[AUTORES #04] ANDREÉ CHEDID - Saga Literária

Breaking

sexta-feira, 13 de abril de 2018

[AUTORES #04] ANDREÉ CHEDID

Andreé Chedid nasceu em 20 de março de 1920 na cidade do Cairo, Egito. Chedid nasceu em uma família cristã de origem libanesa, aos 10 anos de idade ela foi enviada para um colégio interno, onde aprendeu Inglês e Francês. Aos 14 anos, Chedid partiu para a Europa onde continuou os seus estudos e concluiu o ensino médio. Após concluir os seus estudos em Paris, Chedid retornou para a cidade do Cairo com o objetivo de estudar jornalismo, algo que ela conseguiu na American University.

Em 1946, Chedid tornou-se cidadã francesa por opção e escolheu viver em Paris. Andreé Chedid foi considerada uma autora de grande relevância na sua geração, destacando-se através da prosa e imagens poéticas, além disso ela conseguiu unir em sua escrita duas culturas de grande relevância, a francesa e a cultura do oriente médio. Considerada uma autora prolífica, Chedid escreveu cerca de vinte e três volumes de poesia e dezoito romances, além de uma centena de contos, peças e livros infantis. Países como Egito, Líbano e França reivindicam-na como grande nome da literatura nacional.

CURIOSIDADES

1. Dois dos seus romances foram adaptados para o cinema e transformaram-se em filmes premiados como: Le sixieme jour de Youssef Chahine (1986) e L'autre de Bernard Giraudeau (1991);
2. O seu grande sonho era se tornar dançarina;
3. Ela casou com um médico aos 22 anos e teve dois filhos: Louis Chedid, um famoso cantor francês, e Michèle;
4. Ela sempre questionou a condição humana em suas obras;
5. Uma biblioteca pública em Paris foi batizada em sua homenagem no ano de 2012;
6. Em 2017 a Editora Martin Claret publicou "O Menino Múltiplo", o primeiro livro dela publicado no Brasil e que trata de amor e tolerância de forma poética.
https://www.cupomvalido.com.br/desconto/saraiva/
Dia das mães está chegando, aproveite para comprar aquele presentinho com desconto, acesse o site cupomválido e utilize os descontos. Você também pode adquirir o livro "O Menino Múltiplo" ou qualquer outro livro na Saraiva com 10% de desconto acessando esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário