[RESENHA #390] MALHAR SECAR DEFINIR (A CIÊNCIA DA MUSCULAÇÃO) - MICHAEL MATTHEWS - Saga Literária

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terça-feira, janeiro 02, 2018

[RESENHA #390] MALHAR SECAR DEFINIR (A CIÊNCIA DA MUSCULAÇÃO) - MICHAEL MATTHEWS


Título: Malhar Secar Definir
Autor: Michael Matthews
Editora: Faro Editorial
Páginas: 368
Ano: 2017
ISBN: 9788562409875
Onde Comprar:
 Amazon - Saraiva

Sinopse:
 Mesmo se exercitando todos os dias, muita gente não consegue ver resultados de seus esforços. Para lidar com problemas iguais a esse, o autor traz orientações comprovadas sobre alimentação, treinos, uso de suplementos e seus resultados. 

Resenha: Malhar Secar Definir (A Ciência da Musculação) foi escrito pelo personal trainer estadunidense Michael Matthews que possui diversos certificados nas áreas de edução física e fisioterapia, e o autor propõe que podemos alcançar nossos objetivos como ganhar massa muscular, definição ou mesmo perder massa gorda sem ter que ficar horas e horas na academia, sendo também desnecessário gastar mundos e fundos com suplementos, algo que ele condena explicitamente.

"Aqui vou contar uma coisa que os reis da indústria multibilionária da saúde e do fitness não querem que você saiba: você não precisa de nada daquela porcariada para ficar super em forma e ter a melhor aparência de sua vida." p. 17.

O autor nos passa a sua tese de que é possível ganhar entre 2 e 5kg de massa magra em um período de 3 meses, é também possível ter um abdomen "tanquinho" se seguirmos à risca uma dieta alimentar e um plano de treino. Para alcançar tais objetivos que ele nos propõe, Michael começa a nos falar sobre a importância da alimentação explicando a importância da proteína, de carboidratos, além de explicar o que é gordura, músculos e outros temas ligados ao campo da atividade física, em especial da musculação.
"Talvez você tenha se perguntado por que tantas pessoas ficam totalmente perdidas a respeito de saúde e condicionamento físico. Se você pedir conselhos a respeito do que fazer para ficar saudável e em forma a várias pessoas, no mesmo dia, o mais provável é que receba toda espécia de opiniões conflitantes e ilógicas." p. 25.

Ao abordar o campo alimentar, Matthews deixa claro a importância da proteína para atingir os objetivos e como podemos variar a alimentação nesse aspecto, passando pelo consumo de queijo cottage ou coalhada, passando pela variação de carnes, e mesmo a utilização de legumes ou vegetais como ervilha, brócolis e espinafre que são ricos em proteínas. Não obstante, o autor fala sobre a absorção do organismo de cada proteína encontrada nos alimentos acima, alguns são mais rápidos e outros o organismo demora mais para absorver.
"Há algo místico em torno dos primeiros três meses de treinamento físico: é nesse momento que muita gente para de ir à academia. Ao longo dos anos, vi dezenas e dezenas de pessoas praticarem durante três ou quatro meses e, por alguma razão, desaparecerem depois disso. Algumas ficaram doentes e nunca mais voltaram. Outras decidiram parar uma semana e acabaram transformando o intervalo em pausa permanente. Houve também os preguiçosos de carteirinha que começaram a dar desculpas de por que não se importavam mais em entrar em forma." p. 75.

Além de falar sobre nutrição e dieta, Matthews fala também sobre a importância de determinar metas para alcançar os objetivos, sobre o poder da força de vontade e do autocontrole. Por fim, o educador físico nos traz sua filosofia de treinamento, programas de treinamento para objetivos distintos como definição muscular, ganho de força, crescimento muscular, rotina de exercícios, prevenção de lesões. Essa leitura é uma grande oportunidade de conhecer mais sobre o seu próprio corpo.
Opinião: A Ciência da Musculação é verdadeiramente um ótimo guia, um ótimo livro que tem como propósito mudar a visão daqueles que frequentam academias, seja sobre a forma de treinar ou mesmo como se alimentar. O autor defende que é possível chegar ao objetivo que queremos na musculação sem ter que realizar dietas ou planos de treinos radicais e mirabolantes, porém é necessário uma certa disciplina. Os guias de treinos e alimentação são bem claros e de fácil entendimento, o autor deixa planilhas de treino prontinhas. 

Sobre a parte de alimentação, Matthews traz inúmeras possibilidades de como podemos nos alimentar corretamente com alimentos ricos em nutrientes. O mais legal é que Matthews apresenta estudos científicos para defender a suas teses. Essa leitura foi muito boa, esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre musculação e alimentação. Trata-se verdadeiramente de um guia muito completo e recomendo para todos que possuem dúvidas sobre musculação e alimentação.
Sobre a Edição: Como sempre a Faro Editorial dá show, esse projeto gráfico ficou caprichado, as folhas são amareladas (papel pólen), a gramatura ficou boa, a revisão está muito boa e a fonte e espaçamento estão confortáveis. Os capítulos são curtos e isso facilita a leitura, a edição conta com algumas tabelas e ao início de cada capítulos temos uma ilustração que está de acordo com o conteúdo do mesmo.
Sobre o Autor: Michael Matthews é personal trainer, autor de 9 livros e dedica-se há mais de 12 anos ao estudo de atividades de condicionamento físico em academias. Possui diversas certificações nas áreas de Educação Física e Fisioterapia, e seu método é reconhecido e amplamente aceito nos centros de treinamento nos EUA. Seus livros figuram sempre entre os mais vendidos da Amazon e o sucesso também ocorre no Brasil, onde já alcançou milhares de fãs.

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