[AUTORES #05] JO NEBSØ - Saga Literária

Novidades

Home Top Ad

Post Top Ad

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, agosto 14, 2018

[AUTORES #05] JO NEBSØ

Voltando com a coluna Sobre Autores após um bom tempo parado, agora é a vez de conhecermos um pouco sobre um dos grandes nomes da atualidade no gênero thriller, trata-se de Jo Nesbø. Nesbø nasceu em Oslo, Noruega, em 29 de março de 1960 e cresceu na cidade de Molde. Filho de bibliotecária, Nesbø logo cedo demonstrou interesse em literatura, mas apesar desse interesse ele acabou demonstrando um fraco desempenho na escola e por isso ele decidiu tornar-se jogador de futebol. Logo aos 17 anos, ele resolveu largar a escola e  os estudos para dedicar-se ao futebol e Nesbø tentou a sorte no time do Molde FC, mas devido aos problemas no joelho ele abdicou do seu sonho de jogar futebol profissional.

Nesbø cumpriu o serviço militar no norte da Noruega, onde aproveitava o tempo livre para estudar e recuperar o tempo perdido na escola. Nessa época, ele começou a tocar em uma banda chamada I De Tusen Hjem. Em certo momento da sua vida após ter escutado um jovem baixista tocar jazz, ele decidiu criar a sua própria banda chamada Di Derre. Após um ano na ativa a banda conseguiu realizar a primeira turnê e depois anos após conseguiu o primeiro contrato de gravação. Nessa época Nesbø trabalhava como corretor de ações, algo que não durou muito tempo, pois ele pediu licença não remunerada e viajou para Austrália, mas pouco tempo antes de sua viagem uma editora entrou em contato perguntando se ele tinha interesse em escrever um livro. Foi durante o voo para a Austrália que ele começou a escrever o romance Flaggermusmannen e ao retornar para Oslo no fim da sua licença ele já tinha em mãos um manuscrito para a editora. 
Jo Nesbø é músico, compositor e economista, atualmente ele é um dos escritores mais bem-sucedidos e aclamados. Aclamado pela crítica internacional, Nesbø conquistou e sedimentou no campo da literatura policial escandinava. O autor apresenta aos seus leitores tramas complexas e sua principalmente série (Harry Hole) é protagonizada pelo detetive que leva o mesmo nome. O seu primeiro romance policial protagonizado por Hole foi um sucesso de vendas na Noruega e o autor acabou conquistando o prêmio Glass Key na categoria de melhor romance nórdico no ano de 1998. Seus livros são publicados no Brasil pela Editora Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad