[RESENHA #351] MALHAÇÃO PARA ADOLESCENTES - RENATO DUTRA - Saga Literária

Novidades

quarta-feira, novembro 08, 2017

[RESENHA #351] MALHAÇÃO PARA ADOLESCENTES - RENATO DUTRA



Título: Malhação Para Adolescentes
Autor: Renato Dutra
Editora: Faro Editorial
Páginas: 120
Ano: 2016
ISBN: 
9788562409561
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Entre 12 e 17 anos há inúmeros desafios e mudanças físicas para um jovem. É também a fase quem pode promover uma qualidade para toda a sua vida. Quem esta acima ou muito abaixo do que se considera o peso ideal e quer ganhar mais disposição, ira encontrar aqui um programa completo que vai transformar a sua forma física. 

Resenha: Renato Dutra inicia o seu livro "Malhação para adolescentes: secar, ganhar músculos e força" tecendo uma breve introdução sobre a fase por volta dos 13 anos em que os adolescentes normalmente gostam de games, internet e TV. Para o autor é nessa fase que em decorrência da inatividade física, atrelado ao fato de passar horas parado em frente ao computador, dá ao ganho de massa e acúmulo de massa gorda. É diante desse sedentarismo que problemas de saúde começam a surgir como o aumento da pressão nas artérias, resistência à insulina e desgaste precoce das articulações.
"Se você apostou naquela corrida pelo parque para 'queimar gordura' uma vez ou outra, errou... Apesar de haver muita gente por aí correndo, os resultados para a perda de peso são desanimadores. Agora, se pensou em começar com pesos e aparelhos, então, acertou!" p. 29.

No decorrer da leitura vemos que o autor defender a tese de através da atividade física a qualidade de vida aumenta muito, inclusive mudando o comportamento por exemplo dos jovens, de forma que ele possa conviver melhor com o mundo ao seu redor. Pois tanto os adolescentes quanto os adultos, passam a ter sua autoestima elevada, aumentando assim de forma considerável a auto-confiança e como consequência, torna a pessoa mais sociável.

"A adolescência é uma fase de descobertas, quando muitos jovens querem experimentar várias coisas, sensações. Aliás, foi nessa fase que, enquanto alguns amigos começaram a fazer uso de substâncias diversas, como cigarros e bebidas, para obter efeitos de euforia e prazer, eu iniciava o uso da endorfina." p. 43.
O autor defende que por meio de um curto programa de exercícios físicos é possível a pessoa aumentar de forma positiva aspectos como a força física, obtenção de massa muscular e por consequência diminuição do percentual de gordura. Em paralelo, o coração fica mais eficiente, diminuindo assim a pressão arterial. Renato aborda o assunto tecnologia como sendo algo a ser utilizado em favor da prática de atividade física dando exemplo do kinect do Xbox 360 e Xbox One como um grande aliado, além disso dá como exemplo diversos aplicativos que ajudam na melhoria do condicionamento físico e oferecem treinos.
Opinião: Malhação para adolescentes foi uma leitura rápida e de fácil compreensão, o autor passa ao leitor, principalmente ao adolescente interessado em praticar atividades físicas, dicas valiosas e simples para obter uma melhora na qualidade de vida e por consequência na saúde, explicando por exemplo a importância da testosterona e do GH (hormônio que aumenta a massa muscular e queima gordura) que possuem altos índices até os 25 anos, sendo um aliado para conseguir os objetivos. O autor defende conceitos como o descanso, a alimentação e rotina como de suma importância para alcançar os objetivos, conceitos esses que são desconhecidos por muitas pessoas que praticam atividades físicas. 
Eu achei o livro particularmente muito interessante, pois o autor é claro, sucinto e direto ao expressar suas ideias. Esse livro certamente servirá de guia para muitos adolescentes que queiram por exemplo começar a malhar aos 13, 14 ou 15 anos de idade. Eu por exemplo comecei a malhar pela primeira com 14 anos, mas não tinha nenhuma informação e conhecimento e na época permaneci por apenas 6 meses na academia, talvez eu teria continuado a malhar se naquela oportunidade tivesse um livro desse em mãos.


Sobre a Edição: A Faro Editorial caprichou no livro do Renato Dutra e a edição conta com diversas ilustrações. O livro é repleto de cores, apresenta diversos programas de treino e também tabela com orientações para ter uma alimentação adequada. Os capítulos são curtos e dinâmicos, aspectos que deixam a leitura fluir de forma espetacular. A fonte e o espaçamento estão super confortáveis, deixando essa edição realmente muito boa.

Sobre o Autor: Renato Dutra formou-se pela Escola de Educação Física e Esporte da USP e é pós-graduado pela UNIFESP. Renato atua como preparador físico há mais de 20 anos. Estudioso da área de condicionamento físico, emagrecimento e ganho de massa muscular, decidiu escrever este livro após observar que o sobrepeso vem aumentando também entre adolescentes. Ele mesmo foi um adolescente que teve de buscar sozinho um meio para lidar com a falta de condicionamento físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário