[RESENHA #503] 12 HERÓIS - DOUG STANTON - Saga Literária

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, julho 17, 2018

[RESENHA #503] 12 HERÓIS - DOUG STANTON


Título: 12 Heróis
Autor: Doug Stanton

Tradução: Bruno Casotti
Editora: Record
Páginas: 490
Ano: 2018
ISBN: 9788501088949
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: 
As forças especiais que fizeram história. O livro que deu origem ao filme protagonizado por Chris Hemsworth, de Thor Transformado em filme para o grande circuito, 12 heróis reconstitui — com pesquisa de fôlego e texto à altura do melhor thriller — a dramática história de um pequeno grupo de soldados das Forças Especiais norte-americanas que entrou secretamente no Afeganistão, depois do 11 de Setembro, e avançou para a guerra contra o Talibã. Depois do sucesso inicial em capturar a estratégica cidade de Mazar-i-Shariff, os soldados enfrentariam um revés: uma emboscada por mais de seiscentos soldados talibãs que poderia colocar todas as conquistas da campanha em xeque. Uma leitura comovente e eletrizante sobre uma vitória militar histórica.

Resenha: Quem me conhece sabe muito bem que amo história, adoro filmes e livros que retratam as guerras ou períodos históricos, sejam obras baseadas em fato reais ou mesmo ficções históricas e, quando eu vi o livro 12 Heróis na listinha da Editora Record, não pensei duas vezes em solicitar, mesmo sabendo que é mais uma obra que vem retratar o pós atentado 11 de Setembro. Nesse caso específico o autor Doug Stanton nos leva para o Afeganistão quando um grupo de doze soldados das Forças Especiais do exército norte-americano se oferecem para uma missão confidencial, extremamente perigosa e praticamente suicida: convencer o General Abdul Dostum, comandante da Aliança do Norte para unir forças e combaterem em conjunto um inimigo perigoso e em comum, o Talibã e seus aliados da Al Qaeda.

"O problema surgiu à noite, da poeira e da escuridão. Passou pelo campo de refugiados, pelas barracas rasgadas que tremiam ao luar, o grito solitário de um bebê penetrando o céu. O amanhecer não adiantou. Ao amanhecer, o problema ainda estava ali, cercando-se de AK e lança-granadas antitanques, motores em marcha lenta, esperando para entrar na cidade. Esperando." p. 19.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos os soldados americanos lidarem com diversas dificuldades em sua jornada pelo Afeganistão e principalmente a desconfiança que é gerada em torno deles pelo povo afegão. Com o intento de ganhar a confiança do povo afegão e do comandante Abdul Dostum ,o capitão Nelson precisa demonstrar no campo de batalha através da sua coragem e bravura que ele é o homem ideal para lidar com o inimigo. As tropas americanas possuem como objetivo principal conquistar a cidade de Mazar I Sharif controlada pelos Talibãs, que é a quarta maior cidade do Afeganistão.
Para conquista o local, Nelson e a Aliança do Norte contam com apoio aéreo, contudo o maior desafio para os americanos está em terra, pois eles precisam enfrentar o clima desértico e as íngremes montanhas da região. Acostumados com toda a tecnologia disponível do exército norte-americano, os soldados precisavam se adaptar, aprender e incorporar técnicas rudimentares ao seus conhecimentos e utilizarem os cavalos cedidos pela Aliança do Norte para vencer as montanhas. Após um rápida campanha, Nelson e seus aliados conseguem render cerca de seiscentos soldados talibãs, mas algo inesperado acontece e eles são emboscados, colocando todo o sucesso obtido e principalmente as suas vidas em risco.

"O lamento aumentou, e Nelson e Dostum logo passaram por homens que desciam a trilha, os feridos e desnorteados, de olhos vazios, voltando do campo de batalha para o Álamo. Seguiam com dificuldade. Alguns passavam silenciosos como estátuas, seus rostos fechados como máscaras. Outros choravam como bebês." p. 215.
Opinião: 12 Heróis foi uma grata surpresa, narrado em terceira pessoa, podemos acompanhar a história sob o ponto de vista de vários personagens (soldados e familiares que ficaram nos EUA, mas também dos afegãos) e isso é super positivo, pois dá uma ampla visão dos acontecimentos durante a trama. Outro aspecto super interessante é o fato do autor demonstrar como os Estados Unidos da América se portou após o atentado do fatídico dia 11 de Setembro, mostrando como foram os primeiros dias após o ataque e como as tropas americanas lideraram inicialmente com os talibãs no Afeganistão.  Impressiona também como os soldados das forças especiais lidaram com o povão afegão, tendo sido diplomáticos e respeitosos com a cultura local para tentar trabalhar em harmonia com eles.

Essa leitura prendeu a minha atenção por se tratar do tema 11 de Setembro e pela oportunidade de acompanhar os primeiros soldados norte-americanos no Afeganistão, mas também pelo tom dramático das batalhas. Doug Stanton apresenta uma história poderosa, bem como o trabalho árduo dos soldados em uma terra desértica e perigosa. 12 Heróis é uma leitura obrigatória para aqueles leitores que amam história, para aqueles que querem entender um pouco desse conflito, mas principalmente para compreendermos que a dedicação e força de vontade são elementos cruciais para concluir nossos objetivos. Por fim, Stanton deixa claro o quão fútil a guerra é.
Sobre a Edição: A edição segue o padrão de outros livros da Record, livro impresso em papel off-white, fonte em bom tamanho e espaçamento confortável. A edição conta ainda com uma lista de personagens-chave, bibliografia e notas de agradecimento. O livro é dividido em cinco partes, mas não existe uma divisão de capítulos e senti essa falta.
Sobre o Autor: Doug Stanton é jornalista, palestrante, roteirista e autor dos best-sellers do New York Times In Harm's Way e Horse Soldiers. Horse Soldiers (12 Heróis) é a base para um filme produzido por Jerry Bruckheimer com o mesmo nome, estrelado por Chris Hemsworth e Michael Shannon, a ser lançado pela Warner Bros. em 2018.

8 comentários:

  1. Amo essas obras que envolvem fatos históricos, sejam livros ou filmes, são sempre muito impactantes e nos ajudam a entender de forma empática o evento em questão.
    12 heróis com certeza me conquistaria, ainda mais com sugestão de guerras, com certeza é um livro poderoso. Ansioso também pelo filme hehe
    Abraços ��

    ResponderExcluir
  2. Pelos quotes, ele me parece ser muito bem escrito, também admiro livros de conteúdo histórico, no entanto, esse tipo de gênero é algo que eu não costumo ler.
    Mas, enfim... Eu aprecio sempre as sugestões do blog e sempre ressalto a diversidade e originalidade dos títulos resenhados.

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  3. Olá, pelos quotes que você colocou deu para sentir um pouco da escrita do autor, parece ser bem realista, e sendo sobre fatos reais, deve ser bem angustiante sentir o que os soldados passaram, gosto muito de livros com o enfoque em guerras e sendo real, mais ainda. Adorei a dica. Anotei e vou procurar assistir ao filme. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Também gosto bastante de histórias que se baseiem ou se inspirem em fatos reais, como no caso das guerras. Ainda não conhecia este livro, mas fiquei muito curiosa e com muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Também gosto muito de temas históricos e esse que tbm fala sobre o 11 de setembro muito me interesspo , além de vc dizer que a leitura apesar do tema é prazerosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Yvens, tudo bem?
    Mais uma super resenha sua não é? Parabéns!
    Curti muito a obra e o fato dela abordar temas históricos. Sua resenha foi bem detalhista e completa o que nos deu uma ideia legal da escrita do autor e do que esperar dessa obra. Infelizmente com a quantidade de leitura que tenho para agora não vou colocar esse livro na meta, mas certamente é uma leitura que irei realizar no futuro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Yvens,
    Eu gosto muito desse estilo de livros e do tema do 11 de Setembro. Confesso que conhecer suas impressões sobre esse livro me deixaram intrigada para conhecer a história. Outro ponto interessante foram os personagens darem amplitude para a história, sabe? Vou anotar a dica e espero curtir o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie
    um belo enredo e história, com certeza tenho amigos que adorariam mas não sei se eu leria pois gosto de leituras mais tranquilas e dramas ou romances, ainda assim, bela dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad