[RESENHA #381] NOSFERATU - JOE HILL - Saga Literária

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, dezembro 14, 2017

[RESENHA #381] NOSFERATU - JOE HILL



Título: Nosferatu
Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro
Páginas: 624
Ano: 2014
ISBN: 9788580412970
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem. Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor. E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca... e acaba encontrando Charlie. Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic. Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror. 


Resenha: É mais um dia de trabalho para a enfermeira Ellen Thornton, ela vai conferir o estado de mais um paciente, porém o que ela vai atender está acamado há alguns anos e ele precisa de uma transfusão de sangue, dizem que ele está para morrer, esse homem é Charlie Manx, um conhecido serial killer que sequestrou e sumiu com diversas crianças ao longo dos anos. Quando Ellen vai atendê-lo, sua mão é repentinamente agarrada por Charlie que ao acordar diz: 

"[...] Menos de uma criança em um milhão tinha permissão para entrar na Terra do Natal, e só chegavam até lá as que realmente precisavam. Era impossível ser infeliz lá, naquele lugar em que todas as manhãs eram a manhã de Natal e todas as noites eram a véspera do Natal, onde chorar era contra a lei e crianças voavam como anjos. Ou flutuavam. Wayne não sabia muito bem qual era a diferença." p. 371.

Ellen fica apavorada ao ouvir o nome do filho na boca de Charlie e totalmente amedrontada ela grita por socorro, porém ninguém ao seu redor lhe dá a devida atenção, pois Charlie está nas últimas, está tão mal de saúde que ninguém acredita que ele possa ter falado e feito o que Ellen diz. As pessoas ao seu redor acreditam que tudo é fruto da imaginação da enfermeira, todos acreditam que isso é apenas um reflexo do cansaço, pois Charlie Manx está em coma há anos e seria impossível ele ter forças para segurar o braço da enfermeira, porém as marcas são visíveis, é algo claro e presente no braço de Ellen que teme pela vida do seu filho e coloca em dúvida a própria sanidade.
Passamos a acompanhar a vida de Victoria McQueen, a protagonista de Nosferatu. Vic é uma criança extremamente curiosa, ela vive em um lar complicado, seus pais vivem em uma constante guerra, brigam o tempo inteiro e isso a afeta. Vic tem uma bicicleta Raleigh Tuff Burner e com ela consegue realizar algo extraordinário e no mínimo curioso, ela consegue atravessar a Ponte do Atalho que fica no bosque localizado em seu bairro. Essa ponte é capaz de levar Vic para qualquer lugar, basta ela imaginar. Tudo parece muito real aos olhos da garota e ela não entende como isso acontece.

"[...] Não queria encarar o rosto invertido de Manx ali do chão. Não porque ele fosse feio. Porque ele parecia burro. Porque sua boca entreaberta deixava exposta a arcada dentuça e os dentes marrons e tortos. Porque seus olhos se esbugalhavam nas órbitas." p. 513.
Não é somente Vic que possui esse dom, ela apenas nunca utilizou esse dom para cometer o mal, algo que Charles Manx sempre fez, pois é através do seu Rolls-Royce que ele captura crianças e as conduz para um lugar maligno chamado Terra do Natal, nesse lugar todos os dias é Natal, o ano inteiro é Natal, a neve é feita de açúcar e sempre existe presentes. Manx é um vampiro e utiliza a energia vital das crianças como combustível para o seu carro, também utiliza o dom paranormal delas. Manx suga toda a bondade das crianças durante o percurso para a Terra do Natal e isso o torna imortal, faz com que ele sempre aparente ser jovem. É numa dessas andanças de Vic que o seu caminho cruza com o de Charles Manx e sua vida muda completamente com desdobramentos que repercutirá em sua vida adulta.

Opinião: Nosferatu é um livro repleto de reviravoltas, tem um ar perturbador, é uma leitura envolvente, fascinadora, viciante e alucinante. Fica claro durante a leitura que Joe Hill se utiliza de elementos de fantasia e terror, algo que achei interessante. Os personagens apresentados por ele foram bem elaborados e principalmente imprevisíveis, é perceptível que o autor teve todo um cuidado na construção dos mesmos. Manx é um personagem único, é sanguinário e cruel, capaz de cometer atrocidades contra crianças e possui um ajudante tão perturbador quanto ele.
Joe Hill nos conduz nessa viagem fantástica para um mundo espetacular. O autor não deixa pontas soltas na história, cada ato e passagem são bem conduzidas e ligadas, o melhor de tudo foi o final, simplesmente espetacular. Hill além de trabalhar com o horror, nos apresenta temas que servem para refletirmos como o amor, problemas familiares, a superação e principalmente o perdão. Foi muito bom acompanhar a jornada da Vic e toda as dificuldades que ela precisou enfrentar. Nosferatu é uma leitura imperdível e agradeço a Editora Arqueiro por me enviar o livro.

Sobre a Edição: Fica claro todo o cuidado e capricho que a Editora Arqueiro deu para esse projeto gráfico, a capa ficou muito maneira e tem tudo a ver com a trama, as folhas são levemente amareladas, a fonte está de bom tamanho, o espaçamento confortável. Ao longo do livro nos deparamos com algumas artes que só enriquecem o livro.

Sobre o Autor: Joseph Hillstrom King, mais conhecido como Joe Hill é um escritor estadunidense de livros do gênero de ficção. Hill nasceu no dia 3 de Junho de 1962, ele é filho do também escritor Stephen King. Seu nome foi escolhido como uma forma de homenagem ao anarquista sueco Joe Hill. No Brasil seus livros são publicados pela Editora Arqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad