[RESENHA #491] UM PLANETA EM SEU GIRO VELOZ - MADELEINE L'ENGLE - Saga Literária

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, junho 26, 2018

[RESENHA #491] UM PLANETA EM SEU GIRO VELOZ - MADELEINE L'ENGLE


Título: Um Planeta Em Seu Giro Veloz
Autora: Madeleine L'Engle

Tradução: Érico Assis
Editora: HarperCollins
Páginas: 272
Ano: 2018
ISBN: 9788595083257
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Um unicórnio, um menino e o vento, juntos em uma só velocidade! Quando Charles Wallace Murry, agora com quinze anos, grita em desespero a invocação de uma antiga runa para afastar a escuridão, uma criatura radiante aparece. É Gaudior, unicórnio e viajante do tempo. Charles Wallace e Gaudior devem viajar até o passado através dos ventos do tempo e tentar encontrar um Pode-Ter-Sido, um momento do passado em que todos os eventos que se seguiram até o presente podem ser mudados, e o futuro da Terra – esse pequeno planeta em seu giro veloz – pode ser salvo.


Resenha: Um Planeta Em Seu Giro Veloz é o terceiro da pentalogia Uma Dobra no Tempo e a presente trama ocorre cerca de nove anos após os acontecimentos de Um Vento À Porta. A história começa com o dia de ação de graças e a família Murry está preparando o almoço onde estão presente o Sr. e a Sra. Murry, Meg, Charles e os gêmeos. Muita coisa mudou nos últimos nove anos, Meg é agora uma mulher, casada com Calvin, ela está grávida do seu primeiro filho. Charles Wallace tem aproximadamente 15 anos e o seu corpo não desenvolveu tanto, ele aparenta ter um corpo de um garoto de 12 anos. Os gêmeos Dennys e Sandy conseguiram ingressar na faculdade e estudam respectivamente nos cursos de medicina e direito.

"A espaçosa cozinha da casa dos Murry estava iluminada e quentinha. As cortinas haviam sido fechadas contra o escuro lá fora, contra a chuva que vinha do nordeste e ia cruzar a casa. Meg Murry O'Keefe havia preparado um arranjo de crisântemos para a mesa da cozinha, com flores cor de amarelo, bronze e ouro pálido que pareciam acrescentar luz ao aposento." p. 9.

Enquanto os preparativos seguem à todo vapor para o almoço o telefone toca, e para a surpresa de todos é o presidente dos Estados Unidos que deseja falar com o Sr. Murry, um físico de respeito que constantemente está em contato com a Casa Branca. Essa ligação é vista com desconfiança pela família e rapidamente todos percebem que tem algo de errado e logo vão ouvir uma notícia nada agradável. A notícia é de uma iminente guerra, pois Mad Dog Branzillo, presidente de um pequeno país pretende dar início a um ataque nuclear e tem como alvo os Estados Unidos. Mad Dog não dá sinais de recuar ou desistir desse ataque e desesperado, o presidente dos Estados Unidos pede ajuda ao Sr. Murry para encontrar alguma solução, alguma forma de reverter esse ataque.

"A mãe de Calvin sempre fora taciturna. Em casa, ela comunicava-se sobretudo aos grunhidos. Seus filhos, com a exceção de Calvin, haviam demorado para falar pois raramente haviam escutado uma frase completa até estarem no colégio." p. 20.

Tão logo a ligação é finalizada o clima que antes era de alegria e festa na casa dos Murry muda rapidamente para um clima pesado e preocupante. Todos ficam quietos, até que a avó de Calvin se manifesta e diz que o adolescente Charles Wallace deve partir em uma nova missão em que deverá utilizar da sua inteligência para impedir o ataque e consequentemente evitar que uma catástrofe ocorra. Pensativo, Charles vai até o quintal da sua casa onde ele acaba invocando uma runa e logo surge um grande unicórnio chamado Gaudior. Charles e o unicórnio deverão embarcar em uma viagem pelo tempo em busca de um Pode-Ter-Sido, que poderá salvar a humanidade dessa possível guerra nuclear.
Opinião: Um Planeta Em Seu Giro Veloz é um livro que apresenta uma narrativa objetiva e simples, assemelha-se aos livros anteriores da série. O livro tem como protagonista quase que exclusivamente o jovem Charles Wallace e somos levados para uma viagem no tempo, especificamente para o passado, já que o protagonista deve consertar algumas falhas, corrigir alguns detalhes que possa influenciar no presente e moldar o futuro. Escrito em 1978, fica claro que Madeleine tinha como grande preocupação a guerra nuclear, pois no seu tempo os Estados Unidos e a União Soviética estavam em plena guerra fria e as ameaças de uma guerra nuclear entre esses dois países era algo presente.

Madeleine novamente me fascina com seus livros, o espírito de aventura é uma constante nesse livro e até o momento esse é o enredo melhor trabalhado e construído. Os personagens em relação aos livros anteriores mudaram nitidamente, agora estão crescidos, possuem outras perspectivas em suas vidas e ainda que a autora não detalhe profundamente essas mudanças, isso é algo que não prejudica o andamento da história, tendo em vista que o foco é o jovem Charles. Um Planeta Em Seu Giro Veloz é um livro repleto de reflexões e mensagens, pois a autora fala sobre a necessidade de termos fé para vencermos os obstáculos e adversidades que aparecem em nossas vidas, fala também sobre amor, traição e morte. Até o momento esse é o meu livro favorito da pentalogia.
Sobre a Edição: Seguindo o padrão das edições anteriores, a Harpercollins Brasil novamente apresenta uma bela edição. Capa dura, bem colorida e contém diversos detalhes, as folhas são amareladas e apresenta fonte em tamanho confortável. Não encontrei erros ortográficos, a revisão ficou muito boa e valoriza ainda mais esse projeto gráfico.
Sobre a Autora: Madeleine L’Engle (1918-2007) foi uma escritora norte-americana mais conhecida por seus trabalhos de ficção científica YA, particularmente por Uma dobra no tempo e suas sequeências. Suas obras refletem seu forte interesse pela ciência moderna.

7 comentários:

  1. É ótimo numa série quando os livros vão sendo lançado e continuam prendendo o leitor. não Comecei a ler esta série ainda e confesso que prefiro esperar todos os livros serem lançados para poder ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi Yvens, tudo bem? Eu ainda não consegui realizar a leitura de nenhum dos livros dessa série, apesar, de já ter lido várias resenhas recomendando a história, estou esperando todos os livros serem lançados no Brasil para começar. Fiquei feliz em perceber que o terceiro volume te agradou mais do que os anteriores, geralmente os autores vão perdendo o foco inicial e deixando muitas pontas soltas, agora com certeza vou anotar essa série na minha listinha de compras.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Oiii Yvens

    Por enquanto, este foi o meu favorito da série. Viagens no tempo é sempre algo que adoro e achei que Madeleine tratou o tema de um jeito único e original.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Ainda não li mas estou com o primeiro volume e estou ansiosa pela leitura pelas resenhas estremamente positivas!
    Li poucas do 3 volume mas gostei de saber que tem um amadurecimento visivel nos personagens e o enredo ser tão completo e interessante! Concordo com você, parece que vai ser meu favorito tbm kkk
    Otima resenha, e obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de histórias que tragam esse espírito de aventura. Amei saber um pouquinho sobre esse terceiro livro de uma série que tenho muita vontade de ler, pois seus personagens me encantam por tudo o que já li sobre eles.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou louca pelos livros dessa série, tenho certeza que vou me encantar com cada um deles. Adorei poder conhecer um pouco mais sobre esse terceiro livro através da tua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá Yvens, eu tenho bastante curiosidade de ler essa série, adoro livros que trazem viajem no tempo *-* Pelos seus comentários o enredo desse terceiro livro parece estar bem bacana *-* Espero ter a chance de lê-los em breve.

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad