[CRÍTICA] BONECO DE NEVE - Saga Literária

Breaking

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

[CRÍTICA] BONECO DE NEVE

Boneco de Neve é uma adaptação do livro homônimo de autoria do escritor norueguês Jo Nesbø, o livro é o sétimo volume da série Harry Hole de dez livros já publicados pela Editora Record aqui no Brasil. No filme vamos acompanhar o detetive Harry Hole - interpretado por Michael Fassbender. O detetive tem por objetivo investigar o desaparecimento de uma mulher na primeira neve do inverno e ele teme que esse sumiço possa ser um crime relacionado a um assassino em série.

Harry conta com a ajuda da recruta Katrine Bratt (Rebecca Fergunson), o policial busca ligar e conectar alguns casos que foram arquivados na década passada com esse novo crime. Enquanto ele busca desvendar esse sumiço, o serial killer volta a ativa e aos poucos outros crimes ocorrem, o que inclui alguns assassinatos, porém o serial killer deixa a sua marca registrada, um boneco de neve em cada cena de crime. O detetive corre contra o tempo para desvendar esse serial killer e evitar que novas pessoas sejam vítimas.
Opinião: Boneco de Neve é um filme de suspense policial, fica claro o jogo de gato e rato na película. Temos um detetive aclamado e visto como herói totalmente quebrado e despedaçado, Harry é um fumante inveterado, alcoólatra em recuperação e é negligente no trabalho. Harry quer apenas solucionar novos casos, algo difícil de encontrar em uma cidade como Oslo. Por outro lado, temos um psicopata com um passado sombrio e vítimas que servem como elo entre os dois, isso ocorre pela ineficácia de um em face a eficácia do outro.
Um problema do filme é que não abre espaço para explicar sobre o passado do personagem interpretado por Michael Fassbender, a impressão que fica é a falta de profundidade do personagem e que o mesmo foi pouco explorado, outro detalhe é que os fantasmas da sua vida são ignorados. Essa falta de explicação não é um grande problema, mas fica claro que faltou criar condições para que não o deixe pouco explorado. Os outros personagens também carecem dessa falta de construção, são propositalmente misteriosos, algo que contribui para que possamos desconfiar deles.
O roteiro foi bem elaborado, a solução do caso foi satisfatória e gostaria que o final não fosse apressado, acho que poderia render um pouco mais. Fica claro a atmosfera de suspense presente na película, algumas mortes são bizarras, fortes e tensas. O diretor preocupou-se em mostrar belas paisagens e o filme conta com ótimos cenários. Em suma, Boneco de Neve é um bom filme de suspense, não é nada extraordinário ou espetacular, mas vale a pena ser assistido.

11 comentários:

  1. Oi, Yvens!
    Não sou muito uma fã de suspense policial (nem em filmes, nem em livros), mas li várias resenhas do livro e minha mãe está bastante interessada em ver o filme, então pra mim seu post foi no timing perfeito haha É uma pena que o passado do personagem não tenha sido trabalhado no filme, com certeza daria mais profundidade ao detetive e faria com que o espectador criasse mais empatia com ele... Mas também entendo que não tem como colocar tudo o que é importante em um filme, então... se o resultado final foi bom, já tá valendo. E nossa, vi algumas fotos do filme e as paisagens são lindas mesmo, um show a parte.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Olha, quando eu vi que o filme iria ser lançado, eu fiquei louco por não ter lido o livro ainda, na verdade não o li, mas estou looooouco para lê-lo e poder ver a adaptação pro cinema.
    Infelizmente como sempre acontece, nas adaptações faltam MUITA coisa que os livros não tem, isso me entristece um pouco mas ao mesmo tempo entendo.
    A fotografia desse filme parece ser incrível e eu não vejo a hora de assistir.
    Beijinhos, bom fim de ano e que venham mais e mais leituras e filmes <3

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu ainda não li o livro nem vi o filme. Pelo seu post sobre o filme, com essa coisa de falta de aprofundamento dos personagens, acho que vou preferir só ler o livro mesmo.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Ouço falarem muuito bem do autor, principalmente desse livro!
    Infelizmente os filmes nunca fazem jus a escrita, né? Que pena.
    Mas mesmo assim lerei e assistirei pois adoro o Fassbender. Ótiumo post!

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Esse é o tipo de filme que gosto de assistir, mas também é o tipo de filme que se eu assistir antes de ler o livros, o livro perde a graça. Por isso pretendo ler o livro primeiro e assistir ao filme assim que possivel.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler o livor antes de ver o filme, até porque li e ouvi criticas negativas para com o filme, então, quero conhecer a história original primeiro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vi um pessoal recebendo esse livro e fiquei cheia de vontade de ler, pra depois comparar com o filme, a escrita do autor é fascinante, já tive a oportunidade de conhecer e amei, espero poder conferir a obra em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    Não li o livro, nem vi o filme, mas com certeza vou procurar, porque adoro suspenses policiais e faz tempo que eu não leio/assisto nada assim. Adorei a review, tomara que eu não ache o final tão corrido.

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Adorei as suas impressões sobre esse filme tão comentado, porém, nem o filme nem o livro pertencem a generos que me agradam então prefiro passar a dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi! Na verdade eu gosto quando os personagens são tão misteriosos a ponto de jamais desconfiamos. Mas quando exploram pouco o protagonista realmente fica a desejar.
    Mas gostei da premissa. Só sabia do livro, e me senti tão perdida em não saber da existência do filme rsrs
    Vou conferir! Obrigada pela indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Estou bem curiosa para assistir esse filme, mas pretendo ler o livro primeiro. Confesso que sua crítica foi me deixando bastante animada e curiosa, até chegar na parte que o filme não há abertura para o passado dos personagens. Eu acho isso péssimo, sabe? No mais, é uma dica que vou anotar, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir