[RESENHA #377] SPQR - MARY BEARD - Saga Literária

Breaking

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

[RESENHA #377] SPQR - MARY BEARD



Título: S.P.Q.R - Uma História da Roma Antiga
Autora: Mary Beard
Editora: Crítica

Páginas: 576
Ano: 2017

ISBN: 9788542209402
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Cobrindo mil anos da história romana, SPQR revela em detalhes como Roma cresceu de uma vila insignificante na Itália Central para se tornar a primeira potência global. A inglesa Mary Beard, professora de Cambridge e autora de vários best-sellers, vive há mais de 30 anos pesquisando o Império Romano. A partir de inúmeras leituras, estudos de arqueologia e de documentos escritos em pedras e papiros, ela faz uma análise eloquente dessa história e mostra o que os romanos pensavam sobre si mesmos e suas realizações. SPQR é a abreviação que os próprios romanos adotaram para o seu Estado: “Senatus Populus Que Romanus”, ou “Senado e o Povo de Roma”. Neste livro, Beard detalha como foi formada a identidade e a cidadania romana e mostra porque essa cultura ainda influencia o mundo no século XXI. Com mais de 100 ilustrações e inúmeros mapas, SPQR ficou mais de um ano em listas de best-sellers nos Estados Unidos e na Europa.


Resenha: SPQR (O Senado e o Povo Romano) foi escrito pela autora britânica Mary Beard que narra a origem e ascensão ao poder de um pequeno vilarejo, de uma aldeia localizada no centro de um país que hoje conhecemos como Itália e que foi fundada pelos irmãos Rômulo e Remo. Essa aldeia é nada menos que a cidade Roma, conhecida como a Cidade Eterna, e Roma com o passar do tempo tornou-se o centro e a capital do vasto e temido Império Romano que se estendeu da Península Ibérica à Síria, passando pelo norte da África.

"Roma Antiga é importante. Ignorar os romanos é não apenas fechar os olhos para o passado distante. Roma ainda nos ajuda a definir o modo como entendemos nosso mundo e pensamos a respeito de nós mesmos, e isso abrange da alta cultura à comédia barata. Após 2 mil anos, ela continua na base do pensamento e da política ocidental, daquilo que escrevemos e do modo como vemos o mundo e nosso lugar nele." p. 17.

Mary Beard aborda um período importante da história romana que inicia-se no ano de 63 a.C. É nesse período que vamos conhecer Cícero, uma figura histórica de muita importância. Cícero foi um advogado, grande orador e político romano, durante um tempo ele foi Cônsul de Roma e também viveu em um período de grande importância na história romana, pois esteve presente no momento em que ocorre uma transição na política romana, período esse em que a República tornou-se Império.
Essa mudança de República para Império teve como momento embrionário o ano de 49 a.C, quando Júlio César com apenas uma de suas legiões atravessa o Rubicão, rio que marcava o limite do norte da Itália. Pois é nesse momento que Júlio, o César caminhava-se para Roma querendo ou não, em busca pelo poder.  Esse ato de César levaram a uma guerra civil que durou quatro anos e teve em lados opostos Júlio César, Pompeu e Cícero.

"Júlio César foi assassinado em 15 de março de 44 a.C, os Idos, no sistema de datação romano. Em algumas partes do mundo mediterrâneo a guerra civil estava longe de ter terminado. Sexto [Sextus], filho de Pompeu, ainda contava com uma força de pelo menos seis legiões na Espanha e seguia lutando pela causa de seu pai." p. 286.

Ao longo da leitura nos deparamos não somente com aspectos políticos e militares, mas também com aspectos religioso e principalmente a influência e o papel da mulher na sociedade romana daquela época. Mary Beard retrata o período após o Imperador Augusto em que ocorreram mudanças na política militar romana, como por exemplo o aumento de anos de serviço para os militares conseguirem aposentadoria. Mary Beard no decorrer de sua obra traz diversas informações históricas que respondem um questionamento, como Roma tornou-se um dos maiores Impérios que a humanidade já viu?
Opinião: SPQR foi uma leitura prazerosa, principalmente por contar com inúmeros detalhes, só para ter uma ideia, segundo a autora, ela gastou 40 anos em pesquisa sobre a história de Roma para elaborar o livro. Durante a leitura, acompanhamos além da história principal sobre a cidade, histórias paralelas em que conhecemos algumas curiosidades sobre a antiga capital do Império Romano. Para alguns leitores, talvez SPQR seja uma leitura enfadonha por tratar de história e estar repleta de informações. Contudo, eu fiquei maravilhado com a quantidade de informações sobre a história de Roma, mesmo eu que adoro história e fico lendo e pesquisando, principalmente sobre o Império Romano, algumas informações eram novidades para mim.

Mary Beard não dá como enfoque principal as figuras históricos de Roma, mas ainda sim eles são abordados e de certa forma reverenciados. A autora nos dá a possibilidade de conhecermos um pouco mais sobre Pompeu, Júlio César, Augusto, Cícero, Sula, Mário, Rômulo e Remo, figuras que contribuíram para que Roma ganhasse notoriedade e poder. Se você ama história, se quer conhecer mais sobre Roma, esse é o livro ideal, não perca a oportunidade de realizar essa viagem ao passado e conhecer ainda mais a Cidade Eterna!
Sobre a Edição: A Planeta de Livros por meio do selo Crítica realizou um belíssimo trabalho, a edição é primorosa, linda e conta com capa dura repleta de detalhes. Esse projeto gráfico conta também com diversas ilustrações, incluindo alguns mapas e bustos de figuras históricas. A revisão ficou muito boa, a fonte e espaçamento estão confortáveis. O papel utilizado na impressão é amarelado (papel pólen) e é espesso. Sem sombra de dúvida é um dos mais belos livros que tenho em minha estante.
Sobre a Autora: Winifred Mary Beard nasceu em Much Wenlock, no dia 1 de janeiro de 1955, Reino Unido. Mary é professora da Universidade de Cambridge, membro do Newnham College, e uma das mais conhecidas e relevantes especialistas sobre a Antiguidade da Grã-Bretanha. Ela é considerada uma das intelectuais britânicas mais influentes, é também editora consultiva de Antiguidade Clássica e História Antiga do The Times Literary Supplement (TLS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário