[RESENHA #489] O BRASIL NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - A LONGA TRAVESSIA - CARLOZ DARÓZ - Saga Literária

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, junho 25, 2018

[RESENHA #489] O BRASIL NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - A LONGA TRAVESSIA - CARLOZ DARÓZ


Título: O Brasil na Primeira guerra Mundial - A Longa Travessia
Autor: Carlos Daróz
Editora: Contexto
Páginas: 208
Ano: 2018
ISBN: 9788572449526
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse:
 Poucos conhecem a participação brasileira no primeiro grande conflito do século passado. A Primeira Guerra Mundial chegou ao Brasil pelo mar, quando navios mercantes brasileiros começaram a ser afundados por submarinos alemães, que desenvolviam uma campanha de bloqueio naval contra a navegação Aliada. Diante dos ataques, o Brasil reconheceu estar em estado de guerra contra a aliança liderada pela Alemanha e uniu-se ao esforço internacional contra os germânicos. Essa história merece ser contada em todos os seus detalhes. Nesta obra, Carlos Daróz, especialista em História Militar, faz uma narrativa da nossa presença na guerra e mostra qual foi a real contribuição do Brasil para os Aliados no conflito e as consequências disso para o país.

Resenha: Em 2016 eu publiquei o livro “A Última Poesia – Do Orgulho Nasce a Guerra” o primeiro romance sobre a Primeira Guerra Mundial publicado por um brasileiro. Foi nessa época que conheci o Carloz Daróz, professor, historiador, escritor e major do Exército Brasileiro. Ficamos amigos e passei a admirar o seu trabalho, eu o considero o maior historiador militar do Brasil. Temos trocado muitas conversas e informações, ele irá prefaciar o meu próximo romance O Silêncio das Armas. Ele é autor do livro “O Brasil na Primeira Guerra Mundial – A Longa Travessia” a obra mais completa sobre a participação do Brasil na Grande Guerra. A Livraria Cultura me presenteou o livro para que eu escrevesse a resenha. Poucos conhecem a participação brasileira no primeiro grande conflito do século passado. A Primeira Guerra Mundial chegou ao Brasil pelo mar, quando navios mercantes brasileiros começaram a ser afundados por submarinos alemães, que desenvolviam uma campanha de bloqueio naval contra a navegação Aliada. Diante dos ataques, o Brasil reconheceu estar em estado de guerra contra a aliança liderada pela Alemanha e uniu-se ao esforço internacional contra os germânicos.

Carloz Daroz já publicou obras importantes sobre História; As Invasões Holandesas, Aviação na Revolução de 32, As Bruxas da Noite – As mulheres russas na aviação da II Guerra Mundial, mas seu último trabalho que aborda a I Guerra me impressionou bastante. O autor brasileiro mais conhecido que produziu textos sobre a I Guerra Mundial foi Julio de Mesquita, o importante jornalista e proprietário do jornal Estado de São Paulo, mais tarde o seu trabalho foi compilado e publicado. Embora Mesquita não tivesse estado nos campos de batalha, correspondia-se por cartas no mundo inteiro com aqueles que viram o conflito de perto.

Opinião: Carloz Daróz é autor da Editora Contexto, na minha opinião é a melhor editora de livros didáticos do Brasil. Ninguém escreveu um trabalho tão completo sobre o Brasil na I Guerra quanto Carloz Daróz. Eu pesquiso sobre esse conflito há mais de vinte anos e posso assegurar que nunca havia lido um trabalho tão completo e sucinto. Desde o início do conflito, a neutralidade brasileira, os dois grupos rivais: germanófilos que eram contra a entrada do Brasil na guerra e os nacionalistas liderados por Rui Barbosa que fizeram de tudo para o Brasil entrar na guerra. A perseguição contra os alemães, o afundamento de navios brasileiros pelos submarinos U-boats, a entrada dos brasileiros no conflito, a Missão Médica Militar, a Marinha, o Exército e os primeiros pilotos brasileiros. O livro é realmente incrível, uma leitura indispensável para alunos, professores e amantes da História Militar que traz a memória pouco conhecida das Forças Armadas do Brasil no conflito que acabou há um século.
Sobre a Edição: A capa é sensacional, a impressão, diagramação, revisão e o papel são de alta qualidade. O texto foi bem escrito deixando a leitura leve e dinâmica. A Editora Contexto está de parabéns, caprichou bastante na edição e o livro conta ainda com boas fotos da época.
Sobre o Autor: Carlos Daróz é historiador militar, professor, pesquisador e oficial de Artilharia do Exército Brasileiro. Obteve seu bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e diplomou-se mestre em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Com licenciatura em História pela Universidade Salgado de Oliveira, especializou-se em História Militar pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Leciona no curso de pós-graduação em História Militar da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad