[RESENHA #578] MYTHOS - STEPHAN FRY - Saga Literária

Novidades

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

[RESENHA #578] MYTHOS - STEPHAN FRY


Título: Mythos - As Melhores Histórias De Heróis, Deuses E Titãs
Autor: Stephen Fry
Tradução: Helena Londres
Editora: Minotauro (Planeta)
Páginas: 368

Ano: 2018
ISBN: 9788542213935
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Ninguém é capaz de amar e brigar, desejar e iludir com tanta ousadia e brilho quanto os deuses e as deusas da mitologia grega. Rabiscando suas histórias maravilhosas pelos céus, no fundo eles são como nós... só muito mais intensos e poderosos. Entre muitos outros episódios, nestas páginas estão: • o nascimento de Afrodite (depois de um péssimo dia na vida do titã Urano); • a incrível jornada de Perséfone aos reinos sombrios de Hades; • o crime hediondo e o terrível castigo eterno de Prometeu; • as consequências da curiosidade de Pandora, incapaz de manter fechado seu jarro repleto de tormentos. Os deuses gregos representam o que há de bom e mau em todos nós. Pelas mãos de Stephen Fry, neste livro inteligente, engraçado e, acima de tudo, divertido, eles nos revelarão quem somos de verdade. 


Resenha: Mitologia Grega é um tema que me fascina desde a minha infância, pois é um tema rico e diversificado que conta com um conjunto de narrativas sobre mitos da Grécia antiga ligados a sociedade e a religão poleteísta que era adotada na antiguidade pelos gregos. Os mitos não são formados apenas por deuses, semi-deuses ou criaturas, mas também envolve homens e suas sagas ou epopeias, algo que estava presente na vida, no cotidiano e no coração dos gregos.

Agora em 2018, o selo Minotauro, recém inaugurado pela editora Planeta de Livros do Brasil, publicou o livro Mythos do autor inglês Stephen Fry, confesso admirador e amante da mitologia helênica, onde logo no prefácio já demonstra que esse amor pelo assunto surgiu na infância quando por acaso teve em mãos um livro chamado Tales from Anciente Greece (Contos da Grécia Antiga) e logo ficou apaixonado pelo humor, energia e particularidade desse mundo antigo e que vem sendo explorado por meio de filmes, séries e livros nas últimas décadas.
Em Mythos, Fry selecionou histórias sobre Heróis, Deuses e Titãs, mas antes de falar sobre qualquer um dos seres ou criaturas acima, ele nos apresenta a criação do mundo pelo viés da mitologia grega, ainda que atualmente e para muitos a origem do universo ocorreu pelo big bang, um evento cósmico e isolado, a criação do mundo pela mitologia grega ocorreu por meio do CAOS, um bocejo cósmico ou abismo que do vazio da existência fez surgir elementos e a vida e do Caos disforme outras duas criações ganharam vida, Érebo a escuridão e Nix a noite. Essas duas entidades copularam e geraram frutos, Hemera conhecida como o dia e Éter a luz.

"Cronos era agora o senhor da terra, do mar e do céu, e a foice era o símbolo de sua autoridade. Seu cetro. A terra, ele tomou de Gaia; o céu, de Urano. Com ameaças de violência, ele tirou o domínio do mar de Ponto e Tálassa e de seus irmãos Oceano e Tétis. Ele não confiava em ninguém e reinava sozinho." p. 36.

Daquele momento em diante criações e criaturas, filhos e filhas foram surgindo e criaram elementos e vidas que caracterizaram e moldaram a Terra como conhecemos hoje. Mas para chegar ao mundo que conhecemos, heróis e deuses precisaram sucumbir e o homem precisou tomar o controle da sua vida e reinar sobre a face da terra. No decorrer da leitura conhecemos como os deuses foram criados e isso é muito estranho, pois nem sempre há uma conjunção carnal como por exemplo a criação e surgimento de Afrodite que ocorreu após Zeus castrar, arrancar os testículos de seu pai, Cronos ou mesmo Atena que nasceu após uma forte dor de cabeça do seu pai, Zeus.

"Enquanto, sem que soubesse que seu pai soubesse, Zeus se fortalecia em Creta com o leite de cabra e o maná e aprendia a andar, falar e compreender o mundo ao seu redor, Cronos convocou seus irmãos Titãs ao monte Ótris para renovarem seus votos de lealdade e obediência." p. 39.
Opinião: Mythos é um livro que conta com o humor de Stephen Fry, de fácil leitura e compreensão, os capítulos são curtos e isso torna a leitura dinâmica. É interessante acompanhar a perspectiva de Fry sobre a mitologia grega por um lado mais informal, tendo em vista que ele não é um historiador de fato. Fica claro que ele realizou alguma pesquisa para elaborar o livro e fica ainda mais claro a paixão que nutre pelos mitos gregos. O livro serve também como um grande dicionário, pois há diversas informações e explicações sobre os deuses, heróis e titãs apresentados.

As histórias apresentadas por Fry não são aprofundadas ou exaustivas e serve como uma introdução para quem deseja se aprofundar no tema. É interessante o ponto de vista do autor sobre Zeus, pois apesar de poderoso ele não seria capaz de assumir o poder entre os deuses antigos, não seria capaz de ser o líder máximo e supremo do olimpo sem contar com a ajuda de seus irmãos contra os poderosos Titãs. Esse é um livro que trata sobre a submissão, arrogância, orgulho e irmandade, mas acima de tudo é um livro divertido e fico na torcida para que Stephen Fry possa escrever mais sobre a mitologia grega, pois há muito para explorar e recontar.
Sobre a Edição: Falar sobre as edições tanto do selo Crítica quanto do selo Minotauro em questão é chover no molhado, pois aqui há outro belo exemplar, outro belo projeto gráfico elaborado pelo selo Minotauro (Planeta de Livros). A edição conta com uma árvore genealógica sobre os deuses gregos e também há um mapa sobre a Grécia antiga ou melhor, sobre o Mundo dos Mitos Gregos. Antes do início de cada capítulo há uma página preta com uma arte e isso valoriza ainda mais a edição. As folhas são amareladas, a fonte está super confortável e existem nota explicativas no rodapé. Essa é uma das mais belas edições que tive em mãos nos últimos meses.
Sobre o Autor: Stephen Fry nasceu em Hampstead, Londres, em 24 de agosto de 1957, filho de Marianne Eve Fry e de Alan John Fry, um médico e inventor. A mãe de Stephen é judia, mas ele não foi educado numa família religiosa. Os seus avós maternos, Martin e Rosa Neumann eram judeus húngaros que emigraram de Šurany (atualmente na Eslováquia) para o Reino Unido em 1927. Fry é um ator, roteirista, apresentador de televisão, cineasta e comediante britânico.

10 comentários:

  1. Eu sou fascinada por mitologia em geral, eu adoro esse tipo de leitura! E achei a proposta dessa obra bem diferente. Deve ser uma leitura e tanto! E que edição mais linda, eu nem sabia desse novo selo da Planeta, vou dar uma procura geral nos títulos deles!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Yvens!
    Mitologia é um tema que me atrai muito, tive a oportunidade de estudar um pouco sobre isso na faculdade e desde então amo tudo o que traz essa temática. Considero a mitologia grega muito interessante, pois somos capazes de ver seus impactos em diversas obras culturais do nosso dia-a-dia, e mesmo que apresentem diversas perspectivas, sua essência permanece a mesma. Gostei muito de conhecer o livro por meio da sua resenha e fiquei apaixonada por essa linda edição. Espero poder lê-lo também um dia. Parabéns pelo ótimo post. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou apaixonada demais em mitologia grega, por cursar letras aprendi desde cedo que pra entendermos o mundo e a linguagem, é preciso conhecer a Grécia e seus mitos também, desse modo, sua dica veio em ótimo momento.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Comecei a me interessar por mitologia após ler Percy Jackson e desde então acabei me encantando pela temática e sempre que posso procuro algo para ler nessa temática. Adorei a premissa desse livro, que nos mostra o surgimento do universo através do viés mitológico. Fiquei super curiosa para conferir, ainda mais por saber que esse autor é super sagaz. Anotei a dica, espero poder ler em breve ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Estou doida pra ler esse livro! Primeiro pelo autor, que é um ator que gosto demais, acompanho há muito tempo, e quando soube desse livro escrito por ele já quis! E segundo por ser sobre mitologia e os deuses gregos, que também é um assunto que eu sempre gostei, desde muito jovem, quando li um livro sobre mitologia para um trabalho de escola e fiquei apaixonada. Adorei saber um pouco mais sobre o livro, saber que é um livro leve e divertido é mais atrativo ainda! Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Ola!!!
    Nossa que capa mais linda!! Confesso pra ti que eu nao me interesso muito por mitologia de forma geral, por isso acredito que nunca li nenhum livro que envolve a tematica com exceção dos Lusiadas.

    Então, infelizmente vou ter que passar essa sua indicação.

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Que edição linda não??? Já fiquei apaixonada. Mitologia Grega eu só conheço de ouvir falar, nada muito aprofundado, por isso acho que esse livro traria uma boa oportunidade para me tirar deste limbo de ignorância.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Há uns dois anos li: Eros E Psiquê, Píramo E Tisbe E Outros Amores Da Mitologia Grega
    da escritora Maria Clara Cavalcanti. Esse livro é de um GRUPO EDITORIAL chamado ZIT... Logo que li sua resenha lembrei dessa minha leitura, porque o livro é de leitura rápida, bastante gostoso e com ilustrações simples e belas. Realmente ler mitologia grega eu gosto, mas também dessa forma descontraída. Abraços.

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de mitologia e ler sobre o assunto me anima demais. Eu não conhecia o livor e achei a dica muito interessante, com certeza vou querer conferir assim que tiver a oportunidade. Achei a capa maravilhosa e a edição parece estar belíssima.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Eu sempre tive curiosidade de estudar mais sobre mitologia grega, mas confesso que não li quase nada sobre o assunto. Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei curiosa tanto pelo assunto quanto por ser um livro do Stephen Fry. Acredito que o humor dele deixe a leitura ainda mais envolvente. Além disso, pelo que percebi o livro é de fácil compreensão para quem não conhece tanto do assunto, o que é ótimo para mim haha.
    Adorei a resenha e acredito que vou gostar muito do livro. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir