[RESENHA #533] VOLTA PARA CASA - HARLAN COBEN - Saga Literária

Novidades

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

[RESENHA #533] VOLTA PARA CASA - HARLAN COBEN


Título: Volta para Casa (Myron Bolitar #11)
Autor: Harlan Coben
Tradução: Mendes Marcelo
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2018
ISBN: 9788580418347
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: 
Dez anos atrás, dois meninos de 6 anos foram sequestrados enquanto brincavam na casa de um deles, uma mansão em um bairro elegante de Nova Jersey. Mas, após o pedido de resgate, as famílias nunca mais tiveram notícias dos sequestradores nem de seus filhos. Agora, Myron Bolitar e seu amigo Win acreditam ter localizado um deles, o adolescente Patrick, e farão de tudo para resgatá-lo e obter as respostas pelas quais todos anseiam:

O que aconteceu no dia em que foram raptados?

Onde ele esteve durante todo esse tempo?

E, o mais importante, onde está Rhys, seu amigo ainda desaparecido?

Após cinco anos sem escrever nenhum livro da série Myron Bolitar, Harlan Coben brinda os leitores com Volta Para Casa, um suspense explosivo, como só o seu talento pode criar. Um thriller profundamente comovente sobre amizade, família e o verdadeiro significado de lar. 

Resenha: Há cerca de dez anos, Brooke prima de Win, deixou o seu filho Ryhis com o amigo Patrick brincando em casa, eles estavam acompanhados da babá. Mas ao retornar para casa, ela ficou surpresa e desesperada, pois encontrou a babá amarrada e os dois garotos simplesmente desapareceram. Durante os próximos dez anos ninguém conseguiu qualquer pista que levasse ao paradeiro dos garotos, Brooke ficou completamente no escuro e não recebeu qualquer contato dos sequestradores para exigirem algum tipo de resgate ou mesmo para dar alguma notícia e ninguém nunca mais viu as crianças.

"Não sou um sujeito dado a histerias ou sobressaltos. Já vi muita coisa nesses meus 40 e tantos anos de vida. Quase fui morto mais de uma vez. E já matei. Já presenciei desgraças que muitos achariam indigestas, se não inimagináveis, e alguns me apontariam como responsável por outras tantas desgraças de igual quilate. Ao longo do tempo, aprendi a controlas as emoções em situações de risco ou perigo [...]" p. 7.
Mas tudo muda quando Win o velho amigo de Myron Bolitar tem em mãos um e-mail anônimo, essa é a única pista que ele teve em mãos nos últimos anos e ele acaba descobrindo o possível local em que tem um rapaz com as mesmas características de Patrick. Win encontra esse rapaz em um ponto de prostituição na cidade de Londres e ao tentar abordar o rapaz, ele acaba entrando em uma confusão, para piorar aquele que pode ser o filho de Brooke acaba fugindo. Diante da difícil situação em que se encontra, Win decide recorrer ao velho amigo Myron Bolitar para ajudá-lo a solucionar esse caso, mas antes de partirem para a ação eles precisam acertar alguns detalhes.

"A polícia cobria Myron de perguntas que ele ia respondendo apenas com meias respostas. Além disso, na qualidade de advogado habilitado pela Ordem norte-americana, ele recorria ao direito de confidencialidade advogado-cliente para omitir o nome de Win. Sim, ele viera para Londres num jatinho da Lock-Horne a pedido de um cliente. Não, ele não podia dizer se havia estado ou falado diretamente com esse mesmo cliente [...]" p. 77.

Patrick é realmente localizado, agora é através deles que os detetives buscam alguma informação sobre Ryhis e onde ele poderia estar ou mesmo o que aconteceu com ele de fato, pois o objetivo é devolver ambos para as suas respectivas famílias. Contudo, para chegar ao outro garoto, Win e Myron precisam cair de cabeça no submundo do crime que envolve diversas atividades ilícitas como lavagem de dinheiro, tráfico e prostituição, mas as dificuldades só aumentam quando eles conseguem um acordo com um bandido, as coisas fogem do controle.
Opinião: Harlan Coben nos presenteia com uma trama envolvente, a narrativa é muito fluida e de fácil compreensão, o autor realizar descrições bem realistas e nos passa a impressão que estamos assistindo um filme. É interessante acompanhar de perto a história dessas duas famílias que sofreram com a ausência e sumiço de seus filhos e esse é um grande drama familiar que o autor aborda, algo que deve acontecer com frequência mundo afora. Outro fato relevante são as personalidades distintas das mães, Mandy é uma mulher frágil e não disfarça a tristeza e dor presente em sua vida. Por outro lado, Brooke é uma mãe que consegue manter-se sã, ela consegue lidar um pouco melhor com o sequestro.

Volta para Casa é um livro surpreendente e conta com um desfecho muito bom, digno de Harlan Coben. A trama é repleta de reviravoltas e acontecimentos que nos deixa estarrecidos, tem ainda uma boa carga emocional e nos mostra como o ser humano é vulnerável. Volta para Casa é uma leitura intensa e agradeço a Editora Arqueiro pela oportunidade de conhecer outro livro do autor. Esse é o 11º volume da série Myron Bolitar, mas pode ser lido de forma independente dos outros. Super recomendo esse livro para quem curte livros de suspense e mistérios.
Sobre a Edição: A edição apresentada pela editora Arqueiro está bem finalizada, conta com uma bela e instigante capa que retrata corretamente o clima de suspense e mistério apresentado na trama. A revisão ficou muito boa, o livro conta com folhas amareladas, fonte e espaçamento em tamanho confortáveis. O livro conta com 36 capítulos.
Sobre o Autor: Harlan Coben foi o primeiro autor a vencer os três prêmios mais prestigiados da literatura policial nos EUA, o Edgar Award, o Shamus Award e o Anthony Award, encontrando-se actualmente traduzido em cerca de 37 línguas e contando com mais de 20 milhões de exemplares vendidos. A crítica, desde o New York Times, ao Wall Street Journal ou ao Le Monde, tem-lhe dispensado as mais elogiosas referências.

11 comentários:

  1. Talvez o enredo seja bem diferente, mas a resenha me lembrou o filme "Sobre meninos e lobos." Uma ótima dica!

    ResponderExcluir
  2. Acredita que, apesar de ler muito, ainda não li nada do Harlan coben? Só não sei se começaria por este aqui.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha e pela dica.
    Meu amigo tem esse livro e ele já me indicou diversas vezes mas nao tive tempo de ler ainda.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros com um bom suspense e esse se encaixa perfeitamente no meu gosto. Vou procurar para ler e saber o final da história.

    ResponderExcluir
  5. Fui ler Coben por indicação de uma amiga, comecei por "Não há segunda chance" e gostei muito da escrita dele! Tomara que a netflix faça jus aos livros maravilhosos dele!

    Esse livro eu não li Ainda, mas tá na TBR e quero ler logo!!!

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Li apenas um livro do autor até hoje (Não Conte a Ninguém), mas já foi o suficiente para me apaixonar pela narrativa e o desenvolvimento que ele consegue bolar. Adorei sua resenha, e já adicionei o livro nos desejados. Só estou em dúvida se começo do primeiro ou vou fora de ordem kkk

    Abraço!
    lupiliteratus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Até hoje eu só li um livro desse autor, fiquei muito preso a narrativa de suspense dele. Pretendo colocar esse na lista de leitura.

    ResponderExcluir
  8. Essa foi uma das minhas melhores leituras de 2018 até o momento. O livro possui um enredo intenso e surpreendente, me prendeu do início ao fim. Recomendo para todos.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei muito interessante parece ser bem intenso, gosto de suspense dessa forma quando nos prende do começo ao fim e esse livro parece nos proporcionar tal leitura.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia este livro , fiquei muito curiosa para ler , gostei muito da sua resenha

    ResponderExcluir
  11. Oi Yvens! Eu até conheço essa série do Bolitar, porque tenho uma amiga que é APAIXONADA. Mas nunca me senti realmente tentada a ler. Mas esse foi diferente. Achei muito louca e interessante a premissa do sequestro dos meninos e o encontro de um deles. Como pode ser lido independente, acho que esse vou pegar pra ler. Parabéns pela incrível resenga. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir