Natal, normalmente período em que comemos além da conta, comidas gostosas, presentes para os familiares, amigo oculto, encontro com pessoas que não vemos tem bastante tempo, músicas de época, festividades e proximidade do réveillon, são características dessa época, além da religiosidade de muitos, desta forma foi elaborada uma lista para ler no clima da cristandade.

1. O Expresso Polar (Chris van Allsburg):

Trata-se de uma obra literária bem curta, com apenas 32 páginas, lançada em 1985,  nos traz a história de um garoto que não acreditava em papai noel, renas, elfos, pólo norte. desdenhando e achando tudo isso uma balela.

Todavia, em uma certa noite, tudo começa a mudar na concepção do garoto, é véspera de natal, um enorme e magnífico trem, conhecido pelo nome de Expresso Polar, para em frente a sua casa. Surge um maquinista, que convida o jovem garoto para subir no trem, com a promessa de levá-lo ao pólo norte com o objetivo de conhecer o papai Noel. A princípio o garoto fica relutante em viajar com o maquinista, contudo acaba aceitando, já no Expresso Polar ele se depara com diversas outras crianças, tornando-se amiga dessas e criando um laço de cumplicidade e irmandade no clima natalino.
                 
2. A Cabana (William P. Young):        
Lançado em 2007, "A Cabana" foi um sucesso em vendas, mais de 12 milhões de exemplares vendidos, tornando-se um dos livros mais lidos em todo o mundo. 

O enredo foi muito bem elaborada, consegue manter a atenção do leitor, a história aborda e trata de um homem amargurado, condição esta devido ao desaparecimento da sua filha em um acampamento ocorrido durante um final de semana em que a família estava reunida. Em certo momento de distração dos pais, a menina sai para brincar e nunca mais volta, alguns sinais de que a menina teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana abandonada localizada nas montanhas.

Durante três anos, o pai vive em uma grande tristeza e inconsolado com o desaparecimento de sua filha. Em certo dia, ao buscar as correspondências na caixa dos correios da sua casa, ele depara-se com uma carta supostamente escrita por Deus, um encontro é marcado na cabana abandonada, após isso, diversas emoções são desencadeadas. 

3. As Crônicas de Nárnia (C. S. Lewis): Obra clássica da literatura mundial, são 7 livros nesse lindo volume único. Todos são muito bons, envolvendo adultos e crianças como personagens principais.

"As Crônicas de Nárnia", abordam principalmente os personagens Edmundo, Pedro, Suzana e Lúcia, que determinado dia foram parar no mundo, no reino de Nárnia. 

Em Nárnia, os personagens deixam de ser crianças comuns, assumindo responsabilidades e importância para com os outros jamais imaginadas, tornando-se Reis e Princesas nessa terra mágica.

O livro possuí um personagem forte e enigmático, Aislan "O Leão", que nos momentos complicados e tenebrosos, aparece para auxiliar os jovens Reis e Princesas, contra diversos obstáculos, principalmente a feiticeira má.

As Crônicas de Nárnia nos leva a refletir, nos dirige ao âmago da história, nos transportando para as diversas aventuras que é apresentada. Ótima história para ler no clima de Natal.

0 Comentários