No próximo dia 21 de setembro, Stephen Edwin King irá completar 70 anos. Com quatro décadas na carreira de escritor, Stephen King continua escrevendo e levando aos seus fãs, as mais diversas histórias, geralmente, fantásticas. Além disso, seus livros continuam recebendo adaptações para o cinema e para a TV, alguns de forma inédita e outros como remake. Somente no ano de 2017, cinco trabalhos, até o momento, tiveram suas respectivas adaptações: os seriados "Mr. Mercedes" e "O Nevoeiro", além dos filmes "A Torre Negra", que estreou em agosto, "Jogo Perigoso", com estreia prevista para 29 de setembro no Netflix e um dos mais aguardados pelos fã no mundo todo: "It: A Coisa", que teve sua estreia no dia 07 de setembro de 2017. 

Tendo em vista esse momento em que os trabalhos do King estão sendo adaptados e a proximidade dos seus 70 anos, resolvemos elaborar uma pequena lista com 10 filmes que consideramos as melhores adaptações daquele que é considerado o mestre do terror moderno. Confira a lista e corra para assistir aqueles que você ainda não viu!

1. O Iluminado (1980): Dirigido por Stanley Kubick e mesmo King não gostando da versão apresentada pelo famoso diretor, O Iluminado é considerado um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos. Contando com a genial interpretação de Jack Nicholson, esse dá vida ao perturbador Jack Torrance em cenas antológicas. Apesar de algumas mudanças e diferenças com relação ao livro, Kubrick dá ao filme um alto clima de desespero e tensão.
2. Christine, O Carro Assassino (1983): Esse foi um dos primeiros filmes adaptados de um livro do King que assisti. Com direção de John Carpenter, a história retrata a vida de um garoto deslocado que em certo momento compra um carro "possuído" chamado Christine (Plymouth Fury '58) que tem vida própria e acaba criando uma relação de amor com o dono. O carro acaba perseguindo e tentando matar todos aqueles que atrapalham o seu dono ou mesmo tentam ficar no meio dessa relação perturbadora. A trilha sonora é simplesmente sensacional.
3. Conta Comigo (1985): Baseado no conto "O Corpo" do livro "Quatro Estações", King apresenta uma fantástica história sobre a amizade e a infância, demonstrando um grupo formado por quatro jovens garotos de personalidades e criações diferentes. O grupo parte em busca de um corpo desaparecido nas matas do Maine, mas nessa jornada acabam aprendendo os valores da amizade. O filme também demonstra a difícil transição da infância para a adolescência. Conta Comigo foi dirigido por Rob Reiner e é um filme nostálgico e atemporal.
4. Cemitério Maldito (1989): Baseado no livro homônimo e dirigido por Mary Lambert, a película foca na família Creed que se muda para uma casa no interior do Maine (EUA). Lá, eles são alertados que a casa está localizada perto de um cemitério de animais, que não deve ser usado jamais. Porém, quando o gato da família é atropelado, tudo começa a dar errado para a família.
5. Louca Obsessão - Misery (1990): Quando o escritor Paul Sheldon sofre um acidente na estrada é resgatado por uma mulher, que coincidentemente é uma grande fã de seu trabalho e também enfermeira. Quando ela descobre que sua personagem preferida terá apenas mais um livro, as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas para o escritor que descobre da pior maneira a verdadeira personalidade de sua "salvadora". Kathy Bates dá vida a fã obsessiva e tem uma atuação magistral, o filme conta ainda com James Caan na pele do escritor. Essa é uma das histórias mais macabras de King e não envolve o sobrenatural.
6. Um Sonho de Liberdade (1994): O filme é baseado no conto "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" que está no livro Quatro Estações. O filme conta a história de Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem banqueiro que foi condenado injustamente pelo assassinato da esposa e seu amante. O filme mostra a vida de Dufresne em no presídio fictício de Shawshank, onde passa vinte anos, e durante esse tempo, fica amigo de Red e acaba tendo proteção do diretor por seus serviços prestados como contador em suas operações de lavagem de dinheiro.
7. O Aprendiz (1998): Baseado no conto "Aluno Inteligente" que está no livro "As Quatro Estações" de Stephen King, "O Aprendiz" é a história de um adolescente que desconfia de um dos seus vizinhos, acreditando que um deles é um criminoso nazista que lutou pelo Führer na Segunda Guerra Mundial. Quando o adolescente descobre o passado do seu vizinho, passa a chantagear o mesmo para que lhe conte as terríveis experiências e histórias sobre a Segunda Guerra Mundial. Dirigido por Bryan Singer (o mesmo de vários filmes X-Men), o filme conta com a atuação impecável de Ian McKellen e Brad Renfro.
8. À Espera de Um Milagre (1999): Cinco anos após dirigir "Um Sonho de Liberdade", Frank Darabont voltou com mais uma história em prisões e  de Stephen King. O filme retrata o cotidiano da prisão para os condenados à morte, onde caminham pela última milha, até o cumprimento de suas sentenças. O filme conta o relacionamento fraterno entre o policial Paul Edgecomb (Tom Hanks) com John Coffey (Michael Clark Duncan) que foi condenado ao corredor da morte por um crime brutal. Com atuações inesquecíveis, À Espera de Um Milagre, é uma da melhores adaptações das histórias de Stephen King.
9. Janela Secreta (2004): Dirigido por David Koepp, o filme é uma adaptação do conto Janela Secreta, Secreto Jardim. A película conta com Johnny Depp como protagonista que dá vida ao personagem Mort Rainey, um escritor de suspense em decadência que após ser traído por sua esposa, resolve se divorciar e se exiliar em uma casa no campo. Mort leva um vida normal em sua nova casa, até que um estranho começa a persegui-lo, acusando-o de plágio.
10. O Nevoeiro (2007): Dirigido por Frank Darabont que adaptou o conto homônimo presente no livro Tripulação de Esqueletos, conta com Thomas Jane como o protagonista. A trama se passa em uma pequena cidade do Maine quando um misterioso nevoeiro toma conta de todo o lugar, trazendo com ele criaturas misteriosas que acaba atacando as pessoas. O filme é um thriller com horror, drama e fanatismo religioso.

2 Comentários

  1. Não creio que os filmes O Iluminado e A Espera de um Milagre é dele? :O CHOCADA! Eu já assisti ambos e nunca que imaginaria ser do Stephen King.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São deles Gaby e ambos são romances, esses dois citados por você são livros individuais. Nessa lista tem alguns filmes que são baseados em contos que são encontrados nos livros "Quatro Estações" e "Tripulação de Esqueletos" por exemplo.

      Bjs

      Excluir