[RESENHA #407] HISTÓRIA DA GUERRA CIVIL RUSSA (1917 - 1922) - JEAN-JACQUES MARIE - Saga Literária

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, janeiro 22, 2018

[RESENHA #407] HISTÓRIA DA GUERRA CIVIL RUSSA (1917 - 1922) - JEAN-JACQUES MARIE



Título: História da Guerra Civil Russa 1917 - 1922
Autor: Jean-Jacques Marie
Editora: Contexto
Páginas: 272
Ano: 2017
ISBN: 9788552000198
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: A Revolução Russa começou com a deposição do czar em fevereiro de 1917. Em outubro do mesmo ano, os bolcheviques chegam ao poder, sob a liderança de Lenin. Mas o Estado soviético só se consolida depois de uma guerra fratricida que durou até 1922 e causou milhões de mortos. Este livro é uma narrativa instigante e equilibrada da guerra civil que abalou a Rússia, dividiu sua população e contou com a presença direta e indireta de várias potências estrangeiras. É também uma fina análise das partes nela envolvidas. O historiador Jean-Jacques Marie faz uma cuidadosa reconstituição histórica e apresenta documentos até agora inéditos para quem não conhece a língua russa. Entender esse conflito ajuda a compreender o Estado soviético e a Rússia atual. 


Resenha: Em 2017 comemorou os 100 anos da Revolução Russa e a Editora Contexto publicou o livro História da Guerra Civil Russa 1917 - 1922 do escritor francês Jean-Jacues Marie. O livro aborda esse período histórico importante que iniciou-se em Outubro de 1917 e perdurou até meados de 1922. Durante esse período a Rússia enfrentou uma guerra civil que assolou o país, de um lado os bolcheviques e do outro seus inimigos brancos e verdes. A guerra teve por objetivo depor o csar (tsar) Nicolau II.

"A guerra civil começou a devastar a Rússia soviética em 26 de outubro de 1917 e suas últimas convulsões sacudiram a Sibéria extremo-oriental no verão europeu de 1922. Portanto, ela durou mais de quatro anos e meio. Quando terminou, o país estava totalmente arruinado, exangue, esgotado, faminto [...]" p. 13.

A Revolução Russa começou após a deposição do czar em 1917. No mesmo ano, os bolcheviques chegaram ao poder liderados por Lenin. Essa busca pela consolidação do Estado Soviético ceifou aproximadamente a vida de cerca de 8 milhões de pessoas, número esse que gera discussão no livro, já que possivelmente o número de mortes oscilou entre 8 e assustadoramente 20 milhões de mortes.

"[...] Na falta de quadros militares comunistas competentes, Trotski forma o esqueleto do Exército Vermelho com o corpo dos oficiais do exército czarista. Como o governo soviético confia pouco neles, ficam subordinados a comissários políticos bolcheviques que se encarregam de verificar a validade de suas ordens." p. 42.

Aos poucos o autor nos leva a conhecer não somente o campo de batalha e os combatentes, mas também as vertentes políticas e os diversos grupos que participaram dessa guerra civil. Insurreições camponesas ocorreram durante esse período, surgindo os Exércitos Verdes, grupos de camponeses armados que lutaram tanto contra os Exércitos Vermelhos como contra o Exército Branco, eles tinham por objetivo proteger as comunidades em que viviam.
Opinião: Jean-Jacques Marie apresenta uma narrativa equilibrada e instigante sobre a guerra civil que abalou toda e qualquer fundação da Rússia e dividiu a população do país. Esse importante período histórico gerou interesse de diversas potências que contribuíram de forma direta e indireta nesse conflito que durou entre 1917 e 1922. O autor e historiador Marie reconstrói de forma magistral e cuidadosa esse importante período histórico, apresentando inclusive documentos que nos auxilia a compreender a magnitude do conflito, bem como o Estado Soviético e a Rússia atual.
Sobre a Edição: A edição apresentada pela Editora Contexto ficou muito boa. O livro conta com 12 capítulos, sumário, alguns mapas, introdução à edição brasileira, dados biográficos das principais figuras dessa guerra. A edição conta ainda com diversas fotos e imagens de figuras históricas. A revisão ficou muito boa, a fonte está confortável, o único aspecto negativo fica por conta das folhas brancas, pois eu tenho fotossensibilidade, então prefiro folhas amarelas, pois me cansa menos.
Sobre o Autor:  Jean-Jacques Marie nasceu em 1937, França. Ele é um militante operário marxista (trotskista), teórico, intelectual e historiador francês especialista da URSS. Ele é considerado um dos maiores especialistas franceses em URSS e em comunismo. Formado em Letras Clássicas e em História, também se diplomou em russo no Institut National des Langues et Civilisations Orientales (Universidade Sorbonne Paris Cité). Colabora regularmente com as revistas L’Histoire e La quinzaine littéraire. Tem diversas obras publicadas, entre elas biografias de Stalin, Lenin e Trotski.

9 comentários:

  1. Oiii tudo bem?
    Que demais essa dica de leitura gente, fiquei completamente encantada e afim de lê-lo. Gosto de tudo que envolva guerra civil e política, dica anotada e achei a capa linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Tudo bom?
    Infelizmente esse tipo de leitura não me atrai muito, mas confesso que parece ser bem elaborado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Esse livro parece ser incrível e rico de informações. Porém, não é esse tipo de leitura que ando procurando atualmente, mas vou deixar a dica anotada pois é algo enriquecedor!
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por história e, normalmente, adoro leituras sobre o assunto. Porém, esse período histórico especificamente é um que não me atrai muito e já li o suficiente sobre ele na faculdade, por isso, passa a dica.
    No entanto, para quem se interessa, parece que o autor fez um excelente trabalho de pesquisa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Sabe, nunca havia dado atenção a Guerra Civil Russa. Sempre foquei na segunda guerra mundial e mal me informava das outras guerras que aconteceram. Gostei do puxão de orelhas. rsrs
    Anotado a dica
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Faz tempo que não leio algo do tipo, até sinto falta! Fiz um ano de história antes de trocar pro direito e a gente fazia várias discussões sobre o assunto. Com certeza vou anotar o livro aqui para eu ler e analisar hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Nunca li nada assim, mas tenho muita vontade. Interessante saber mais sobre esse assunto. Adoro saber sobre história do mundo em geral. Não sei se leria, mas gostei de saber um pouco sobre o assunto!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oie
    uma ótima pedida para quem gosta tanto do tema de guerra e história num geral mas não sei se é um livro que leria algum dia, quem sabe se eu me interessar mais pelo assunto uma ida mas gostei da dica para indicar a alguns amigos

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pra galera que estuda esse momento da história do mundo deve ser um livro bom.

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad