[RESENHA #547] ROMA: UMA HISTÓRIA EM SETE INVASÕES - Saga Literária

Breaking

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

[RESENHA #547] ROMA: UMA HISTÓRIA EM SETE INVASÕES


Título: Roma - Uma História em Sete Invasões
Autor: Matthew Kneale
Tradução: Maria José Silveira
Editora: Vestígio
Páginas: 416
Ano: 2018
ISBN: 9788554126049
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse:
 Nenhuma cidade da Terra preservou tão bem seu passado quanto Roma. Visitantes podem atravessar pontes antes cruzadas por Cícero e Júlio César, explorar templos ocupados pelos imperadores romanos e entrar em igrejas que praticamente não mudaram desde as primeiras missas celebradas ali por papas, dezesseis séculos atrás. Essa longevidade arquitetônica é ainda mais notável considerando os muitos desastres que afligiram a cidade. Roma sofreu terremotos, inundações, incêndios, pragas e foi, sobretudo, devastada repetidamente por exércitos invasores.

Dos gauleses aos alemães nazistas – passando pelos godos, normandos, espanhóis, luteranos e franceses –, Matthew Kneale nos conta as histórias por trás das sete invasões mais importantes e revela, com percepção fascinante, as marcas que cada invasor deixou na cidade e como elas transformaram seus aspectos social, econômico e cultural. Utilizando uma abordagem totalmente inovadora do passado de Roma, Kneale desvenda como ela se tornou a cidade que é hoje. Com uma pesquisa meticulosa e um conhecimento em primeira mão do local, Roma: Uma história em sete invasões é uma celebração da coragem feroz e da vitalidade do povo romano. Acima de tudo, é uma carta de amor apaixonada para essa cidade incomparável.

Resenha: Escrito pelo autor britânico Mathew Kneale e publicado originalmente em 2017, Roma: Uma História em Sete Invasões chegou ao Brasil nesse ano de 2018 por meio da Editora Vestígio. O livro é fruto de uma longa pesquisa realizada pelo autor que durante 15 anos buscou e captou informações sobre a história da cidade que é considerada por muitos a mais importante da antiguidade, Roma (Cidade Eterna). A cidade inclusive conseguiu preservar boa parte do seu patrimônio histórico e cultural após vivenciar e testemunhar diversas mudanças ao longo dos séculos.

"A quatorze quilômetros de Roma, onde o Rio Tibre faz uma curva e entra em uma pequena planície, une-se a ele um pequeno afluente - não mais que um córrego - chamado Ália. Hoje é difícil notá-lo. Para além do Tibre, caminhões passam pela rodovia, e trens de alta velocidade correm para o norte, na direção de Florença, e Milão [...]" p. 13.

O título do livro traz uma informação importante, a que Roma esteve envolvida em sete invasões, mas a ideia principal do autor não é falar sobre cercos e saques, ele quer ir além e demonstrar que a história de Roma vai além de guerras, cercos e saques. Mas o autor nos apresenta a cidade desde os primórdios, quando não passava de um vilarejo e nos conduz até a Roma de Mussolini. Todavia, percebemos que a história da cidade foi marcada pelas inúmeras destruições e reconstruções e esses momentos na história da cidade tiveram origens diferentes, por vezes incêndios assolaram a cidade, outrora foram inundações e terremotos, mas também os exércitos invasores que forçaram os romanos a recomeçar e reconstruir o seu lar. Essas experiências ao longo da história romana deixaram marcas na cidade e forjaram sua identidade.

"Considerando tudo, Roma teve sorte no ano 410. Comparado ao destino de outras cidades saqueadas nessa época, que testemunharam extensos incêndios propositais e tiveram seus habitantes escravizados, Roma sofreu bem pouco, na verdade [...]" p. 85.
Opinião: Mathew Kneale é um romancista, um autor que trabalha no campo da ficção, contudo ao propor escrever um livro sobre Roma, ele precisou realizar longas pesquisas e se utilizou da sua facilidade em construir narrativas para relatar a história de Roma com suas sete invasões e o quanto isso influenciou a cidade a torna-se o grande Império que um dia foi. Roma precisou enfrentar diversos invasores até se consolidar como uma potência e o autor demonstra isso ao relatar as invasões cometidas pelos Gauleses, Godos, Normandos, Espanhóis e outros povos.

A leitura de Roma foi uma experiência edificante e prazerosa. Eu amo história e entre os temas que mais me desperta atenção e curiosidade é justamente a história de Roma, seja o período que era uma República ou Império. O autor nos permite e conduz para uma viagem onde conhecemos um pouco mais sobre a história da "cidade eterna", as tragédias enfrentadas pela cidade e sua população, mas também o seu surgimento como potência e o renascimento ao passar do tempo. Essa é uma leitura muito informativa e repleta de detalhes, contudo não é uma leitura maçante. Roma é uma leitura fascinante, simplesmente maravilhosa!

Sobre a Edição: A Editora Vestígio caprichou no projeto gráfico, a edição conta com mapas e diversas imagens, a gramatura da folha é muito boa e utilizaram papel off-white (levemente amareladas). A fonte e espaçamento ficaram bem confortáveis, já a revisão ficou ótima. Existe ainda no final do livro fontes e bibliografias utilizadas.
Sobre o Autor: Nasceu em Londres, em 1960, filho e neto de escritores. Estudou História Moderna em Oxford e é fascinado por diversas culturas: viajou para mais de oitenta países e se aventurou a aprender várias línguas, incluindo japonês, amárico etíope, romano e albanês. É autor de cinco romances, incluindo English Passengers (indicado ao The Man Booker Prize e vencedor do Whitbread Book Awards, na categoria Book of the Year) e o livro de não ficção Crença: Nossa invenção mais extraordinária (WMF Martins Fontes). Vive em Roma há quinze anos com a esposa e os dois filhos.

18 comentários:

  1. Olá! =)
    Eu amo saber sobre o passado de Roma, é uma cidade que tenho muita vontade de conhecer, até já fiz aula de italiano na faculdade. Há um brilho muito grande quando vejo imagens da Itália e me deparo com a história daquele país e das grandes construções. Quero ler esse livro. Valeu muito a dica, até então eu desconhecia.

    ~ Diego França |
    Blog Vida & Letras ~
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro ler sobre História antiga! E quando se fala História antiga, Roma esta no centro desse tema. Gostei do livro pois me parece que o autor trata de temas sociais, escrever História tratando de temas sociais e deixando o império um pouco de lado, é fascinante. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Yvens,

    Eu sou completamente apaixonada por história, e a história de Roma é uma das minhas preferidas. Sempre gosto de ler ou assistir algo sobre ela.
    Imagino como esse livro deve ser incrível afinal, depois de uma pesquisa de 15 anos, o livro não deve estar menos do que muito bem escrito e detalhado. Fora que, pra um autor que sempre escreveu ficção, decidir focar em escrever algo verídico como esse livro, deve ter sido uma experiência e tanto. Tanto pra ele, como escritor, quanto para nós, leitores. Fiquei super curiosa!
    Parabéns pela resenha.

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Yvens!!
    Primeiramente, achei linda essa edição. A capa está incrível e já nos desperta o interesse.
    Segundo, eu amo história, então leria com certeza ainda mais por saber que o autor fez uma pesquisa tão longa e extensa para termos esse livro.
    Ótima resenha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Yvens, te digo que conhecer Roma foi uma grande aula de história. Queria ter lido o livro antes de ir, certamente teria um olhar diferente do que tive. Vou procurar para ler. ABraço

    ResponderExcluir
  6. Queria muito ter lido esse livro antes de conhecer Roma, tenho certeza que minha visão da cidade seria ainda mais apurada. Você esta de parabéns, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. confesso que não é muito meu genero de leitura porem com sua resenha deu para perceber que é uma boa obra para quem gosta vale mt apena

    ResponderExcluir
  8. Realmente Roma é uma das cidades mais bem conservadas desde os nossos antepassados.
    Relativamente ao livro, confesso que fiquei super curiosa. Nunca tinha pensado que casa invasor teria deixado sua marca e influenciado o povo tanto social, como economicamente, mas agora que li sua resenha é muito natural isso acontecer. Adorei sua resenha e fiquei super curiosa por ler todos os detalhes desse livro.

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei muito de conferir suas considerações sobre o livro, deve ser super interessante pode saber mais sobre essa cidade que carrega tanta História.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Sua abordagem sobre a preservação de Roma foi bem legal, realmente passou por grandes complicações e é um marco preservar parte da historia da humanidade para hoje e as futuras gerações. O livro é um inspiração de força.

    ResponderExcluir
  11. Esses livros que contam a história das cidades são simplesmente fantásticos né? Ter contato com essa pesquisa tão extensa deve ter sido ótimo mesmo, Roma é uma cidade que passou por muitas coisas, foi palco de muitos eventos importantes e sempre se transformou e ao mesmo tempo manteve suas raízes. Adorei saber seus pensamentos sobre o livro :)

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia essa editora mas certamente vou procurar um pouquinho mais sobre porque essa edição por si só, eu achei linda. Acho muito interessante que o autor tenha de fato investido na pesquisa de campo para escrever a obra, isso é super necessário.

    ResponderExcluir
  13. Recentemente li um livro sobre a história do mundo, bem resumido mesmo, e acho incrível o quanto Roma esteve presente, mesmo que de forma sutil, na maioria das situações. Por isso a obra despertou ainda mais meu interesse, pois aborda mais a fundo sobre a cidade eterna *-*

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu amo livros nessa pegada histórica! A pesquisa que o autor fez parece ser incrível, e todo o conhecimento histórico presente no livro é fascinante. Concordo que saber de todas essas invasões que ocorreram e das quais a grande cidade saiu e cresceu delas é mágico! Adorei a dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Acho que dificilmente alguém não ficará com vontade de conhecer mais sobre Roma e sua história. A edição está muito convidativa e sua resenha nos dá uma prévia de um verdadeiro mergulho no conhecimento dessa rica e incrível cidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Confesso que não é o tipo de livro que eu leio, mas sabe quando bate aquela curiosidade ? Foi assim que fiquei lendo sua resenha, acho que o enredo e realmente instigante. A edição do livro parece está maravilhosa, mas o que mais me chamou atenção foi a capa, achei maravilhosa.
    Parabéns pela resenha a dica está mais que anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Faz muito tempo que não leio algo assim, real e baseado em pesquisa e a forma como você descreveu a estrutura do livro, me deixou muito animada em conhecer essa parte do mundo que ainda eu só ouço falar.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi.

    Esse livro parece ser bem interessante. O fato do autor ter feito uma pesquisa para escrever o livro o torna ainda mais tentador para ler. Não faz muito o meu eatilo; mas bem que eu abriria uma exceção para ele.

    ResponderExcluir