[RESENHA #396] BONECO DE NEVE (HARRY HOLE #7) - JO NESBO - Saga Literária

Novidades

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

[RESENHA #396] BONECO DE NEVE (HARRY HOLE #7) - JO NESBO

Título: Boneco de Neve (Harry Hole #7)
Autor: Jo Nesbø
Editora: Record
Páginas: 420

Ano: 2017
ISBN: 9788501111197
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: 
A primeira neve do ano cai sobre Oslo num dia frio de novembro. Birte Becker chega do trabalho e elogia o boneco de neve que o marido e o filho fizeram no jardim. Os dois ficam surpresos – eles não tinham feito boneco nenhum. Ao olhar pela janela, o menino nota que a figura branca está virada para a casa, com os olhos negros voltados para a janela. Para eles. Quando o inspetor Harry Hole recebe uma carta do autointitulado Boneco de Neve, não desconfia do tenebroso significado dessa alcunha. Somente após descobrir alarmantes traços em comum entre vários desaparecimentos na Noruega, o policial percebe que está envolvido numa trama muito maior, capaz de testar os limites de sua sanidade.

Resenha: Boneco de Neve é o sétimo volume da série que leva o nome do inspetor Harry Hole. Nesse volume Harry está com 40 anos, ele é inspetor da Divisão de Homicídios da Polícia de Oslo, apesar de talentoso ele é ligeiramente desacreditado por apresentar dependência, problemas com a bebida. Harry  é viciado no trabalho, nunca consegue desligar do mesmo e sua vida pessoal acaba ruindo. Entre os problemas diversos, Harry dá de cara com um homem que surge na porta do seu apartamento dizendo que o mesmo está infectado por fungos, a imprensa não o deixa em paz e a única relação que mantém fora do trabalho é com a sua ex-namorada Rakel e o filho dela, Oleg.

"Harry Hole deu um salto e arregalou os olhos. Estava um frio de congelar, e da escuridão veio a voz que o havia acordado. Anunciava que, naquele dia, o povo americano decidiria se, pelos próximos quatro anos, o presidente se chamaria novamente George Walker Bush [...]" p. 12.

O inspetor precisa conviver e enfrentar a perda, ele é um homem angustiado e esse sentimento tem origem na morte do seu parceiro Jack Halvorsen. Diante de todos os problemas, Harry precisa enfrentar o aparente ressentimento que alguns colegas tem dele, principalmente por ele ter recebido treinamento no FBI, mas também por ele apresentar uma enorme obsessão por serial killers, algo comum em Oslo.
"Era o dia em que a neve veio. Às onze horas da manhã, enormes flocos surgiram de um céu incolor, invadindo os campos, os jardins e os gramados de Romerike, como uma armada vinda do espaço sideral. Às duas da tarde, dois caminhões removedores de neve estavam em ação em Lillestrøm, e às duas e meia, quando Sara Kvinesland conduziu lenta e cuidadosamente o seu Toyota Corolla SR5 entre as casas esparsas da rua Kolloveien, a neve de novembro caía sobre a paisagem ondulada do campo como um edredom." p. 7.

Quando a primeira neve do ano chega na cidade de Oslo, ela traz mais do que apenas o forte frio. Com a neve acaba chegando um cruel e perigoso assassino, este escolhe suas vítimas minuciosamente e as marca estranhamente com um boneco de neve no jardim de suas residências. A primeira vítima do misterioso assassino é uma mulher, porém não existe nenhum padrão claro ou mesmo porque ela foi escolhida e quem será a próxima vítima. Para completar esse cenário, Harry ao chegar no Departamento de Polícia descobre que tem uma nova parceira no trabalho, trata-se de Katrine Bratt, uma mulher atraente, inteligente e misteriosa.

Com o desaparecimento de mais mulheres, descobre-se que elas desaparecem sempre após a chegada de uma nevasca na cidade. A polícia resolve dar mais atenção quando corpos das vítimas são encontrados desmembrados, sempre acompanhados de um boneco de neve na cena do crime. Ficando claro que trata-se de um serial killer, Harry Hole é convocado para tomar frente nas investigações, já que ele é o único policial que anteriormente capturou um assassino em série. Em uma busca por pistas e algum padrão, toda a equipe liderada por Harry parte em busca do assassino que está sendo chamado de Boneco de Neve. Aos poucos algumas conexões entre as vítimas vão surgindo, pois elas são mulheres casadas e possuem filhos.

"Silenciosamente, Harry abriu a porta com um empurrão do pé e entrou. Sentiu de imediato a corrente de ar. A primeira porta à direita ficava no fim do corredor. Harry pegou a maçaneta com a mão esquerda, o revólver apontado. Empurrou a porta e entrou. Era um estúdio. Vazio." p. 297.

Acompanhamos o relacionamento fracassado entre Rakel e Harry, ela agora tem um novo namorado, porém ela não consegue esquecer de Harry, o seu antigo amor, o mesmo sentimento vale para ele que ainda não superou a perda de Rakel. Enquanto precisa lidar com os sentimentos do passado e presente por sua ex-namorada, Harry deve enfrentar todas as dificuldades da investigação, tendo em vista que o misterioso serial killer está criando suas próprias regras e está transformando tudo em um terrível jogo de vida e morte. Harry acaba vendo-se em meio a uma teia complexa e perigosa.
Opinião: Jo Nesbo tem uma escrita viciante e envolvente, a linguagem é de fácil compreensão, esse não é o primeiro livro que leio do autor, mas ele consegue manter esses diferenciais em seus livros. Alguns dos acontecimentos são imprevisíveis, pois os fatos vão mudando aos poucos. Por outro lado, o autor vai espalhando as pistas aos poucos durante a trama, dessa forma possibilita ao leitor formular diversas hipóteses junto ao protagonista sobre as investigações. Fica claro que existe todo um capricho e atenção do autor ao formular esse enredo.

O autor continua me impressionando com a sua facilidade de criar tramas repletas de suspense, existe todo um medo e angústia por parte dos personagens, sem contar que eu fiquei super curioso para saber o desdobramento dos capítulos. Boneco de Neve é um prato cheio para quem ama suspense, é um livro muito envolvente e merece um lugar de destaque entre os livros de thriller policial, digo isso pelo fato do autor ter me despertado diversos sentimentos, mas principalmente pela engenhosidade da trama e pelo final surpreendente. Super recomendo a leitura de Boneco de Neve, é um livro fenomenal. Confira abaixo algumas diferenças entre o livro e o filme (que deixou à desejar).
Filme x Livro (Contém Spoiler): Existe diversas diferenças entre o livro e o filme, as motivações dos personagens são diferentes. Enquanto no filme tem personagem que é dado como suspeito, no livro o mesmo é preso. No livro o autor passa que o Departamento de Polícia é totalmente despreparado para lidar com um serial killer, tendo em vista que a cidade de Oslo é pacata. Na película pouco conhecemos o passado de Harry Hole e ele não é bem retratado como um alcoólatra que está em recuperação, já no livro ele tem diversas recaídas.
Sobre a Edição: Eu particularmente tenho as duas edições publicadas pela Record e basicamente o que muda entre elas é a capa. Na edição tradicional que faz parte da coleção temos uma capa preta e envernizada onde conta com um boneco de neve. Já a edição especial a capa é branca, a grafia no título do livro é diferente e conta com um boneco de neve feito de sangue. A revisão ficou muito boa, a diagramação e layout também ficaram ótimas. Ambas as edições contam com folhas amarelas (papel pólen). No geral as edições ficaram caprichadas, gostei do que foi apresentado pela editora.
Sobre o Autor: Escritor e músico noruegês, Jo Nesbø nasceu em Oslo (29 de março de 1960), Noruega. Formou-se na Escola Norueguesa de Economia e Administração de Empresas com licenciatura em Economia. Nesbø ficou conhecido por sua série de romance criminal sobre o detetive Harry Hole, ao mesmo tempo, Nesbø é o principal vocalista e compositor da banda de rock norueguês Di Derre. Nesbø também escreveu uma série de livros infantis sob o título Doktor Proktors prompepulver.

18 comentários:

  1. Já li algumas resenhas sobre esse livro, todas falando tão bem que é impossível não sentir curiosidade, mas a sua resenha... Nossa! Não só fiquei curiosa, como fiquei morrendo de vontade de ler. Conseguiu passar a história do livro e ainda assim me deixar com vontade de conhecer mais detalhes! Adorei! Estou anotando a dica!

    Abraços,
    https://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não assisti o filme, mas pq quero ler antes. Não conheço a escrita do autor e morro de vontade. Ainda mais por trabalhar em um gênero que adoro. Espero conseguir ler em breve <3

    MAS PRECISO CONFESSAR QUE ME DEU AGONIA ver os livros com as lombadas iguais e criarem uma versão baseada no filme bem diferente hauhauhauhauhauha <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oiii eu ainda não assisti ao filme e te digo que fiquei bem interessada em ler o livro antes, diante de todo o suspense que a obra parece trazer, ótima resenha e lindas fotos, essas edições são lindas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Sou bem curiosa quanto a está série, ainda mais por saber que tem livro que virou filme, mas me assusto pela quantidade de volumes. Gosto destes triller policiais, me prendem de tal forma que devoro o livro, sem mencionar o desfecho surpreendente que mencionou. Quem sabe um dia desses me dou o privilégio de ler pelo menos um da série.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, me deixou super curiosa a respeito do livro. Sabia que virou filme mas acabei não lendo a parte da diferença por ter spoiler, e por eu achar que irei acabar lendo o livro mesmo que não seja o meu gênero de livro que normalmente leio, mas que me convenceu a ler.

    Bjus**
    http://imagine-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse é o meu gênero literário preferido e desde que eu conheci esse livro eu estou louca por ele. Está na minha lista de futuras compras e acho que vou gostar muito quando eu for ler. Adorei a tua resenha e poder conhecer um pouco mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  7. Oiee, vi muito falar dessa obra mas sua resenha ficou show e conseguiu falar muito da obra sem dizer tanto, gostei de saber sobre o filme também. Dica anotada e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oiii

    Eu quero muito ler esse livro, deveria ter lido no final do ano mas acabou atrasando minhas leituras por aqui e não deu, espero conferir essa história em breve, talvez em fevereiro. Quanto ao filme não tenho muito interesse em conferir, vi muitas criticas negativas sobre a adaptação e sou daquelas que fica toda hora comparando o livro com o filme...hehe


    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Não sabia que esse livro fazia parte de uma série. Quero muito ler e com sua resenha fiquei com mais vontade ainda.

    Beijinhos,
    https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Tenho bastante curiosidade de ler os livros deste autor, pois parecem ser muito bons. Adorei tua resenha e fiquei doida pra ler este!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu nunca li nada do Jo,mas pretendo ler, amo esses livros que embora um pouco grossos conseguem nos prender e tem uma leitura fácil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostei de saber dessas diferenças entre livro e filme. Tenho muita vontade de ler algo do autor, esse livro em especial term uma premissa intrigante.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Uma amiga minha leu e não gostou tanto assim do livro. Mesmo assim, estou curiosa quanto à história e fiquei mais ainda quando vi que esse é o sétimo livro da série do detetive. Não lembro de os livros terem sido lançados em português, vou pesquisar.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Ao suspense, mas não li este ainda. Nem mesmo o filme eu cheguei a ver. Pelo que você explicou, filme e livro são bem diferentes mesmo. Em todo o caso, o que quero mesmo é o livro, e já vi que vou gostar.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    A escrita desse autor é bem interessante. Já tinha anotado o nome dessa obra e como é uma série acredito que vou curtir mais se acompanhar desde o primeiro livro.
    Sua resenha como sempre nos faz querer embarcar na leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. que resenha boa, fiquei bem intrigada com o desaparecimento dessas mulheres e o desenrolar da vida de Rakel e Harry, certamente, esse é um livro que chamaria minha atenção já pela capa, ficou perfeita. e saber que tem um filme me chamou atenção mais ainda, adoro ler e assistir para depois analisar

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não li o livro e nem assisti ao filme. Achei sua resenha muito bem escrita e despertou o meu interesse saber que há tanto mistério envolvido. Pelo que você comentou, o estilo da narrativa do autor vai me interessar bastante. Estou anotando a dica aqui para conferir depois.
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Olá amigo...tá ai um livro que estou doida pra ler. Gosto do gênero e quero conferir essa e outras obras do autor. Adorei a resenha, incrível sempre, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir