[RESENHA #371] CORAÇÃO E ALMA - MAYLIS DE KERANGAL - Saga Literária

Novidades

sábado, dezembro 02, 2017

[RESENHA #371] CORAÇÃO E ALMA - MAYLIS DE KERANGAL



Título: Coração e Alma
Autora: Maylis de Kerangal
Editora: Rádio Londres

Páginas: 240
Ano: 2017
ISBN: 9788567861210

Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: 
Coração e alma é a história de um transplante cardíaco. É um relato de precisão cirúrgica repleto de personagens inesquecíveis, em que histórias pessoais, diálogos e descrições técnicas se entrelaçam num ritmo frenético, digno de um grande filme de ação. O romance narra as vinte e quatro horas épicas entre um terrível acidente de trânsito ocorrido depois uma sessão de surf cheia de adrenalina — que causa a morte cerebral de um rapaz de 20 anos, Simon — e o instante em que seu coração recomeça a bater no peito de uma parisiense de 50 anos, Claire. Uma viagem emocionante e tocante, um tour de force que manterá o leitor em suspense até a última linha.

Resenha: Coração e Alma (Réparer les Vivantes) foi o vencedor do Welcome Book Prize de 2017 e este é apenas o quinto romance de Maylis de Kerangal. Em uma narrativa que cobre o período de 24 horas que a autora nos apresenta a história de Simon, um rapaz de apenas 20 anos que ao deixar a sua casa para surfar com alguns amigos, mas que infelizmente sofreu um terrível acidente de trânsito. O estado de Simon é grave e ele é levado para um hospital, porém algum tempo depois foi constatada e declarada sua morte cerebral. A partir desse momento passamos a acompanhar as dores e angústias das pessoas que o amam.

"O coração de Simon Limbres. O que é esse coração humano, desde que seu ritmo acelerou, no instante do nascimento, quando outros corações ao seu redor também aceleravam celebrando o evento, o que é esse coração, o que o fazia saltar, vomitar, inchar, dançar leve como uma pluma ou pesar como uma pedra, o que o deixava tonto de empolgação, o que fazia derreter de amor; o que é o coração de Simon Limbres [...]." p. 7.
Diante da morte cerebral de Simon, sua família precisa conviver com a dor da perda e nesse momento triste não sabem o que fazer com os órgãos do jovem. É nesse momento que surge em outra família a esperança para que outra pessoa possa levar uma vida normal. Marianne e Sean, pais de Simon precisam tomar uma decisão importante, devem ajudar outras pessoas doando os órgãos do filho amado? ou simplesmente deixam tudo como está? Contudo, a família decide doar os órgãos para que possam ajudar outras pessoas.

"Sean e Marianne saem do quarto. Thomas está à espera na porta. Abrem a boca mas permanecem em silêncio, é como se quisessem falar algo - algo combinado entre eles -, então Thomas os encoraja, estou escutando, estou aqui para isso, e Sean articula com dificuldade seu pedido: o coração de Simon [...]." p. 137.

Após essa decisão, inicia-se uma corrida contra o tempo para que o coração de Simon possa salvar a vida de outra pessoa e nesse momento surge a personagem Claire, uma mulher de meia-idade, portadora de cardiopatia grave. Nessa jornada contra o tempo de Le Havre até Paris que vivenciamos a dor de uma família e o surgimento da esperança em outra para dias melhores. Enquanto isso, a autora nos apresenta o dia a dia de profissionais que buscam dar um novo sentido para a vida de outras pessoas.
Opinião: Maylis nos traz uma história sobre a vida e a morte, demonstrando que somos frágeis e a vida é fugaz, em qualquer momento tudo pode acabar. A autora nos conduz em uma jornada tocante, nos deixa emocionado que mesmo com a morte outra vida pode ser salva. É interessante a narrativa elaborada pela autora, já que podemos acompanhar diversos personagens e pontos de vista diferentes. Coração e Alma é um livro intenso e a autora não poupa detalhes para contar todo o processo para a doação de órgãos, desde a morte, passando pela cirurgia de retirada dos órgãos, até o momento em que ocorre o transplante para ajudar outra pessoa. Esse é um livro que fala sobretudo sobre o amor, a vida e a morte, é um drama intenso e me fez refletir sobre diversos aspectos, sobretudo o familiar.
Sobre a Edição: A Rádio Londres Editora fez uma bela edição, a capa é muito bonita, a revisão ficou muito boa, os capítulos são curtos e facilita a leitura, as folhas são amareladas. A fonte e espaçamento ficaram em tamanhos confortáveis. No geral é uma edição simples, porém muito bela. Adorei em particular as tonalidades de azul na capa e o fundo retratando uma praia.
Sobre a Autora: Maylis de Kerangal nasceu em Toulon, em 1967, e passou a infância em Le Havre. Estudou História e Filosofia em Rouen e Paris. Entre 1991 e 1996, trabalhou nas Éditions Gallimard. Depois de um tempo nos Estados Unidos, resolveu voltar a estudar Ciências Sociais na França. Em 2000, escreveu seu primeiro romance e, desde então, tornou-se escritora em tempo integral. É autora dos romances Corniche Kennedy (2008, adaptado para o cinema em 2016) e Naissance d’un pont (vencedor dos Prêmios Franz Hessel e Médicis em 2010), entre outros. Coração e alma (2014), seu aclamado quinto romance, venceu os prêmios Grand Prix RTL-Lire, Roman des étudiants, France Culture-Télérama, Prix Orange du Livre, Prix des Lecteurs de L’Express, BFM TV, Prix Relay e Wellcome Book Prize, e ganhou uma adaptação cinematográfica em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário