[RESENHA #605] CALAMIDADE - BRANDON SANDERSON - Saga Literária

Novidades

6 de fevereiro de 2019

[RESENHA #605] CALAMIDADE - BRANDON SANDERSON

Título: Calamidade
Autor: Brandon Sanderson
Tradução: Isadora Prospero

Editora: Aleph
Páginas: 384

Ano: 2018
ISBN: 9788576574033
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: 
"Os Executores se preparam para a batalha definitiva. Mas pode ser que suas armas e habilidades não sejam suficientes. Para derrotar os Épicos de uma vez por todas, David e sua equipe precisam descobrir o segredo de Calamidade, a misteriosa estrela vermelha. As respostas podem estar em Ildithia, uma bizarra e perigosa cidade de sal. Com a união e a coragem pelas quais são conhecidos, os Executores vão até lá, e contam com a ajuda de amigos poderosos para tentar pôr fim ao caos. Calamidade é o terceiro e último volume da série Executores, que também conta com Coração de Aço e Tormenta de Fogo." 

Resenha: Escrito por Brandon Sanderson, Calamidade é a última parte da trilogia Executores e nessa jornada final, David e os Executores estão abalados, fragmentados, destroçados e sem qualquer aliados ou recursos, e agora um dos Épicos mais poderosos que já existiu está perseguindo eles, para piorar a situação ele é bem conhecido pelo grupo. É difícil encontrar uma saída para eles, mas o agora líder David decide invadir o laboratório do Falcão Paladino para tentar obter armamentos ou alguma invenção que possa derrotar esse Épico, mas eles são descobertos pelo Falcão que propõe uma trégua, que por sua vez exige uma amostra do DNA do Prof.
Ainda com muitas dificuldades e poucas esperanças ou expectativas, David acredita que descobriu não só uma forma de impedir que os Épicos sejam corrompidos pelos poderes que possuem, mas também para derrotar o grande Épico. Para colocar em prova essa teoria, ele e seus companheiros vão até Atlanda, agora chamada de Ildithia, a cidade de sal. Ildithia é conhecida por ser uma cidade que está sempre em movimento e tudo que há nela como ruas, automóveis e até mesmo árvores são transformados em sal e quando a cidade está de movendo, todas as estruturas desmoronam e se erguem da mesma forma de antes quando chega ao destino escolhido.

"Era um sentimento comum; tentar explicar Épicos com ciência era enlouquecedor, no melhor dos casos. Quando os Estados Unidos aprovaram o Ato de Capitulação, que declarou os Épicos isentos do sistema jurídico, um senador explicou que não deveríamos esperar que leis humanas fossem capazes de subjugá-los quando eles não obedeciam nem mesmo as leis da física. Mas, tolo ou não, eu ainda queria entender. Eu precisava que fizesse sentido." p. 59.

Por conta dessas características, as pessoas mudam-se constantemente para lares e residências temporárias, apenas esperando o momento oportuno para procurarem outro lugar para morar. Mas nessa cidade há uma lutar pelo poder, de um lado está o Professor buscando o domínio da Ildithia e de outro está o Larápio, um poderoso Épico que tem a capacidade de roubar os poderes de outros Épicos, mas ele é preguiçoso e prefere fugir para se juntar aos Executores como forma de se proteger. Os Executores tem um grande problema, a falta de poder em face aos Épicos e para isso eles precisam usar da inteligência e esperteza para conseguirem vencer a batalha final, mas o problema maior é que agora eles precisam lidar com alguém que sabe como eles agem, e tudo promete ser ainda mais difícil.
Opinião: Brando Sanderson conseguiu manter o alto nível de qualidade apresentado nos livros anteriores (Coração de Aço e Tormenta de Fogo) e isso é muito positivo, além disso o autor apresentou um enredo completo de ação e isso é algo que me agrada muito. Sanderson assim como nos volumes anteriores, apresenta em Calamidade um cenário incrível, pois os Épicos modificam outra cidade e impõem regras à população local. Novamente Sanderson me fascina pelo construção desse universo que é repleto de detalhes.

