruiu. 


Resenha: O Ladrão de Sonhos nos apresenta a história de Lincon Walter, o segundo de um total de quatro filhos que seus pais tiveram. Desde criança Walter demonstrou possuir diversos talentos e ainda jovem foi considerado promissor, sendo conhecido por todos em sua cidade. No início da fase adulta era destaque no curso de engenharia na universidade em que estudava e lá criou um núcleo de estudos, por meio do qual elaborou um grande projeto contando com a ajuda de quatro amigos. Todavia, essa vida tranquila e cheia de conquistas estava com os dias contados, pois sua irmã Sarah, que é sensitiva, já havia previsto um caminho difícil e obscuro na vida do irmão.

"A fábula do ladrão de sonhos se torna real todos os dias, com diversos sonhos roubados ao londo do tempo e ao redor de todo o mundo. Quantas vezes nós mesmos não roubamos os nossos próprios sonhos e passamos a vagar em busca de uma nova esperança que poderá finalmente nos mostrar o caminho a seguir." p. 13.

Aos poucos Walter foi se transformando em um homem solitário e triste, a sua família, amigos e o próprio curso já não eram mais suficientes para a sua alegria e a insatisfação foi tomando conta do seu ser, até que em certo momento ele começa a abandonar tudo que o cerca, sua família, amigos e inclusive os próprios sonhos. Não satisfeito, Lincon Walter resolve morar longe da sua família. Foi nesse período morando afastado de seus entes queridos que ele descobre possuir um grande poder, o poder de vivenciar o sonho de outras pessoas e despertá-las desses sonhos, mas também o dom de roubar os sonhos e suas esperanças.

"E assim, dias e noites se passavam e, com o tempo, Lincon foi se esquecendo de tudo. Já não fazia questão de lembrar da vida passada e só queria sumir." p. 51.

Desse dia em diante, a grande motivação de Lincon era invadir e roubar os sonhos das outras pessoas, até que em certo dia ele entrou em um sonho onde estava uma garotinha, mas ao tentar roubar esse sonho ele não obteve sucesso. Frustrado e sem entender o que aconteceu, Lincon acordou e ficou pensando no ocorrido, porém decidiu ignorar o seu insucesso. Ao cair da noite Lincon vai dormir e ele se vê novamente no mesmo sonho com a garotinha e novamente ele não consegue roubar esse sonho.
"Lincon acordou de mãos vazias. Não conseguiu levar uma pedra sequer daquele lugar e ainda ficou intrigado se os seus roubos eram de fatos reais." p. 107

Lincon fica receoso, na verdade com medo de perder o seu dom ou maldição de roubar sonhos, até que ele se lembra do passado quando Sarah havia lhe contado sobre uma grande dificuldades que precisaria enfrentar. Lincon resolve reencontrar a sua irmã e Sarah resolve ajudar o seu irmão, sugerindo que ele tente entender, compreender melhor o sonho, buscando conversar com a garotinha para saber o que ela realmente deseja. Aos poucos Lincon tenta se aproximar e comunicar-se com a garotinha. Os dias foram passando e Lincon continuava tentando estabelecer uma conexão com ela, porém o que ele não sabia é que sua vida estava para mudar novamente.
Opinião: Sidnei Coelho nos apresenta uma leitura leve, rápida e de fácil compreensão, o enredo é bem construído e envolvente. O Ladrão de Sonhos é de fato uma grande fábula do começo ao fim. São diversas as situações e dificuldades que Lincon Walter precisa enfrentar, essas experiências desencadeia nele diversos questionamentos e reflexões sobre suas condutas. O autor nos traz a mensagem que por mais difícil que seja o momento, mesmo que a escuridão possa nos cercar, sempre haverá luz, sempre haverá esperanças para dias melhores, para que possamos trilhar um caminho certo.
Sobre a Edição: A Chiado Editora elaborou uma capa que está intimamente ligada com a história, tendo um toque de mistério e contraste de cores, além é claro de ser muito bonita. A diagramação ficou muito boa, as folhas são amareladas, a tipologia é diferente e estilosa, o livro conta ainda com várias ilustrações e o melhor de tudo é que os capítulos são curtos. No geral o projeto gráfico ficou bem legal, a editora está de parabéns.
Sobre o Autor: Sidnei Coelho nasceu em Petrópolis, uma cidade histórica do Brasil. Ainda quando criança escreveu centenas de poesias e pensamentos. Sempre foi apaixonado por histórias e quando se tornou pai, encontrou a inspiração para escrever o seu primeiro livro. É amante da natureza e fotografia e mora em Petrópolis, com a esposa e filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário