[RESENHA #539] ASIÁTICOS PODRES DE RICOS - KEVIN KWAN - Saga Literária

Breaking

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

[RESENHA #539] ASIÁTICOS PODRES DE RICOS - KEVIN KWAN


Título: Asiáticos Podres de Ricos
Autor: Kevin Kwan
Tradução: Ana Carolina Mesquista
Editora: Record
Páginas: 490

Ano: 2018
ISBN: 9788501113467
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Quando Rachel Chu chega à Cingapura com o namorado, o charmoso Nicholas Young, para acompanhá-lo ao casamento de seu melhor amigo, imaginava passar dias tranquilos com uma simpática família, longos passeios de carro explorando a ilha e bastante tempo ao lado do homem com quem um dia talvez fosse se casar. Só que Nick não mencionou alguns detalhes... Como o fato de sua família ter muito, muito dinheiro, que ela iria viajar mais em jatinhos particulares do que de carro e que caminhar de mãos dadas com um dos solteiros mais ricos da Ásia era como ter um alvo nas costas.


Resenha: Asiáticos Podres de Ricos é o romance de estréia do autor cingapuriano Kevin Kwan e foi publicado nesse ano de 2018 pela Editora Record. O autor nos traz a história de Rachel Chu, uma mulher chinesa que mora nos EUA desde que era um bebê. Rachel é uma professora na NYU e namora Nicholas Young (Nick), um professor cingapuriano de história. Rachel ama o seu namorado e gosta de várias coisas nele. Ela gosta da sua inteligência, seu charme e senso de humor, mas foi no primeiro encontro que ela realmente ficou admirada com o comportamento de Nick, pois ele não submeteu ela a um interrogatório, não realizou perguntas sobre a sua formação acadêmica ou mesmo aptidões físicas, intelectuais e sociais.

"- Distração? Que distração? O casamento do Colin vai ser na primeira semana da viagem para Cingapura. Depois disso, nós teremos o verão inteiro para ficar zanzando pela Ásia. Vamos, eu quero lhe mostrar o lugar onde passei a infância. Quero levar você a todos os meus refúgios favoritos." p. 21.

Depois de quase dois anos namorando, Rachel é convidada por Nick para viajar até a Cingapura para o casamento de Colin, o melhor amigo de Nick, além disso essa é uma oportunidade espetacular para eles tirarem uma férias. Chegando no país asiático Rachel tem um choque de realidade, ela percebe que a vida simples e humilde que o seu namorado leva é bem distinta da realidade em que ele cresceu, pois Nick era cercado de famílias extremamente ricas, o que inclui a sua própria família que além de rica é bem tradicional.

"O problema é que seus pais sempre foram muito egoístas. Claro, eles o haviam criado, pagado seus estudos, comprado seu primeiro apartamento, mas, quando o que estava em jogo era o que realmente importava, eles sempre o desapontavam [...]" p. 83.

Nesse grande contraste, Rachel começa a conhecer diversas pessoas, algumas maravilhosas sob o seu ponto de vista e outras nem tanto assim, mas ela é inicialmente vista de forma desconfiada. Eleanor Youg é mãe de Nick e ela é uma mulher que não vê Rachel com bons olhos, ela faz de tudo para proteger o seu filho e está determinada a livrar-se da nora à qualquer custo. Rapidamente, Rachel percebe que é alvo de intrigas e fofocas, a vida dela não será fácil, ainda mais com a sua futura sogra em seu encalço.
Opinião: Asiáticos Podres de Rico é um livro bem descritivo, o autor ao longo da história descreve os usos e costumes, comidas, decorações, roupas e lugares. Em todos os capítulos existe algum tipo de descrição e por mais que eu gosto de livros descritivos em certo momento fiquei cansada, esse é um ponto negativo que me incomodou bastante. Por outro lado, Kevin Kwan nos traz algumas reflexões pertinentes, a maneira como lidamos com o dinheiro, o fato de muitas pessoas darem mais valor ao status do que a felicidade da própria família e a importância do amor. Asiáticos Podres de Rico é um livro que tem um pouco de tudo, intrigas, inveja, romance e como eu disse acima alguns momentos para reflexões.

Para quem ainda não sabe, esse livro está recebeu uma adaptação para os cinemas e está previsto para estrear em novembro desse ano (2018). Asiáticos Podres de Ricos é uma leitura envolvente, fluida e leve, trata-se de um romance com toques de comédia e sátira. A ambientação é espetacular, o autor é tão competente ao descrever os cenários e lugares que fiquei com a sensação de estar visitando esses lugares. Asiáticos Podres de Ricos é o primeiro livro da trilogia Crazy Richs Asians. Esse é um livro para relaxar e divertir, recomendo a leitura para todos que gostam de um bom livro. Fica a dica para você!
Sobre a Edição: A edição está maravilhosa, as folhas são amareladas (papel pólen), a fonte e o espaçamento ficaram confortáveis, eu encontrei erros na revisão. A capa é o grande diferencial, achei linda e está de acordo com o conteúdo apresentado pelo autor. O exemplar que temos em mãos é uma prévia, não era a edição final.
Sobre o Autor: Kevin Kwan nasceu em Cingapura, onde passou a infância e a adolescência. Atualmente mora em Manhattan, nos Estados Unidos. China Rich Girlfriend, sequência de Asiáticos podres de ricos, também fez muito sucesso no mundo inteiro e será publicado em breve pela Editora Record.

5 comentários:

  1. Parece um livro bem sugestivo apesar de ser descritivo. Eu não tenho tantos problemas quanto a isso, só se as descrições forem muito desnecessárias. Fortes reflexões podem nos esperar nesse livro, pelo que percebi, e no final da leitura um grande aprendizado. Fiquei curioso pelo desenrolar do romance!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Eu quero ler este livro a muito tempo, mas esse lance das discrições muitooo bem descritas sempre me deixa com o pé atrás porque leituras assim sempre acabam me desanimando. Mas as reflexões que a história trás me deixam extremamente curiosa para ler e conferir tudo o que este mundo pode me trazer.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já li algumas resenhas desse livro e cada resenha elogia a escrita do autor e a história. Esse livro me lembrou um pouco a série Gossip Girl rs' adoro histórias com intrigas, fofocas, mas que também nos fazem refletir. Também não gosto de muita descrição, muita descrição me cansa e deixa a leitura bem lenta. Mas, mesmo assim, quero conferir essa história e assistir a adaptação.

    beijos!
    http://blogmalucaporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Mayara, sua linda, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro justamente porque quero ver o filme. Não sabia que era uma trilogia. Eu não conheço muito sobre a cultura asiática, então essa parte do livo me deixou muito animada, é sempre bom descobrir sobre outros países. E essa questão do dinheiro embora seja velha, não tem sido mais vista nos livros. Já vi que irei adorar a leitura. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mayara!
    Não souo muito chegada em livros descritivos demais, mas gosto quando o autor explica costumes e comidas diferentes, o que é meio controverso, mas não tem como a gente imaginar uma comida completa sem a descrição, não é como um cenario que o autor fica falando das árvores e do ar e da grama e do verde, entende?
    Eu acho que vou gostar muito de ler esse livro se tiver a oportunidade. Saber que o autor mistura bem um pouco de tudo como intrigas e romances me anima
    Ah, eu sabia que tinha ouvido falar em uma série ou filme com esse nome, tomara que seja um bom filme assim como a leitura, leve e fluida.
    Beijos

    ResponderExcluir