[RESENHA #362] UM VERÃO PARA RECOMEÇAR - MORGAN MATSON - Saga Literária

Novidades

terça-feira, novembro 21, 2017

[RESENHA #362] UM VERÃO PARA RECOMEÇAR - MORGAN MATSON

Título: Um Verão para Recomeçar
Autora: Morgan Matson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Ano: 2017
ISBN: 9788581636627
Onde Comprar:
 Amazon - Saraiva

Sinopse:
 “Foi somente então, quando cada dia que eu passava com ele era contado, que eu percebi o quanto eles eram preciosos. Milhares de momentos para os quais eu não tinha dado o devido valor — principalmente por achar que teríamos milhares de outros...” A família de Taylor Edwards não é muito próxima – todos estão ocupados demais com seus afazeres –, mas, quase sempre, eles se dão muito bem. Quando o pai de Taylor recebe más notícias sobre a saúde dele, a família decide passar, todos juntos, o verão na casa do lago Phoenix. Fazia cinco anos que eles não passavam o verão naquele lugar, que agora parece bem menor do que antes. E, apesar da tristeza, os momentos em família os aproximam novamente. Além disso, Taylor descobre que as pessoas que ela pensou ter deixado para trás, continuam ali: sua ex-melhor amiga e seu primeiro amor (que está muito mais bonito do que antes). Com o passar do verão, e com os laços quase refeitos, Taylor e sua família tornam-se cada vez mais conscientes de que estão correndo contra o tempo diante da doença de seu pai. Mas, apesar de tudo, o aprendizado que fica é que sempre é possível ter uma segunda chance. 

Resenha: Em "Um Verão Para Recomeçar" a autora Morgan Matson nos apresenta Taylor Edwars, uma garota de apenas 17 anos, muito medrosa e que em momentos importantes e cruciais tem a mania de fugir, demonstrando uma certa insegurança. Taylor precisa conviver com diversos questionamentos e situações normais nessa fase da vida. Taylor acredita que não possui qualquer talento especial se comparar com sua irmã Gelsey de 12 anos que morre de amores por balé, e Warren, o irmão de 19 anos que dedica-se aos estudos para entrar na faculdade.

"Abri com cuidado a porta do meu quarto para ver se o corredor estava vazio. Quando tive certeza, pendurei a bolsa no ombro, fechei silenciosamente a porta atrás de mim e desci a escada correndo até cozinha. Eram nove horas da manhã. Dali a três horas partiríamos para o lago - e eu estava fugindo." p. 7.
Não bastasse as escolhas difíceis que precisa fazer, Taylor precisa enfrentar algo muito difícil e que a deixa sem escolhas. O pai da jovem foi diagnosticado com câncer e ele não tem muito tempo, algo que abala profundamente a família Taylor. A família de Taylor não serve de exemplo para outras famílias, eles não são unidos, cada um vive em seu canto com as coisas que gostam de fazer, mas eles precisam superar as diferenças para aproveitarem o pouco tempo que lhes restam com o pai da jovem e este pode ser o último verão em família.

Decididos a passarem o verão juntos, a família decide partir em uma viagem para passar um tempo juntos na casa de veraneio no lago Phoenix, local que iam para todos os verões até alguns anos atrás. O local onde Taylor cresceu é cercado de praias e o calor é algo constante, e lá ela acaba reencontrando sua ex-melhor amiga Lucy e também o seu primeiro namorado, Henry. Elas foram duas pessoas importantes e queridas em sua vida, porém faz cinco anos que ela os abandonou de forma totalmente inesperada. 

"Quando vínhamos para cá, antigamente, minha mãe passava  tempo na praia ou jogando tênis, e meus irmãos e eu fazíamos aulas de tênis ou golfe, aulas que éramos obrigados a fazer, ou então ficávamos na praia e na piscina [...]" p. 63.

É nesse retorno que Taylor precisa lidar com diversas lembranças, algumas muito ruins, mas a jovem está determinada em não deixar que as coisas ruins do passado abalem ainda mais o momento triste que precisa enfrentar e ela resolve manter o foco no verão e no tempo que ainda tem para aproveitar com o seu pai. Nesse cenário de despedidas e reencontros que o relacionamento entre Taylor e Henry novamente ganha força, e através do amor que eles descobrem uma forma de lidar coma as dores do passado e presente. 
Opinião: Um Verão Para Recomeçar leva ao leitor uma narrativa leve e emocionante. É incrível como podemos acompanhar durante os capítulos o crescimento dos personagens e eles são cativantes. É muito bom ver a família Taylor se unir e reerguer em meio as dificuldades, reforçando dessa forma o amor em tempos de tristeza. A narrativa intercala entre esses momentos tristes com momentos de felicidade, algo que mexeu profundamente comigo, o livro me fez rir e chorar. É muito difícil você não ficar com ressaca literária após o término dessa leitura. Morgan Matson traz à tona diversas situações que vivemos e podemos viver no âmbito familiar.
Sobre a Edição: A Novo Conceito caprichou na edição, a diagramação ficou muito boa e conta com fontes especiais para cada capítulo, o espaçamento ficou bom e a capa está linda, a edição conta com folhas amareladas e isso facilita a leitura. No geral a revisão ficou boa e não encontrei erros gramaticais. A editora está de parabéns pelo primoroso projeto gráfico.
Sobre a Autora: Morgan Matson nasceu em 19 de Setembro de 1981 na cidade de Nova York. Matson é uma autora best-seller do The New York Times. Um verão para recomeçar é seu segundo livro e venceu o California State Book Award. Atualmente a autora vive em Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário