[RESENHA #387] PERDAS E GANHOS - LYA LUFT - Saga Literária

Breaking

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

[RESENHA #387] PERDAS E GANHOS - LYA LUFT


Título: Perdas e Ganhos
Autora: Lya Luft
Editora: Coleções Folha (Folha de S. Paulo)
Páginas: 136

Ano: 2017
ISBN: 9788579493386
Onde Comprar: Coleções Folha - Livraria Folha

Sinopse: 
Não é ficção, crônica nem ensaio, já disse Lya Luft sobre este "Perdas e Ganhos", sua obra de maior sucesso comercial, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.O que o livro disse a tantos leitores? "Perdas e Ganhos" é uma autobiografia existencial quase em tom de conversa. Trata de infância e de criação dos filhos, das diferenças e dos encontros entre mulheres e homens, da maturidade, da velhice e da necessidade de descomplicar a vida.São reflexões em forma de crônica que se alternam com fábulas, lembranças de conversas com amigos e de histórias de vida e de família: a dela, de outras ou, quem sabe, ficções."Para mim é aquela mesma fala no ouvido do leitor, que tanto me agrada e faço em romances ou poemas - um chamado para que ele venha pensar comigo", diz a escritora na apresentação do livro.Lya Luft nasceu no Rio Grande do Sul, em 1938. Professora universitária de linguística e tradutora, publicou poemas e contos antes de estrear no romance, nos anos 1980. Também cronista, tornou-se uma das escritoras mais populares do Brasil.

Resenha: Esse é o primeiro livro que leio da Lya Luft e em Perdas e Ganhos a autora reúne diversas crônicas que abordam o cotidiano por meios de uma espécie de coletânea de ensaios. A autora busca se aproximar do leitor por meio dessas crônicas que retratam recomeços, mulheres que se desesperam com o chegar da idade, por meio de dramas pessoais como a perda de entes queridos e também abordando o relacionamento às vezes conturbados entre pais e filhos, tudo sob a perspectiva de alguém que aprendeu com essas experiências.

"Em plena maturidade sinto em mim a menina assombrada com a beleza da chuva que chega sobre as árvores num jardim de muitas décadas atrás. Tudo aquilo é para sempre meu, ainda que as pessoas amadas partam, que a casa seja vendida, que eu já não seja aquela." p. 23.

No transcorrer da leitura, Lya Luft nos deixa claro que as perdas fazem parte do nosso processo de crescimento e principalmente de humanização, nos ensinando que o nosso aprendizado ocorre não somente com a dor, mas também com os momentos de alegria, já que nem sempre a dor das outras pessoas vão nos servir de exemplo e que por meio da alegria nós podemos enfrentar algumas situações difíceis para chegarmos onde queremos. A autora nos relata por meio de suas crônicas diversas situações e exemplos que servem para superarmos os nossos medos, servindo assim para uma melhora em nossas vidas.
Lya abre espaço para reflexão, chamando a nossa atenção para a gueixa que existe dentro de toda mulher. Deixando claro que as mulheres são treinadas ou condicionadas para escutar e tolerar, inclusive sendo submetidas a situações degradantes ou criminosas para não ficarem sozinhas. A autora no decorrer de sua obra busca nos mostrar os prós e os contras da vida, desde a fase da juventude até a velhice, uma fase temida por muitos, defendendo que ao chegar nessa última fase, nos não estamos perdendo nossa juventude e sim ganhando a maturidade de uma longa vida repleta de momentos e experiências que vai no servir para enxergar a vida por outra perspectiva nessa passagem de tempo repleta de perdas e ganhos.

"Amor é tarefa complexa, além de tudo porque para amar preciso primeiro me amar. Dentro e fora são reflexos mútuos, como dois espelhos em lados opostos. Vou procurar um amor bom para mim - no qual me reconheço e me reencontro, me refaço e me amplio, me exploro, me descubro [...]" p. 68.
Opinião: Lya Luft fala de forma carismática e aberta sobre a vida de uma mulher, contudo traz o ponto de vista do homem sobre algumas situações, ainda que isso seja abordado de forma breve. A autora escreve várias frases que servem como reflexões sobre quem somos, sobre a vida e sua importância. Perdas e Ganhos foi uma leitura agradável, elegante e fascinante, me senti totalmente envolvida pela escrita da autora que por meio de um pensamento claro aborda diversos temas de forma competente.
Sobre a Edição: Perdas e Ganhos é o oitavo volume da coleção Mulheres na Literatura e como nos volumes anteriores a Coleções Folha mantém um padrão de qualidade muito satisfatório. A revisão ficou ótima, as folhas são levemente amareladas, a fonte e o espaçamento estão em tamanhos confortáveis, a edição conta com capa dura e a diagramação ficou muito boa.
Sobre a Autora: Lya Luft é escritora e tradutora brasileira, nasceu em 15 de Setembro de 1938 na cidade de Santa Cruz do Sul, cidade gaúcha, de colonização alemã. Durante sua juventude, Lya foi tida como uma menina desobediente e contestadora: não gostava de aprender a cozinhar nem a bordar e chegou a ser mandada para um internato durante dois meses. Porém, desde cedo foi uma ávida leitora. Aos dezenove anos, ela se converteu ao catolicismo, espantando aos pais, ambos luteranos. Iniciou sua vida literária na década de 1960, como tradutora de literaturas em alemão e inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário