Título: História da Guerra Civil Russa 1917 – 1922
Autor: Jean-Jacques Marie
Editora: Contexto
Páginas: 272
Ano: 2017
ISBN: 9788552000198
Onde Comprar: Amazon – Saraiva
Sinopse: A Revolução Russa começou com a deposição do czar em fevereiro de 1917. Em outubro do mesmo ano, os bolcheviques chegam ao poder, sob a liderança de Lenin. Mas o Estado soviético só se consolida depois de uma guerra fratricida que durou até 1922 e causou milhões de mortos. Este livro é uma narrativa instigante e equilibrada da guerra civil que abalou a Rússia, dividiu sua população e contou com a presença direta e indireta de várias potências estrangeiras. É também uma fina análise das partes nela envolvidas. O historiador Jean-Jacques Marie faz uma cuidadosa reconstituição histórica e apresenta documentos até agora inéditos para quem não conhece a língua russa. Entender esse conflito ajuda a compreender o Estado soviético e a Rússia atual.
Resenha: Em 2017 comemorou os 100 anos da Revolução Russa e a Editora Contexto publicou o livro História da Guerra Civil Russa 1917 – 1922 do escritor francês Jean-Jacues Marie. O livro aborda esse período histórico importante que iniciou-se em Outubro de 1917 e perdurou até meados de 1922. Durante esse período a Rússia enfrentou uma guerra civil que assolou o país, de um lado os bolcheviques e do outro seus inimigos brancos e verdes. A guerra teve por objetivo depor o csar (tsar) Nicolau II.
“A guerra civil começou a devastar a Rússia soviética em 26 de outubro de 1917 e suas últimas convulsões sacudiram a Sibéria extremo-oriental no verão europeu de 1922. Portanto, ela durou mais de quatro anos e meio. Quando terminou, o país estava totalmente arruinado, exangue, esgotado, faminto […]” p. 13.
A Revolução Russa começou após a deposição do czar em 1917. No mesmo ano, os bolcheviques chegaram ao poder liderados por Lenin. Essa busca pela consolidação do Estado Soviético ceifou aproximadamente a vida de cerca de 8 milhões de pessoas, número esse que gera discussão no livro, já que possivelmente o número de mortes oscilou entre 8 e assustadoramente 20 milhões de mortes.
“[…] Na falta de quadros militares comunistas competentes, Trotski forma o esqueleto do Exército Vermelho com o corpo dos oficiais do exército czarista. Como o governo soviético confia pouco neles, ficam subordinados a comissários políticos bolcheviques que se encarregam de verificar a validade de suas ordens.” p. 42.
Aos poucos o autor nos leva a conhecer não somente o campo de batalha e os combatentes, mas também as vertentes políticas e os diversos grupos que participaram dessa guerra civil. Insurreições camponesas ocorreram durante esse período, surgindo os Exércitos Verdes, grupos de camponeses armados que lutaram tanto contra os Exércitos Vermelhos como contra o Exército Branco, eles tinham por objetivo proteger as comunidades em que viviam.
Opinião: Jean-Jacques Marie apresenta uma narrativa equilibrada e instigante sobre a guerra civil que abalou toda e qualquer fundação da Rússia e dividiu a população do país. Esse importante período histórico gerou interesse de diversas potências que contribuíram de forma direta e indireta nesse conflito que durou entre 1917 e 1922. O autor e historiador Marie reconstrói de forma magistral e cuidadosa esse importante período histórico, apresentando inclusive documentos que nos auxilia a compreender a magnitude do conflito, bem como o Estado Soviético e a Rússia atual.
Sobre a Edição: A edição apresentada pela Editora Contexto ficou muito boa. O livro conta com 12 capítulos, sumário, alguns mapas, introdução à edição brasileira, dados biográficos das principais figuras dessa guerra. A edição conta ainda com diversas fotos e imagens de figuras históricas. A revisão ficou muito boa, a fonte está confortável, o único aspecto negativo fica por conta das folhas brancas, pois eu tenho fotossensibilidade, então prefiro folhas amarelas, pois me cansa menos.
Sobre o Autor: Jean-Jacques Marie nasceu em 1937, França. Ele é um militante operário marxista (trotskista), teórico, intelectual e historiador francês especialista da URSS. Ele é considerado um dos maiores especialistas franceses em URSS e em comunismo. Formado em Letras Clássicas e em História, também se diplomou em russo no Institut National des Langues et Civilisations Orientales (Universidade Sorbonne Paris Cité). Colabora regularmente com as revistas L’Histoire e La quinzaine littéraire. Tem diversas obras publicadas, entre elas biografias de Stalin, Lenin e Trotski.
Redes Sociais