[RESENHA #368] UM PEQUENO FAVOR - DARCEY BELL - Saga Literária

Novidades

terça-feira, novembro 28, 2017

[RESENHA #368] UM PEQUENO FAVOR - DARCEY BELL


Título: Um Pequeno Favor
Autora: Darcey Bell
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 336
Ano: 2017
ISBN: 9788528621792
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: 
Livro apontado como sucessor de Garota exemplar e A garota no trem, Um pequeno favor inclui traições e reviravoltas, uma pessoa morta e a questão recorrente: quem está enganando quem? 

Quando sua melhor amiga, Emily, pede a Stephanie para buscar seu filho Nicky na escola, ela alegremente concorda. Nicky e seu filho, Miles são melhores amigos — exatamente como ela e Emily. Mas Emily não volta. Ela não atende ao telefone ou responde às mensagens. Stephanie sabe que algo está terrivelmente errado. Aterrorizada, ela busca ajuda nos leitores do seu blog. Até que ela e Sean, marido de Emily, recebem notícias chocantes: Emily está morta. O pesadelo de seu desaparecimento finalmente chegou ao fim. Ou será que não? 

Resenha: Stephanie e Emily são mães de dois rapazes que estudam na mesma escola. Eles são amigos e essa relação de amizade acaba aproximando suas mães, que acabem estabelecendo um forte laço de amizade, o que as leva a realizarem várias atividades juntas. Stephanie mora no subúrbio com o filho e é viúva, o falecido marido perdeu a vida em um acidente de carro junto com o irmão. Para ocupar o tempo, Stephanie cuida de um blog onde relata suas experiência sobre a maternidade, partilhando e pedindo conselhos com outras mães, ela é verdadeiramente um modelo de mãe coruja.

"Até agora, procurei não citar o nome da nossa cidade. A privacidade é algo muito precioso - e ultimamente temos tão pouca. Não quero parecer paranoica, mas, até mesmo numa cidade como a nossa, câmeras ocultas podem estar nos observando para ver que maca de tomate pelado compramos." p. 13.

Emily se encaixou perfeitamente na rotina e vida de Stephanie, parece ser a amiga perfeita, a amiga que Stephanie precisava. Emily tem um bom emprego e um casamento praticamente perfeito, sua rotina é agitada e mesmo com toda a correria é considerada uma boa mãe. Em um dia qualquer, deixa o seu filho sob os cuidados da amiga para buscá-lo mais tarde. Esse é Um Pequeno Favor entre as amigas, algo normal como tanto outros possíveis favores. Contudo, quando a noite cai, o grande problema surge, a amiga não veio buscar o filho e não ligou ou deixou qualquer mensagem avisando.
Stephanie e Sam, o marido de Emily, começam a ficar preocupados com o sumiço e a falta de contato. Após prestarem a queixa de desaparecimento, as autoridades locais empregam uma busca por Emily. Stephanie faz uma chamada em seu blog dando boas vindas às mães e deixando claro que a publicação que iria realizar é totalmente diferente daquelas já publicadas, porém de grande importância. Stephanie conta que a sua melhor amiga está desaparecida faz dois dias, defendendo a ideia de que ela nunca abandonaria o filho ou mesmo desaparecia por vontade própria, mas que talvez por motivos específicos isso poderia ser diferente.

"Bisbilhotar. Algo nessa palavra me deixa quase fisicamente nauseada e, ao mesmo tempo, eu a adoro. Bisbilhotar. A palavra me traz uma sensação quase igual ao frio na barriga que se tem logo antes do carrinho descer da montanha-russa. Algumas pessoas fazem qualquer coisa para sentir isso." p. 157.

Alguns dias depois um corpo de uma mulher é encontrado e um teste de DNA é realizado, o veredito é dado e o corpo encontrado é de Emily, ela está morta. Desse momento em diante um verdadeiro e tenebroso pesadelo tem início, diversas dúvidas surgem e diversos questionamentos são levantados, inclusive se aquele corpo encontrado é de fato ou não de Emily. Será que Emily forjou a própria morte? Quem está mentindo ou falando a verdade?

Opinião: Um Pequeno Favor é o livro de estréia da autora Darcey Bell e foi comparado aos thrillers: A Garota no Trem e Garota Exemplar. O livro é dividido em três partes e cada uma é conduzida inicialmente pelo ponto de vista de um personagem. A trama é razoável e em certos momentos é difícil aguentar a incompetência dos policiais e das investigações. O enredo aborda as nossas falhas como seres humanos, sobre os segredos que guardamos e que em certa altura das nossas vidas pode nos prejudicar e afetar de modo irremediável. 
Darcey Bell traz um livro envolvente, porém ao mesmo tempo previsível. Achei interessante a autora abordar temas como maternidade, relacionamentos abusivos e amizade. Fica claro que a relação de amizade entre Emily e Stephanie foi moldada em certa parte em segredos. Apesar da trama oscilar em alguns momentos, Um Pequeno Favor conta com bons personagens e conseguiu prender a minha atenção. No geral foi uma boa leitura, gostei da experiência em ler o livro de estréia da autora.
Sobre a Edição: A capa é muito boa e condiz com o clima de suspense e mistério da trama. A revisão ficou ótima, o espaçamento da fonte está confortável e a topologia em bom tamanho. No geral, a edição elaborada pela Bertrand Brasil ficou muito boa.
Sobre a Autora: Darcey Bell nasceu em 1981 e foi criada em uma fazenda leiteira no oeste de Iowa. Atualmente, além de escrever, é professora pré-escolar em Chicago. ‘Um Pequeno Favor’ é o seu primeiro romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário