About Me

header ads

[RESENHA #603] OPERAÇÃO RED SPARROW - JASON MATTHEWS

Título: Operação Red Sparrow
Autor: Jason Matthews
Tradução: Marcelo Mendes
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
Ano: 2018
ISBN: 9788580418194
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Lançado originalmente no Brasil como Roleta Russa, Operação Red Sparrow foi adaptado para o cinema com Jennifer Lawrence como protagonista. “Poucas vezes li um romance tão rico em detalhes. Entre manobras para confundir o inimigo e armadilhas sexuais, fugas mirabolantes e transmissões secretas, Jason Matthews oferece ao leitor uma cartilha sobre o romance de espionagem do século XXI.” – Charles Cumming, The New York Times Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Resenha: Dominika Egorova desde pequena tinha um grande sonho, fazer parte da Escola de Teatro Bolshoi. Ela gostaria de fazer parte da equipe de ballet e sempre mostrou talento para isso, pois era uma talentosa dançarina, mas tudo foi por água abaixo quando uma invejosa colega de equipe, fez a cabeça do namorado para quebrar a perna de Dominika, algo que ele fez com sucesso durante um treinamento. Completamente abalada, desolada e sem perspectivas sobre o que fazer da vida, Dominika ainda perde o pai e nesse cenário desolador surge a figura de seu tio Vanya Egorov, vice-presidente do SVR (Serviço de Inteligência do Estrangeiro) que apresenta uma proposta de trabalho no qual ela deveria encontrar-se com um homem e conhecê-lo à fundo.

"Dominika já não se aguentava de tanta curiosidade. Que diabo de treinamento seria esse? Recursos técnicos? Idiomas? Algum tutorial específico? Vanya acendeu mais um cigarro e soprou a fumaça para o alto." pág. 69

Dominika mal sabia que esse encontro mudaria completamente a sua vida, pois algum tempo depois ela é enviada à Escola de Pardais, uma organização onde mulheres e homens aprendem técnicas e formas de conduta para fins de espionagem. Nos primeiros meses como uma pardal, Dominika recebe a sua primeira missão: ela deve cair nas graças e conquistar o americano Nathanial Nash, o jovem e influente agente da CIA. Dominka deve fazer com que Nash revele a identidade do seu influente informante russo que é considerado traidor da nação e pertence ao alto escalção do SVR. 
Nathaniel Nash é um homem inteligente e esperto, ele fornece valiosas informações sobre a Rússia para o seu país de origem, mas ele quase foi pego pela inteligência russa e sua carreira corre sérios riscos. A CIA acredita que a sua operação foi comprometida e por isso decide retirá-lo da Rússia e mandá-lo para a Finlândia. Mas logo, Nash conhece uma bela russa e ele enxerga nela potencial e uma oportunidade maravilhosa para continuar obtendo informações, só que ela é Dominika, a pardal. Nash quer recrutá-la, já Dominika quer descobrir quem é o informante e ambos querem que o outro traia o seu país.

"Marta conspirava com Dominika nas pequenas coisas. Ajudava-a a rechear os relatórios diários com atividades inventadas e a fabricar documentos de contato que mostrassem certo progresso como o americano, mas que fossem banais o suficiente para não despertar o urso dormente de Moscou." pág.172

Logo começa um grande jogo entre eles, um verdadeiro duelo de inteligência, maquinações, táticas operações e também de sensualidade, aflorado pela profunda atração que um sente pelo outro. Esse é na verdade um jogo extremamente perigoso que vai testar as emoções de ambos, mas também que vai colocar muita coisa em risco e principalmente colocar em prova o juramento realizado a pátria e colocar em prova toda a lealdade prometida. É um verdadeiro embate entre a emoção e a razão. Entre o interesse individual e o interesse da nação.
Opinião: Operação Red Sparrow é narrado em terceira pessoa alternando entre as histórias de Nate e Dominika. Isso fez com que a leitura fosse mais interessante e dinâmica. Operação foi um livro que me surpreendeu, Jason construiu uma história encantadora e repleta de detalhes, porém o que mais me fascinou é o autor explorar a paranoia dos anos 70, ocasionada primordialmente pela Guerra Fria. Jason explora o cenário político da época entre os EUA e a Rússia, e podemos presenciar um pouco de perto segredos de estado, conspirações e principalmente o nacionalismo arraigado, intrincado nas pessoas daquela época. O mais interessante é que Jason sabe bem o que fala sobre esse momento político e histórico, pois ele foi ex-integrante da CIA, onde trabalhou por cerca de 33 anos.

Dominika é a personagem principal do livro, ela é uma mulher bela, autossuficiente e inteligente, qualidades essas que a tornaram uma espiã, contudo em certo momento ela foi subjugada pelo sistema opressor e machista do seu país. O mais legal de tudo é a sua construção que é feita aos poucos, de uma bailarina repleta de sonhos que foram destruídos pela inveja, ela se torna uma agente especial altamente treinada e perigosa. Outro aspecto que o autor nos apresenta a seu respeito e que é super interessante é sua capacidade ou habilidade de ver a aura e conhecer as intensões das pessoas.

Nate é um personagem que poderia ser mais explorado e desenvolvido, já que os seus ideais e objetivos praticamente permanecem os mesmos ao longo da história. Os personagens secundários foram bem construídos, possuem algum brilho e contribuíram positivamente na história. Operação Red Sparrow foi uma leitura prazerosa, tem um pouco de tudo, romance, conspirações, reviravoltas e suspense, sem contar que o autor nos leva para locais diferentes como: Moscou, Helsinque, Atenas e até mesmo Washington D.C. Esse, meu queridos leitores e leitoras é sim um livro IMPERDÍVEL!
Sobre a Edição: A editora Arqueiro nos apresenta uma bonita edição em Operação Red Sparrow, mesmo sendo a capa do filme. Eu nunca gostei dessa moda de alterar a capa original pela capa do filme, mas dessa vez, ficou muito bacana e bastante integrada com a história. A edição vem no padrão da Arqueiro, ou seja, no formato brochura, papel amarelado, fonte agradável com uma ótima diagramação. Um exemplar robusto e muito bem feito, com absoluta certeza.
Sobre o Autor: Jason Matthews é ex-integrante da Diretoria de Operações da CIA, o atual Serviço Clandestino de Defesa. Em 33 anos de carreira, ele serviu em muitos postos no exterior, dedicando-se à coleta de informações de inteligência, sobretudo em países hostis. Conduziu operações de recrutamento no Leste Europeu soviético, na Ásia Oriental, no Oriente Médio e no Caribe, chefiou estações em diversas localidades, gerenciou ofensivas em países produtores de armas de destruição em massa e colaborou com nações estrangeiras em missões antiterroristas. Atualmente mora no sul da Califórnia.

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Esse livro me chamou a atenção por todos os pontos, a editora, a capa que é LINDA, a sinopse e a sua resenha! Realmente parece imperdível!Muito obrigada pela recomendação! ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O livro por si é fantástico gosto muito de livros que tenha romance, suspense, reviravoltas, e esse livro tem essas combinações que deixa a história ainda mais fascinante. A Editora Arqueiro mais uma vez com um livro magnífico para os leitores gostei muito da resenha, ótima a indicação de livro abraços.

    ResponderExcluir
  3. Nem q eu achei o nome familiar hehe. Mas adoraria ler pra ver a diferença com a sua versão pra cinema, que por sinal eu gostei bastante.

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que abordem o tema Guerra Fria, o clima de espionagem e suspense que envolve esse período é muito atraente. Pela resenha esse livro parece uma ótima indicação, gostei!

    ResponderExcluir
  5. Nao conhecia o livro. Gostei muito de sua opinião e resenha. Eu gosto de romances empolgantes assim. A editora arqueiro se superando!

    ResponderExcluir
  6. Gostei de ver, já vou procurar esse livro por aqui para ler.

    ResponderExcluir
  7. Tenho certeza de que é um romance capaz de empolgar nessa imaginação e fazer a virada de cada página irresistível. Quantas confusões podem acontecer entre esse casal? Fiquei curioso!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Li essa obra ano passado e gostei demais. Estou com o filme aqui, mas ainda não tive a oportunidade de assistir. Mas é uma leitura e tanto, repleta de aventuras e surpresas. recomendo para todos.

    ResponderExcluir
  9. Que livro incrível,que autor extraordinário! Fiquei com muita vontade de ler, sinceramente o melhor conjunto de livro e autor que eu já vi.

    ResponderExcluir
  10. Eu não li ainda, mas depois da sua resenha ele entrou na minha lista. Espionagem, guerra fria ... me pareceu uma excelente opção. Vou ler e volto para dar minha opinião.

    ResponderExcluir
  11. A sinopse desse livro me fez viajar pela história.Ao ler esta resenha do romance de Jason Matthews, um filme baseado no livro está sendo exibido em cinemas de todo o mundo...
    Detalhe de espionagem autêntica é uma história notável de espionagem. Mas o livro está em um nivel bem mais superior pelo gênero.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar no livro, mas ainda não conhecia a história. Adorei!

    ResponderExcluir
  13. Já fiquei interessada só pela sinopse e sua resenha é bem explicada. Adorei e quero ler

    ResponderExcluir
  14. Ótima recomendação. Precisando de sugestões como essa.

    ResponderExcluir