[RESENHA #502] A POÇÃO MORTAL - DIÁRIO DE UMA GAROTA ALQUIMISTA 03 - AMY ALWARD - Saga Literária

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, julho 13, 2018

[RESENHA #502] A POÇÃO MORTAL - DIÁRIO DE UMA GAROTA ALQUIMISTA 03 - AMY ALWARD

Título: A Poção Mortal - Diário de uma Garota Alquimista 03
Autor: Amy Alward
Editora: Jangada [Grupo Pensamento]
Tradução: Denise de Carvalho Rocha
Páginas: 352
Ano: 2018
ISBN: 9788555391040
Onde comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Depois de encontrar o diário de poções de sua bisavó, escapar das garras de uma alquimista malévola, recuperar a memória de sue avô e se tornar Mestra Alquimista, não é hora de Sam Kemi ter um bom e merecido descanso? Mas agora que a Princesa Evelyn está casada com o sinistro Príncipe Stefan e começa a apresentar os estranhos sintomas de um vírus desconhecido, parece que as aventuras de Sam estão apenas começando. Com uma equipe de TV registrando cada passo de Sam e o tempo quase se esgotando, nossa garota alquimista terá agora que enfrentar erupções vulcânicas, animais mitológicos e o pérfido jogo de um Príncipe cheio de segredos, se quiser salvar a Princesa e a vida de todos os seus súditos...de um sono eterno!

Resenha: Talvez Sam nunca tenha odiado alguém como odeia o Príncipe Stefan. Claro que ela tem todos os motivos para isso e a cada dia Sam encontra mais um. Depois de tudo o que passou para conseguir o diário de sua avó e descobrir toda a verdade sobre a poção Aqua Vitae, Sam não conseguiu livrar a Princesa Evelyn de um casamento arranjado. Mas agora os problemas estavam rondando Sam mais uma vez, pois a princesa estava incomunicável e isso era bastante preocupante.

"Estremeço. Não sou mais a garota alquimista que ganhou a Caçada Selvagem e salvou a Princesa. Agora sou a lunática que foi tirada do ar no meu de uma entrevista." p. 14.

Sam tem quase certeza que a Princesa esta sendo mantida presa em algum lugar do palácio, ainda mais pelo fato de ter visto Evelyn com os mesmos sintomas perigosos que o Príncipe Stefan; tosse acompanhada de um pó branco e perda de poderes. Mas Sam não tinha como provar isso, mesmo porque o Príncipe estava espalhando fotos falsas da Príncesa como estivesse tudo bem. Sam estava de mãos atadas e só poderia esperar que estivesse errada. Até que Daphne Golden entrou em contato com Sam.
Daphne Golden era um respeitada cineasta que esta interessada em fazer um documentário sobre a vida de Samantha Kemi. De início, Sam não queria nem imaginar sendo filmada vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana somente para entreter os curiosos sobre a sua vida. Mas Zain diz que pode ser uma coisa boa isso tudo, pois Sam teria a oportunidade de contar toda a verdade sobre o Príncipe Stefan, sua doença e suas suspeitas sobre o sumiço da Princesa Evelyn.

"O primeiro sintoma parece ser tosse, geralmente acompanhada por um resíduo branco que parece pó. Fraqueza nos membros e cansaço também são relatados. Mas o sintoma mais alarmante é a diminuição da capacidade dos Talentosos para fazer magia." p. 61.

Logo depois de resolver essa questão, Sam tem uma reunião com seu avô e alguns mestres alquimistas e contou tudo o que sabia sobre a misteriosa doença que assolou o país do Príncipe, além dele mesmo e agora, supostamente, a Princesa. Para surpresa de Sam, um dos alquimistas mestres sabia sobre a doença e um pouco mais até do que gostaria. Assim, o saldo dessa reunião seria que Sami teria que viajar até o Zhonguo, o país de onde seu mais antigo ancestral viveu e construiu uma reputação invejável até sua precoce morte, juntamente com toda sua aldeia. Samantha Kemi iria em busca de verdades e soluções deixadas pelo último Waidan de Zhonguo, Tao Kemi. E nessa busca, Sam teria que enfrentar vulcões, vilões quase inalcançáveis, usar tudo o que aprendera sobre poções e encontrar um dos seres mais difíceis do mundo: A Fênix.
Opinião: Acabou!! Pelo menos por enquanto a história de Samantha Kemi e toda a sua turma chegou ao fim, e preciso dizer, que final, meus amigos, que final! Mais uma vez, Amy Alward nos leva a desfrutar de uma aventura de tirar o fôlego. Após os acontecimentos de A Poção Perdida, Sam tem um grande problema pela frente: provar que o Príncipe Stefan não é nada daquilo que aparenta ser. Mas isso, obviamente, não será uma tarefa fácil de se cumprir.

A autora aplica novamente a sua fórmula mágica para a trilogia da garota alquimista; problema-caçada-resolução, mas de uma forma muito bem feita. Não tem como não se entusiasmar com as aventuras em que Sam é obrigada a passar para, mais uma vez, salvar a Princesa e seus súditos, além dela própria, claro, pois em cada livro os problemas e as dificuldades vão aumentando e se complicando cada vez mais. A trama toda tem uma velocidade quase alucinante e é muito difícil de se conseguir largar A Poção Mortal.
Outra coisa que foi bastante interessante nas aventuras da garota alquimista, foi que em cada volume a autora apresentou uma, ou mais, criatura mítica para abrilhantar ainda mais essa ótima trilogia; e o mais bacana de tudo é que mesmo que essas criaturas apareçam brevemente durante a trama, todas elas tiveram um importantíssimo papel na hora de se resolver determinadas situações de forma espetacular.

A Poção Mortal, acredito, talvez também seja o livro em que a crítica social esteve mais presente dentre a trilogia de Sami. Alward, tece uma trama em que ao mesmo tempo que serve para divertir, serve também para alertar sobre as diferenças no nosso mundo conturbado, principalmente na era das redes sociais, onde o direito de se expressar, muitas vezes, extrapola o limite de suas responsabilidades. Mesmo que de uma forma do tipo "pano de fundo", as críticas sociais estiveram presentes em toda a trilogia, mas acredito que nesse último volume, elas apareceram com um pouco mais de força.
Dentre diversas coisas que me atraíram no livro, uma delas foi como a autora tratou o amor durante toda a trama. Ela não poupou gêneros e sempre mostrou que se você acreditar nele, o amor, então já tem o maior caminho "ganho", seja lá para onde você estiver que se direcionar. É muito bacana ver o desabrochar desse sentimento nos personagens que, na maioria das vezes, estão o descobrindo pela primeira vez, pois não podemos nos esquecer que a idade média dos personagens principais gira em torno dos dezesseis anos.

Mas quando se fala em amor, também temos que incluir aquele destinado aos familiares e aos amigos, pois esses foram de grande, melhor dizendo, enorme ajuda em tudo o que a nossa querida Sami teve que passar; não fossem eles, os amigos e a família, talvez ela não conseguisse chegar tão longe quanto chegou. 
A Poção Mortal, e toda a trilogia por sinal, nos proporciona uma alta dose de aventura, magia, mistérios, pitadas de romance, surpresas e muitas, mas muitas poções para salvar Nova. Sami e sua turma vai, sim, deixar muitas saudades, mas que sabe um dia ela não volta e nos surpreende.

Então, meus queridos leitores e leitoras, não se acanhem de forma alguma pelo fato da trilogia ser voltada para o público mais jovem, pois tenho absoluta certeza de que irá agradar a todos que gostem de uma, ou três no caso, história muito bem escrita, magistralmente balanceada com os temas expostos, e principalmente, divertidíssima como é. A Poção Mortal de Amy Alward: Diário de uma garota alquimista III, publicado pela editora Jangada (Grupo Pensamento) é sem sombra de dúvidas IMPERDÍVEL!!
Sobre a Edição: Como nos outros dois volumes, a editora Jangada resolveu manter a capa original que é igualmente linda e tem tudo a ver com a história desse terceiro volume. A editoração se manteve também, trazendo fontes agradáveis, papel amarelado e pequenas ilustrações a cada início de capítulo. Mais uma vez tenho que ressaltar o trabalho gráfico de toda a trilogia que ficou soberbo do início ao fim. Essa edição e a trilogia em si, é um deleite para aqueles que gostam de uma boa história aliada a uma edição muito bonita e bem acabada, o que só denota a presteza, o profissionalismo e o comprometimento que a editora teve e tem para com seus leitores. Agradeço novamente ao Grupo Pensamento pelo envio da trilogia que me proporcionou horas de muita diversão.
Sobre a Autora: Amy Alward é uma autora inglesa e editora freelancer que se mudou para o Canadá aos 11 anos e descobriu seu talento para escrever e se tornar diretora editorial de uma grande editora de livros infantis. Em 2013, assinando como Amy McCulloch, foi apontada pela revista Bookseller como uma estrela em ascensão na cena literária. Seu romance de estreia, The Oathbreaker's Shadow, foi indicado em 2014 para o Prêmio Branford Boase na categoria melhor livro de estreia da literatura juvenil do Reino Unido. [Orelha do livro].


36 comentários:

  1. Oiiii,

    Não conhecia a trilogia, mas já fiquei curiosa para conhecer um pouco mais sobre os outros volumes e sobre o que levou aos acontecimentos que desencadearam esse final tão arrebatador assim. Fiquei curiosa para saber porque ela odeia tanto o príncipe kkkkk As capas são realmente muito lindinhas e eu espero poder ler todos eles em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha. Leia sim, tenho certeza que você vai adorar. Essa trilogia é muito boa mesmo. Muito obrigado pela visita e volte sempre. Beijos.

      Excluir
  2. Meu amigo Jeffa, como sempre você arrasa nas resenhas. Eu confesso que tenho super curiosidade e vontade de ler essa trilogia de tanto que você elogia os livros da Amy Alward, mas você sabe bem o tanto de livros que ainda preciso ler e por isso não pretendo ler por agora.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yvens, meu irmão.....kkkkkkk.... vai demorar muito até você conseguir se livrar da pilha de livros da fila, muuuuuito!! Mas leia sim, que é muito boa e divertida a trilogia. Abraços.

      Excluir
  3. Oi!
    Muitos leitores estão falando bem dessa trilogia e realmente acho interessante essa mistura que a autora traz de alquimia com o mundo atual, moderno. Achei bem importante ela ter se aprofundado mais na crítica social nesse terceiro livro.
    Acredito que os livros se tornam melhores quando tratam de algum problema social, por mais que a história seja fantasiosa.
    Sua resenha está muito boa! Parabéns!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, muito obrigado, viu. Realmente, essa trilogia foi uma coisa muito bacana de se ler. Espero que todos possam ter a oportunidade de apreciá-la como eu apreciei. Mais uma vez, muito obrigado, Carolina. Beijos e volte sempre, tá?!

      Excluir
  4. Como estou lendo o segundo livro eu não me arrisquei ler sobre a trama, mas a sua opinião já me deixou bem animada para conferir o desfecho dessa trama, ainda mais por saber que ela veio recheada de criticas sociais. Realmente é uma trilogia para todas as idade, eu amei o primeiro livro.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, vai adorar, com certeza absoluta. Beijos e muito obrigado pela visita. Volte sempre.

      Excluir
  5. Oi, Jeffa!
    Desde o primeiro livro lançado eu fiquei curiosa com essa história inicialmente pela capa e logo mais por descobrir que era infanto-juvenil. Não sabia, porém, que era trilogia até sair o terceiro livro, mas que bacana que a qualidade da história parece se manter e, mais ainda, fechar direitinho nesse volume final. Isso da autora trabalhar críticas sociais também é ótimo, ainda mais relacionado às redes sociais, e ótimo saber que o amor no livro também é aquele direcionado à amigos e família; nem só de amor romântica os livros são feitos, afinal. Valeu a dica, sua empolgação já me deixou animada a dar mesmo uma chance quando der! Obrigada, e ótima resenha também!
    Beijos,

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sâmela, o grande problema das trilogias, são suas continuações que, geralmente, deixam a desejar. Mas, nesse caso, não foi assim não, pelo contrário, só melhorou. Arrisque-se, pois tenho certeza que vai adorar. Muito obrigado e volte sempre, tá! Beijos.

      Excluir
  6. Oi! Tenho muita vontade de ler essa trilogia, porque tem um pouco de tudo que eu gosto, aventura, ação, fantasia.. Acho o universo e os personagens que a autora criou bem diferentes, e embora eu ache isso de reality show meio chato, acho que não ficou de todo ruim na trama. Que bom que a série foi concluída com sucesso, e foi satisfatória. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, não tenha medo não...manda bala...que vai adorar. Muito obrigado pela visita e volte sempre. Beijos.

      Excluir
  7. Oi, Jeffa.
    Estou namorando essa trilogia há algum tempo, mas estava justamente querendo saber se o final faria valer a pena a leitura!! Rs...
    Gostei muito da sua resenha e principalmente de saber que existe esse lado da crítica social como pano de fundo. Fiquei ainda mais interessada em ler.
    Dica super anotada! Quem sabe encontro alguma boa promoção do trio!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, deixa de namorar e case-se logo...kkkkk!! Tenho certeza que não vai querer se separar não...kkkk!! Muito obrigado pela visita e volta logo, tá! Beijos.

      Excluir
  8. Olaa!!
    Confesso que tenho bastante curiosidade e vontade de ler essa trilogia por todos os elogios que ela vem arrancando pelo mundo literário. Tenho que admitir que eu morria de medo de ele ter uma pegada mais infantil e acabar me decepcionando, mas voce meio que corrigiu essa impressão em sua resenha e tenho que dizer, que resenha fantastica! Parabens!

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, sem palavras .... Muito obrigado. Estou aqui para isso mesmo; ajudar! Leia sim, pois de infantil não tem nada. Tem é muita aventura, seres míticos, um tiquinho de romance...e por ai vai. Arrisque-se que vai gostar. Mais uma vez, muito obrigado e volte sempre, tá?! Beijos.

      Excluir
  9. Olá!

    Essas capas são tão lindas que já desperta o interesse de comprar. Elas ficariam belíssimas na minha estante. :D

    A trama não me instiga apesar de apreciar ler de vez em quando livros mais leves, voltados para o público mais jovem. Todavia, a sua resenha foi tão deliciosa de acompanhar que por mais que eu estivesse disposta a não apostar na trilogia me vejo desejando descobrir o universo dos livros e como a Sam resolve os problemas que a autora derruba em cima dela ao longo da trilogia.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna, vou te falar uma coisa... não resista....vai com vontade. kkkkk... Arrisque-se que vai valer a pena, acredite. Muito obrigado pela visita e volta logo, tá?! Beijos.

      Excluir
  10. Oie!

    Não conhecia essa trilogia. Confesso que não tenho lido absolutamente nada que seja fantasia atualmente mas essa trilogia parece ser bem legal.

    Vou deixar a dica anotada, ainda mais sabendo que já foi toda lançada é melhor ainda poder ler toda de uma vez.

    Ótima resenha!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, pode ler sem medo que é muito bacana e divertida. Muito obrigado pela visita e volta sempre, tá! Beijos.

      Excluir
  11. Oiii tudo bem??

    Estou em uma leitura coletiva do primeiro livro da trilogia, e só vejo pessoas falando bem.
    Gostando do primeiro pretendo partir pros próximos e chegar no 3º
    Sua resenha me deixou bastante interessada, e acredito que irei gostar sim, adorei conhecer um pouco mais sobre esse universo.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raffaella, muito legal. Depois conta pra gente o que achou. Muito obrigado pela visita e volta sim, tá?! Beijos.

      Excluir
  12. Olá!
    Apesar de a autora usar uma mesma fórmula para os três primeiros (ou será uma trilogia mesmo?) livros, eu acho que deve funcionar para o que a história se propõe. Gostei bastante da sua resenha, apesar de não ter lido a série, vou procurar pelos demais livros para ver se me animo.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucy, creio que irá se animar sim...kkkk .... muito obrigado e volta sempre, tá?! Beijos.

      Excluir
  13. Oii!
    Li só o primeiro até agora, por isso dei uma passada por cima na sua resenha. Eu gosto dessa fórmula da autora ainda mais por ser uma trama mais leve e jovem. Estou empolgada para finalizar a trilogia.
    Acho as capas muito fofas! ♥
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa, tenho certeza que vai gostar muito. Já estou com saudades da Sam e sua trupe...kkkkk... Beijos e muito obrigado pela visita. Volta logo, tá?!

      Excluir
  14. Olá!
    Eu tenho o primeiro livro e ainda não tive oportunidade de ler, mas além das capas belíssimas, fico animada pela trilogia fechar bem e com um desenrolar desenvolvido com maestria e mesclar tantos elementos interessantes de forma que deixa esse último livro ainda mais instigante.
    Certamente vou gostar de conhecer mais desses personagens.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila do céu...leia logo isso..... kkkkkkk!! Vai gostar muito, tenho certeza. Obrigado e volte sempre. Beijos.

      Excluir
  15. Oi!
    Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas estou com muita vontade de ler, pois eu leio muitos elogios para ela e para esses personagens. O que mais me agrada é que todos esses livros parecem trazer lições maravilhosas.
    Vou anotar a dica para ontem, será que consigo ler rápido?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, passa vontade não!! Leeeeia!! Vai gostar, garanto. Muito obrigado e volte sempre. Beijos.

      Excluir
  16. Oi, Jeffa

    Eu não tenho interesse na trilogia, mas acho as capas lindas! Que bom que a trilogia terminou de uma maneira tão bacana para você, e por mais que não seja muito meu estilo de literatura gostei muito do fato de ter uma crítica social no meio, livros assim ganham pontos comigo!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Tami. Está perdendo uma trilogia muito bacana e divertida. Mas muito obrigado pela visita e não deixe de passar sempre por aqui. Beijos.

      Excluir
  17. Eu ainda não li nenhum livro da trilogia e não tinha muito interesse na leitura até me dar conta de um detalhezinho da sua resenha: crítica social. Mesmo que seja mais intensa em apenas um livro, eu acho que vale a pena a leitura de toda a trama.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi, leia sim que vai gostar. Muito obrigado pela visita e volte sempre, tá?! Beijos.

      Excluir
  18. Oie! Tudo bom?
    Eu nunca li nada dessa autora, pois quando o primeiro livro saiu a hype foi tão grande que eu desisti, haha. Mas que bom que se manteve boa até o final! Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, leia que vai gostar. Muito obrigado pela visita e volte sempre que puder. Beijos.

      Excluir

Post Bottom Ad