[RESENHA #416] UM DE NÓS ESTÁ MENTINDO - KAREN MCMANUS - Saga Literária

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, janeiro 31, 2018

[RESENHA #416] UM DE NÓS ESTÁ MENTINDO - KAREN MCMANUS


Título: Um De Nós Está Mentindo
Autora: Karen M. McManus
Editora: Galera
Páginas: 384
Ano: 2018

ISBN: 9788501112521
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: 
Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção. Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus. 

Resenha: Um de nós está mentindo foi escrito por Karen McManus em 2017, lançado pelo selo Galera da Editora Record nesse ano de 2018, o livro é um romance young adult. A autora narra a história de cinco adolescentes que se encontram em apuros após cometerem uma infração durante uma aula e são enviados para a detenção como forma de cumprirem uma "pena" por infringirem uma norma de conduta interna.

"Uma sex tape. Alguém com medo de ter ficado grávida. Dois escândalos envolvendo traições. E essa é apenas a atualização das notícias da semana. Se tudo que você soubesse a respeito do Colégio Bayview viesse do aplicativo de fofoca de Simon Kelleher, você se perguntaria como alguém ainda poderia ter tempo de assistir às aulas." p. 9.

Tudo começa em uma tarde de segunda-feira quando os cinco alunos do colégio Bayview são enviados para a detenção do colégio após serem flagrados com celulares em sala de aula, algo estritamente proibido. Os cinco enviados são: Addy, uma garota inteligente e determinada, ela é ainda a típica rainha do baile; Cooper é o figurão e a estrela do time de beisebol da escola; Brownyn é uma garota certinha, destinada a estudar em Yale; Nate é aquele típico bad boy e Simon é o responsável por criar o aplicativo Falando Nisso, aplicativo esse que espalha fofocas e tudo que acontece na escola, aliás ele é o mais odiado de toda a escola.
"Quando Bronwyn e eu chegamos, o estacionamento está praticamente vazio, e nós hesitamos assim que saímos pela porta. Conheço Bronwyn desde o jardim da infância, tirando alguns anos do ensino médio, mas não andamos juntos exatamente. Ainda assim, não é estranho estar com ela ao meu lado. Quase reconfortante após o desastre do andar de cima." p. 27.

Quando os cinco jovens vão para a detenção eles não imaginam que apenas quatro deles vão voltar de lá. O jovem Simon não vai passar pela detenção para contar qualquer história, pois ele acaba morrendo. Simon sofre um choque anafilático e morre instantes depois. A polícia realiza uma investigação, porém os responsáveis acreditam que a morte de Simon não foi acidental, tendo em vista que o copo utilizado por Simon para beber água instantes antes de morrer continha traços de óleo de amendoim, alimento que ele era alérgico. 

Simon morreu na segunda-feira, ele tinha planos de publicar fofocas bem quentes e comprometedoras sobre os companheiros de detenção na terça-feira. Ao que tudo indica pelas investigações é que um desses companheiros da detenção já sabia que Simon iria morrer. Quem será o responsável por tirar a vida do jovem estudante Simon Keller?
Opinião: A narrativa apresentada por Karen McManus é envolvente e fluida, ocorre em primeira pessoa pela ótica dos quatros alunos sobreviventes à detenção e que são considerados os principais suspeitos pela morte de Simon. A trama é apresentada de forma cronológica, quase como um diário, pois sabemos o dia e hora dos principais acontecimentos. A autora optou por não deixar pistas aos longo da história, isso em parte deixou a trama lenta e ao mesmo tempo despertou a minha curiosidade sobre o desenrolar dos fatos.

Apesar da atmosfera de mistério, esse é um thriller young adult e no decorrer da história a autora abre espaço para um romance adolescente. McManu também adotou alguns clichês que você encontra em livros ou filmes que tem adolescentes como protagonistas, mas isso não afeta a qualidade do enredo. O desfecho da história foi repleta de ação, a autora me deixou surpreso com a resolução das investigações. Achei bem interessante o desenvolvimento dos personagens, o amadurecimento desses no decorrer da trama. Por fim, a autora abre espaço para abordar assuntos que estão diretamente ligados a fase da adolescência como o impacto das fofocas e redes sociais na vida dos jovens, a cobrança que eles precisam enfrentar e principalmente o bullying que sofrem. Eu gostei da leitura, Um de nós está mentindo é um livro que merece a sua atenção. Agradeço ao Grupo Editoral Record por me enviar Um de nós está mentido!
Sobre a Edição: O meu exemplar é uma prova antecipada que recebi do Grupo Editorial Record e ainda assim é uma edição caprichada, a capa é muito bonita e trata-se de uma adaptação do original. A arte externa ficou linda e me despertou curiosidade no meu primeiro contato. A diagramação ficou muito boa e confortável. Achei extremamente interessante os capítulos possuírem divisões de acordo com cada personagem. No geral essa prova está excelente, o selo Galera Record caprichou.
Sobre a Autora: Karen M. McManus é uma autora norte-americana, ela graduou no College of the Holy Cross e seu mestrado em jornalismo pela Northeastern University. Quando ela não está trabalhando ou escrevendo em Cambridge (Massachusetts), McManus gosta de viajar com seu filho. Um de Nós está Mentindo é o seu romance de estréia e foi traduzido para mais de 30 idiomas.

12 comentários:

  1. Li algumas resenhas desse livro e todas me despertam a curiosidade quanto a Simon, mesmo sendo a vitima ele não me passa confiança. Gosto do enredo, mas nunca li nada em que não fosse deixado as pistas, mesmo que eu nunca descubro nada e as partes clichês deve ser por conta gênero YA. Quero ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Heiii, tudo bem?
    Acabei de ler esse livro e gostei mto.
    Achei a ideia de ter a narrativa dos quatro alunos foi otima pra confundir a gente e nao desconfiarmos de quem seria o assassino.
    Confesso que ao longo do livro, suspeitei que o Simon tivesse feito algo e tb gostei do romance, deu uma quebra em todo clima de tensao.
    Recomendo mto.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me chamou muito a atenção pela capa e a sinopse me lembrou uma pegada dos 13 porquês, devido a todos terem um segredo. Adorei a resenha!

    /Juliane
    Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu também fui surpreendida pelo final - eu tinha cogitado praticamente tudo, menos o que realmente aconteceu - e adorei ver o amadurecimento dos personagens, principalmente da Addy, que no começo me irritou bastante com seu jeitinho "faço tudo o que meu namorado quer". Eu adorei esse livro, e estou doida para ler mais obras da autora <3
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Estou animada com essa leitura. Adoro essa pegada de suspense e mistério. E pelo visto a autora soube como conduzir a trama e me impressiona que cada vez mais os young adult estão ganhando mais espaço e essa trabalho de mídia da Galera está incrível.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. oi, legal que você gostou do livro, eu tenho ouvido diversas opiniões, mas ainda não li, embora já tenha o livro aqui comigo. Gostei de saber que o final te surpreendeu e que a autora abriu espaço para diversos temas pertinentes relacionados a adolescência.

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Eu tive o prazer de ler este livro mês passado e simplesmente amei!! Foi uma leitura maravilhosa e rápida. A autora conseguiu me prender à narrativa. Soube conduzir muito bem a trama. Fiquei criando várias teorias, e no final, não acertei.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Sou fanática por um mistério assim, e mal comecei a resenha já fiquei com vontade de ler, adoro criar minhas teorias e investigar junto o desfecho da história.
    A capa e o título sugerem algo bem misterioso, e como faz tempo que não leio um livro com cenário escolar, a dica caiu como uma luva :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Yvens! Tudo bem?
    Já li resenhas desse livro e todas foram positivas assim como a tua, que me deixou ainda mais curiosa para realizar a leitura desse suspense.
    Ainda, me chama atenção esse livro por uma frase que vi em um dos textos que li sobre ele: "Algumas pessoas são tóxicas demais para viver."
    Abraços e beijos da Lady Trotsky
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.c

    ResponderExcluir
  10. Oi...
    Eu ameeeei esse livro!
    Um de Nós Está Mentido é um thriller delicioso, viciante e que deixa o leitor aflito por respostas! Karen M. McManus trabalhou com maestria nessa obra e, sem dúvida, foi minha melhor leitura de 2018 até agora...
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Olá, quando eu vi essa capa eu já queria, mesmo thriler não sendo meu gênero, eufiquei bem curiosa, ele parece ser um livro bem envolvente.
    Adorei sua resenha

    Beijos
    Leitora dramática

    ResponderExcluir
  12. Olá !!

    Recebemos no blog essa mesma edição do VIB e a responsável pela leitura está louca para realizar essa leitura, até mesmo colocar na frente de outras tamanha curiosidade. Eu fiquei bem curiosa com o enredo e sua resenha me deixou mais curiosa ainda, pretendo ler esse livro ainda esse ano, quando eu não sei, mas quero realizar a leitura o mais breve possível por puro prazer. Adorei sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad