Título: Terceiro Reich no Poder
Autor: Richard J. Evans
Editora: Crítica (Planeta de Livros)
Páginas: 1040

Ano: 2018
ISBN: 9788542208245
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Como foi que os nazistas conquistaram o coração e a mente dos cidadãos alemães, distorceram a ciência e a cultura e colocaram o país no caminho de outra terrível guerra? Neste segundo volume da trilogia que conta a história do Terceiro Reich, o renomado historiador Richard J. Evans traz o relato definitivo da ditadura de Hitler entre 1933 e 1939, e mostra a impressionante nuvem de terror que se apoderou da Alemanha depois de os nazistas tomarem o poder.


Resenha: Terceiro Reich no Poder é o segundo volume da trilogia História do Terceiro Reich e o autor Richard J. Evans retorna para falar sobre a ascensão ao poder e queda dos nazistas na Alemanha. As informações e acontecimentos nesse livro ocorrem após os eventos finais do primeiro volume "A Chegada do Terceiro Reich" que teve como foco a crescente ideia de nacionalismo pelo povo alemão nas primeiras décadas do século XX aliado a crescente insatisfação após a Primeira Guerra Mundial. Como o próprio título diz, o objeto de estudo desse segundo volume é o Terceiro Reich no poder, algo que iniciou-se em 1933 e eclodiu com a Segunda Guerra Mundial.
Richard aos poucos nos demonstra como Hitler tornou-se quase um Deus para os alemães, pois ele era o líder máximo do país e erros não eram aceitáveis. Ele foi colocado em um pedestal de tamanha importância que estava acima de partidos políticos ou da própria política para muito dos seus conterrâneos e essa imagem criada a seu respeito, muito se deve ao marketing e propagandas criadas para atingir o coração do alemão comum e humilde. Mas Hitler e seus asseclas inicialmente foram discretos ao aplicar a política racial desejada durante os primeiros anos no poder.

Mas o líder máximo do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, Adolf Hitler não estava satisfeito e usou esse período entre 1933 e 1939 para expurgar da Alemanha os seus opositores e todos aquelas pessoas que foram consideradas perigosas para os seus planos na esfera política alemã, bem como qualquer um que pudesse prejudicar a hegemonia racial alemã ou a ideia da raça pura tão almejada. Dentre aqueles considerados perigosos para o Terceiro Reich estavam os judeus, minorias étnicas e também facções políticas diversas, não satisfeito com as perseguições, até mesmo pessoas homossexuais ou portadores de deficiências físicas foram perseguidas e essas perseguições ganharam força com a proximidade da guerra. Mas Hitler, aquele que não poderia cometer erros, deu um passo em falso e viu o seu país em guerra contra o Reino Unido.
Opinião: Richard J. Evans é sem sombra de dúvidas um grande historiador e escritor. O autor examina de forma magistral diversos aspectos da sociedade alemã, passando pela arte, política e cultura de forma geral, mas também os oficiais nazistas que buscavam formas de controlar a arte em sua essência e formas de expressão durante o regime nazista. O autor nos demonstra que esses oficiais tinham por objetivo incentivar a hegemonia racial e cultural alemã, mas também integrar a ideologia nazista na vida das pessoas e instituições, como igrejas, clubes, bibliotecas e todo local voltado para a cultura, tudo deveria estar alinhado com a ideologia nazista.

O autor não aborda apenas a política e cultura alemã ou mesmo a ideologia nazista, ele também examina a opção de Hitler em centralizar o poder e as tomadas de decisões após assumir de fato o poder e ter em mãos o país. Isso fica claro com as deciões de aposentar e afastar do governo aos poucos os nacionalistas. A parte economica também é abordada e analisada em detalhes e o autor nos demonstra que à partir do momento que a economia alemã conseguiu se recuperar da crise economia que assolou o mundo anos antes, ocorreu uma forte militarização no país.
O Terceiro Reich no Poder é um livro rico em detalhes, são diversas informações que o autor traz à tona como as contribuições prestadas por Joseph Goebbels (Ministro da Propaganda do Reich) para mobilizar o povo alemão para a guerra. Por outro lado, o autor no demonstra que divergências ocorreram entre pais e filhos com a ideia do nazismo naquela época, pois os jovens entusiastas por natureza ficaram deslumbrados com Hitler e o governo da época, enquanto os pais ficaram desconfiados. Mas eu não sei até que ponto essas divergências estiveram presentes na sociedade alemã daquela época, o quanto isso ficou claro ou não.

Basicamente esse é um livro ao meu ver voltado para aqueles que amam história e que querem conhecer a fundo esse período nefasto na história da Alemanha e também do mundo. Pela quantidade de informações não posso dizer que é um livro de fácil leitura, pois não tem uma linha narrativa singular ou contínua, algo que é mais comum em livros de literatura em geral como romances, ficções históricas e científicas, por isso demanda atenção e paciência do leitor. Esse livro é magnífico, é uma obra grandiosa que tem um clímax espetacular e que demonstra um pouco o lado obscuro do ser humano.
Sobre a Edição: O selo Crítica está de parabéns pelo trabalho realizado, pois esse livro é apresentado em uma edição de capa dura, as folhas possuem boa gramatura e a revisão ficou ótima. A edição conta ainda com diversas imagens (incluindo mapas) e fotos que enriquecem ainda mais a pesquisa realizada pelo autor e tudo é muito bem detalhado. Esse é um projeto gráfico de alta qualidade e demonstra toda a competência do selo Crítico e do Grupo Planeta de Livros.
Sobre o Autor: Sir Richard John Evans é um acadêmico e historiador britânico, mais conhecido por sua pesquisa na história da Alemanha durante os séculos XIX e XX, particularmente sobre o Terceiro Reich. Foi professor régio de história na Universidade de Cambridge até 2014, onde atualmente trabalha como presidente do Wolfson College.

13 Comentários

  1. Tá aí um livro que eu quero pra mim.
    Adoro História e refletir sobre as conjunturas que levaram à 2a guerra mundial. É incrível como os alemães sem perceber alimentaram seu pior pesadelo.
    Amei tua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o livro, mas já estou anotando sua dica e espero gostar bastante.
    Amo livros que envolvam a guerra e consequentemente o nazismo. Sempre aprendo muito com livros assim, mesmo sendo extremamente tristes.
    Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  3. ótima indicação de leitura, gosto de contextos históricos assim em livros.Parece ser ótima essa leitura.

    ResponderExcluir
  4. É um livro surpreendente pois o livro traz a história da ditadura, livros que contam história sobre o nazismo, guerras, são livros que mexem muito com o leitor gostei muito da resenha do livro, a capa é bem chamativa, quem gosta de livros desse gênero vai gostar muito da sua indicação abraços.

    ResponderExcluir
  5. Essa parte da "História" por assim dizer, a ditadura, me chama muito a atenção. É um tema muito importante e que te prende mesmo no roteiro e tudo que se envolve. Vou conferir sem duvida essa leitura! Anotado!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Essa obra deve ser incrível, pois livros que envolvem pesquisas sobre a sociedade alemã, assim como a política, a cultura e o nazismo são sempre fascinante!Adorei
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A proposta do livro é bem interessante, não é o que costumo ler, mas parece muito bom.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Olha, as vezes eu paro pra pensar em detalhes dessa época e fico chocada em como uma pessoa consegue manipular e ser manipulada a ponto de coisas tão cruéis acontecerem.
    Achei muito legal sua resenha e eu gostaria de ler pra ver se da pra entender como tudo chegou no extremo em que chegou.

    ResponderExcluir
  9. Oi Yvens! Eu gosto muito de ler livros sobre este período da história, porque em geral são livros que nos fazem refletir além de frequentemente nos emocionar. Mas, pelo que você falou, acredito que este livro em especial não seja pra mim, por se tratar de uma leitura muito detalhista e de difícil leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Gosto muito de livros com contexto histórico, já li alguns.Recomendo para todos que tenha curiosidade em conhecer um período importantíssimo da história....

    ResponderExcluir
  11. Oi Yvens, tudo bem?

    Sou fascinada por tudo que envolve essa época, então creio que iria me fascinar por esta leitura. Não conhecia a obra, mas tudo que você citou a respeito dela contribuiu para ficar bem curiosa em relação a mesma. Essa riqueza de detalhes com certeza deve ser o ponto alto, além do autor abordar divesas áreas. Já vai para a minha lista de desejados. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. adoro esse mundo da historia o livro me interessou bastante nao conhecia

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros de História, Biografias e afins. Alguns livros sobre a Segunda Guerra são bem interessantes. Vou dar uma olhada neste assim que possível. Adorei a resenha, abraços!

    ResponderExcluir