[RESENHA #418] SIX OF CROWS (SIX OF CROWS #1) - LEIGH BARDUGO - Saga Literária

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, fevereiro 02, 2018

[RESENHA #418] SIX OF CROWS (SIX OF CROWS #1) - LEIGH BARDUGO

Título: Six of Crows - Sangue e Mentiras (Six of Crows #1)
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg

Páginas: 316
Ano: 2016
ISBN: 9788582353820
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse:
 A Oeste De Ravka, Onde Grishas São Escravizados E Envolvidos Em Jogos De Contrabandistas E Mercadores...fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo. Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza. Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida. O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros. 


Resenha: Leigh Bardugo nos leva para a ilha de Kerch, em especial para Ketterdam que é a capital da ilha, o local é dominado por mercadores, mas também por perigosas gangues. Nas ruas de Ketterdam conhecemos Kaz Brekker, um garoto de 17 anos com um passado sombrio, ele rapidamente ganhou popularidade e importância em Ketterdam, inclusive é conhecido como Mãos Sujas. Kaz é sub-líder da gangue Dregs, chefiada por Per Haskell. Kaz é o responsável por comandar o porto 5, ele é um grande negociador e também trapaceiro. Não satisfeito, Kaz é dono do Clube do Corvo, esse é um lugar onde é praticado jogos de azar e serve como outra fonte de renda para ele.

"Eles estava trabalhando de guarda na stadwatch fazia menos de seis semanas, e o trabalho não era nem de longe tão interessante quanto esperava. Imaginou que estaria perseguindo ladões no Barril ou patrulhando os portos, fazendo as primeiras inspeções em carregamentos que chegavam às docas [...]" p. 9.

Reconhecido por ser ardiloso, Kaz é abordado por Van Eck, representante do Conselho Mercante que joga em suas mãos uma missão extremamente importante, mas também considerada muito difícil, invadir uma prisão considerada impenetrável em Fjerda. Kaz deverá resgatar Shu, um cientista que está encarcerado, ele desenvolveu um poderosa variação da jurda, uma erva que amplia o poder dos Grishas para níveis inimagináveis, mas também poderá levar aqueles que estejam viciados à morte. Para completar essa difícil missão Van Eck promete a Kaz cerca de trinta milhões de kruges.
"As náuseas de Nina não tinham nada a ver com o balanço do barco a remo. Ela tentou respirar profundamente, concentrar-se nas luzes do porto de Ketterdam desaparecendo atrás deles e na batida constante dos remos na água. Ao seu lado, Kaz ajustou a máscara e a capa, enquanto Muzzen remava com velocidade agressiva e incansável, levando-os para mais perto de Terrenjel, uma das pequenas ilhas periféricas de Kerch, para mais perto do Hellgate e de Matthias." p. 71.

Para evitar que essa fórmula caia em mãos erradas, mas também visando o lucro, o Conselho Mercante  determina que Kaz faça o resgate a qualquer custo e para isso ele monta um equipe composta por aliados e inimigos. Nessa jornada Kaz terá ao seu lado Inej (a fantasma), uma jovem da gangue de Kaz, que destaca-se por sua furtividade, por sua facilidade de passar despercebida e ser praticamente uma sombra, ela tem a confiança de Kaz. Nina é uma grisha em fuga, é perigosa e sangradora; Jesper Fahey ama armas, é um exímio atirador e ao lado de Inej é considerado o braço direito de Kaz. 

Wylan Van Eck é filho do influente e poderoso Van Eck, ele é um especialista em bombas e foge do seu passado. Por último temos Matthias um ex-soldado fjerdano que foi condenado por um crime que não cometeu e é o único que conhece a Corte de Gelo. O grupo embarca nessa missão considerada impossível, cada um dos integrantes tem suas próprias motivações para embarcar nessa missão que poderá acabar com a vida deles, seja ela dinheiro ou mesmo para concretizar uma vingança.
Opinião: Essa é a primeira vez que leio algo da Leigh Bardugo e vontade não faltava, pois eu era e ainda sou louco para ler a trilogia Grisha, contudo o meu primeiro contato com sua escrita foi através de Six of Crows, primeiro volume da duologia homônima e a autora me surpreendeu com esse universo fantástico, complexo, bem construído e encantador. Os personagens principais que habitam nesse universo fantástico possuem desejos, medo, culturas, hábitos e cada um com sua própria personalidade. Tamanha foi a competência da autora ao criar esses personagens que eles conseguem passar a sensação de que são reais, eles são simplesmente cativantes.

O enredo é contado pela visão de toda equipe, pelos seis personagens principais e achei isso bem interessante, pois possibilita ao leitor saber de fato o que está acontecendo durante toda a leitura. É igualmente interessante acompanhar todo o clima de tensão e conflitos que há durante a narrativa. O ritmo dessa leitura oscilou um pouco para mim, pois em alguns momentos foi lento em decorrência  do detalhismo empregado pela autora, mas não me desanimou e não é um ponto negativo para mim. 

Six of Crows é um livro repleto de aventura e ação, a autora ainda levanta reflexões e questionamentos sobre aspectos raciais, sociais e até mesmo religiosos. O final é simplesmente emocionante e repleto de reviravoltas, fiquei muito curioso com o desenrolar dos fatos e ao terminar a leitura, fiquei com aquela sensação de quero mais, mas ao menos eu já estou com Crooked Kingdom (Six of Crows #2). Eu super recomendo a leitura de Six of Crows, foi um livro que me conquistou. Agradeço à Editora Gutenberg por me ceder esse belo livro!
Sobre a Edição: O projeto gráfico apresentado pela Gutenberg ficou muito bom, a capa é muito bonita e salta aos olhos pelos detalhes. O livro foi impresso em papel off-white (amarelado) e tem boa espessura. A revisão ficou muito boa, a fonte e o espaçamento estão em tamanhos confortáveis. A edição conta ainda com um mapa muito legal e diversos corvos ao longo dos capítulos. A editora está de parabéns pelo capricho e zelo.

Sobre a Autora: Leigh Bardugo nasceu em 06 de abril de 1975 na cidade de Jerusalém, Israel. Bardugo foi criada em Los Angeles, e graduou-se na Universidade de Yale. Agora vive em Hollywood e se entrega ao seu gosto por glamour. Seu primeiro romance, Shadow & Bone, agora é um Best Seller do The New York Times. Os direitos de Shadow and Bone foram comprados pela Dreamworks.

13 comentários:

  1. Olá!
    Ese parece ser um livro bem emocionante, acertei? Não sei se seria o meu estilo de leitura, mas tenho certeza que é a do meu namorado, acho que vou recomendar pra ele (mesmo sem ler) kkkk Adorei sua resenha!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bem, não é o meu tipo de leitura mesmo sendo uma obra bem emocionante pelo que vejo. Não gosto muito deste tipo de genero, acho bem chatinho por gostar de romances e terror. Para quem gosta deste genero deve ser bem bacana de se ler. ÓTIMA resenha ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Apesar de todo o sucesso, não é uma autora que me inspira a ler. Fantasia não é meu forte... mas que bom que você curtiu a leitura!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante do universo criado pela autora, mas ainda não tive a oportunidade de ler Six of Crows. Ouvi muitos elogios.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. NOssa, eu não conhecia o livro e fiquei bem curiosa. Parece ser uma leitura excelente e que me agradaria bastante. Achei a capa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Desde o ano passado eu me sinto muito instigada em entrar nesse universo tão rico e fantástico. Eu inclusive cheguei a comprar o primeiro livro da trilogia Grisha, porém ainda não comecei. Six of crows parece ser uma fantasia de tirar o fôlego, e por serem personagens que eu imagino, sejam muito bom em bolar estratégias e planejar furtos, já me deixou muito empolgada! Espero ler logo, adorei a resenha!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  7. Que bacana essa dica, para quem curte a trilogia é de deixar o leitor bem animado para ler envolvido, com toda certeza vou indicar para alguns amigos e a capa está linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito curiosa quanto ao Clube do Corvo, quero entender melhor do que se trata. Nunca li nada da Leigh Bardugo, mas me parece ser uma escrita bem dinâmica, o que dá fluidez a leitura, sem dizer que a capa é linda. Quero.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Que bacana esse livro, parece ser uma história cheia de reviravoltas. Adoro esses livros que nos surpreendem no final, haha. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não é meu gênero predileto,mas parece ser um ótimo livro. Conheço alguns amigos que acredito que irão gostar, vou mostrar esse livro para eles.
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu li Mulher-Maravilha sementes da guerra e fiquei muito animada para conhecer mais das obras da autora. Já tem uns meses que vinha querendo saber mais dessa trama e por sua resenha acredito que vá curtir a leitura. Aventuras e um enredo bem desenvolvido é a certeza de uma boa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Já li algumas resenhas deste livro e sempre me pego pensando o quão maravilhoso ele deve ser.
    Adorei sua resenha. Vou marcar como desejado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Eu não conhecia essa obra e fiquei feliz em ver que foi uma leitura agradavel e que superou suas expectativas! Isso é maravilhoso.
    Não leria no momento por não ser meu estilo de leitura. Mas gostei de conhecer.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad