[RESENHA #569] A CHEGADA DO TERCEIRO REICH - RICHARD J. EVANS - Saga Literária

Novidades

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

[RESENHA #569] A CHEGADA DO TERCEIRO REICH - RICHARD J. EVANS



Título: A Chegada do Terceiro Reich
Autor: Richard J. Evans
Tradução: Lúcia Brito

Editora: Crítica
Páginas: 688
Ano: 2017
ISBN: 9788542208733
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse:
 
Neste A chegada do Terceiro Reich, Richard Evans, um dos mais importantes estudiosos da história alemã, apresenta uma profunda análise sobre a chegada de Hitler ao poder e o colapso da civilização na Alemanha nazista. “Com um domínio impressionante da literatura sobre o tema, uma análise perspicaz e um texto fluente, este livro não deixa dúvidas de que foi escrito por uma autoridade em História. As obras de Richard Evans sobre o terceiro Reich proporcionam uma compreensão completa sobre uma das épocas mais obscuras da História.” — Sir Ian Kershaw (Professor de História em Sheffield, reconhecida autoridade em Hitler). 

Resenha: A Segunda Guerra Mundial é provavelmente a maior e mais marcante guerra de todos os tempos, pois envolveu países de todos os continentes e foi um período sombrio na história da humanidade. Nesse que é o primeiro volume da trilogia "História do Terceiro Reich" o autor nos demonstra a ascensão do nazismo, mas esse não é um livro biográfico ou mesmo que trata de forma exclusiva a Segunda Guerra Mundial, Evans prentende demonstrar como a Alemanha tornou-se uma das grandes potências no cenário mundial e essa transformação começa no governo de Otto von Bismark chanceler (1871-1890) do antigo Império Alemão.

"É errado começar com Bismark? Em vários níveis, ele foi uma figura-chave no advento do Terceiro Reich. Por um lado, o culto à sua memória nos anos seguintes à sua morte encorajou muitos alemães a ansiarem pela volta da liderança forte que seu nome representava. Por outro, suas ações e políticas da metade para o final do século XIX ajudaram a criar um legado ominoso para o futuro alemão. Não obstante, ele era uma figura complexa e contraditória em muitos sentidos [...]" p. 39.
O governo de Bismark ficou conhecido como o Segundo Reich. Nessa época já existia um forte nacionalismo e ideias que foram aproveitadas no século XX, inclusive no contexto da Primeira Grande Guerra Mundial. O Segundo Reich perdurou até a ascensão do nazismo sob comando Hitler e o ápice dessa ascensão ocorreu com a chegada dos nazistas ao poder no ano 1929. Outro aspecto importante na história é que esse ano foi um período marcado pela grande depressão econômica que assolou diversos países no mundo. No decorrer da leitura acompanhamos de forma geral as mudanças que a Alemanha sofreu antes e depois da nomeação de Hitler como Chanceler, algo que ocorreu em 30 de janeiro de 1933.

"A sensação de que o crime estava fora de controle era amplamente compartilhada entre aqueles cuja tarefa era manter a lei e a ordem que muita gente achava que agora estavam sob ameaça [...]" p. 185.

Essa ascensão meteórica de Hitler ao poder em parte foi motivada pela frustração do povo que ficou ressentido com as severas punições impostas ao país pelo Tratado de Versalhes, mas também pela derrota na Primeira Guerra Mundial e pelas péssimas condições econômicas que o país estava enfrentando. Carismático e um ótimo orador, Hitler aproveitou dessas condições e do descontentamento popular do povo com a república de Weimar para na eleição de 1932 conseguir mais de 200 assentos no governo com o partido nazista.
Opinião: A Segunda Guerra Mundial está tranquilamente entre os momentos mais sombrios da história da humanidade e esse embate de tamanho monumental teve início e foi influenciado pelos movimentos políticos e também militar dos nazistas, em especial fomentados por Hitler em sua busca pelo poder e supremacia ariana. Fica claro que ascensão do líder nazista ao poder foi um grande mal impetrado ao ser humano, tão maléfico ao meu ver quanto a ascensão de Lênin e Stálin ao poder e a implementação do socialismo, tendo em vista que milhões morreram durante os seus governos.

A Chegada do Terceiro Reich é um livro extremamente interessante e rico em detalhes, o autor demonstra paulatinamente a ascensão dos nazistas, como ocorreu a formação política e principalmente ideológica de Adolf Hitler, bem como de seus homens de confiança. O autor abre espaço para demonstrar os impactos da crise economica de 1929 e o quanto ela foi importante para a ascensão do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, mas também como Hitler conseguiu que este fosse o único partido político na Alemanha, algo que por sinal também ocorreu na União Soviética com o Partido Comunista. 

É interessante notar que a Europa entre os séculos XIX e XX teve diversos governos ditatorias e o governo de Hitler foi mais um entre eles. Esse é um grande livro, recomendo para quem ama história, recomendo também para quem gosta especialmente de estudar o nazismo e as duas grandes guerras mundias. Esse é um livro que demanda a nossa atenção pela riqueza de informações e detalhes, mas ao mesmo tempo é um livro de fácil leitura e compreensão. A Chegada do Terceiro Reich é uma leitura magnífica para analisarmos a conduta do ser humano na busca pelo poder, para entendermos o sentimento alemão que possibilitou essa ascensão de Hitler e seus asseclas ao poder.
Sobre a Edição: O selo Crítica novamente merece os elogios pelo trabalho realizado, pois esse é um projeto gráfico de altíssima qualidade, sem contar que é uma edição em capa dura, algo comum no selo. A edição é robusta, tem mais de 600 páginas e conta com ótima revisão. A fonte e o espaçamento ficaram confortáveis, a gramatura das folhas é muito boa, existe diversas fotografias e capas de revistas desse período histórico, bem como imagens em preto e branco de Hitler, sem contar que tudo é bem detalhado.
Sobre o Autor: Sir Richard John Evans é um acadêmico e historiador britânico, mais conhecido por sua pesquisa na história da Alemanha durante os séculos XIX e XX, particularmente sobre o Terceiro Reich. Foi professor régio de história na Universidade de Cambridge até 2014, onde atualmente trabalhar como presidente do Wolfson College.

6 comentários:

  1. Olá!
    Tenho verdadeiro fascínio por qualquer leitura que traz um pouco mais da história da Alemanha e sem dúvidas acho que a Segunda Guerra Mundial é um dos períodos da história que mais me atrai e também me faz ficar chocada com as atrocidades que muitos povos sofreram por causa de Hitler. Achei muito interessante os pontos abordados pelo autor que até então não conhecia, mas já fiquei animada para aprender mais sobre o Terceiro Reich.
    Obrigada pela dica!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu acho muito interessante livros sobre Hitler e o nazismo, mas confesso que não leio muitos livros nesse estilo, sabe?
    Essa obra realmente parece ser muito interessante e rica em detalhes, por essa razão fiquei muito animada para conhecer.
    Mas como a obra é longa e exige mais atenção e tempo do leitor, não sei quando lerei, mas vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa obra ainda, e por gostar bastante de saber mais sobre o tema, fiquei muito curiosa pela leitura. Normalmente gosto mais de livros de ficção, mas esse trata de um assunto tão importante da nossa História, que até quero dar uma chance para esse tipo de leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Yvens! Eu só adquiri recentemente um gosto mais apurado por livros que falam de História, tendo preferência por ficção, mesmo. Gostei da sua indicação e crítica desse livro, vou levar em consideração.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    Livros assim me faz recordar o ensino médio. Acho que tudo que é para nos ensinar e nos explicar coisas que já aconteceram é super valido. Mesmo esse não sendo o meu tipo de leitura eu fiquei curiosa. Tenho um certo pavor sobre as coisas da Segunda Guerra, mexe muito comigo desde que na época da escola me aprofundei em saber muitos detalhes. Parabéns pela resenha! ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adorei essa edição, capa dura com uma linda capa. Amo a história da Alemanha, inclusive estou lendo Anne Frank, e todo esse conflito me deixa fascinada, com toda certeza irei pesquisar sobre ele, amei sua resenha!

    ResponderExcluir