Os personagens também merecem destaque e engrandecem o livro. David é um personagem que no início da série é jovem, irresponsável e deseja profundamente a vingança, mas com o passar do tempo, ele começa a agir de forma mais racional, as suas responsabilidades também aumentam e ele demonstra estar mais maduro, porém nos momentos de mais desespero ele ainda faz um pouco dos seus "improvisos". Outro aspecto interessante é acompanhar o seu relacionamento com Megan e também com alguns dos outros personagens. Os personagens Larápio e Falcão Paladino merecem atenção e destaque. O primeiro é um épico misterioso e assustador, já Falcão Paladino é um tanto quanto bizarro e nos deixa intrigado. Em suma, os personagens são complexos e o desenvolvimento deles é contínuo.

Sanderson tem uma escrita espetacular, ele nos envolve profundamente na trama, é intenso e enérgico e isso se reflete nas cenas de ação. Fica extremamente difícil largar a leitura. Sanderson foi extremamente criativo e original ao elaborar essa trilogia. Calamidade é uma leitura que merece a sua atenção, vale a pena o investimento, sem contar que o final é excelente, empolgante e emocionante. A trilogia é magnífica e o universo de Executores é fantástico.
Sobre a Edição: A Editora Aleph elaborou um belo projeto gráfico e em nível de qualidade está no mesmo patamar dos volumes anteriores. A capa é bem bonita e conta com diversos detalhes que representam bem a trama. A diagramação ficou muito boa, a fonte e espaçamento ficaram confortáveis. A revisão é de qualidade e não encontrei erros durante a leitura. As folhas são amareladas e vejo isso como algo super importante. No geral gostei muito do projeto gráfico apresentado.
Sobre o Autor: Brandon Sanderson é um escritor de fantasia e ficção científica norte-americano, nativo de Lincoln, Nebraska. Ele completou seu mestrado em Escrita Criativa em 2005 na Brigham Young University, onde hoje leciona a mesma matéria. Ele foi indicado duas vezes ao prêmio John W. Campbell, ganhou o prêmio Hugo e duas vezes o prêmio David Gemmell, entre outros. Sanderson é conhecido pelos seus mundos, narrativas e sistemas de magias originais, em livros como Elantris, a série Mistborn, a série Executores, The Stormlight Archive, Warbreaker, Alcatraz, dentre outros. Também é conhecido por ter finalizado a épica saga A Roda do Tempo, de Robert Jordan, depois da morte do autor em 2007, tendo sido escolhido pela própria esposa e editora de Jordan, Harriet McDougal, por ter ficado imensamente impressionada com o trabalho de Sanderson em Mistborn.

7 comentários:

  1. Conhecia essa trilogia bem por cima, mas fiquei animada em saber que o autor manten um padrão de qualidade nos três livros. Acho que acompanhar o amadurecimento de um personagem é sempre bom para criar empatia pelo mesmo. Fiquei curiosa para conhecer essa escrita espetacular que mencionou, então anoto a dica, quero ler essa trilogia que achou tão magnífica.

    ResponderExcluir
  2. Olá nunca tinha visto a obra, gostei de saber que a escrita do autor lhe agradou, isso torna a obra dele interessante, com personagens marcantes como mencionou, fiquei curiosa com a leitura, espero ter a oportunidade de leitura!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia essa triologia ainda, mas depois da forma como tu falou da obra é impossível não ficar curiosa para ler os livros. A edição parece estar maravilhosa. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Eu amo o cuidado dessa editora com os livros. Não conhecia essa trilogia, mas deu pra sentir que vc gostou e isso despertou o meu interesse e curiosidade pela leitura <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Que capa mais linda. Eu ainda não conhecia a série e já fiquei morrendo de curiosidade para ler. Adorei a sua resenha sobre esse volume e espero ter a oportunidade de conferir em breve.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Yvens

    Eu estou lendo elantris do Sanderson e realmente a escrita do autor é maravilhosa, essa trilogia que vc leu eu ja tinha anotada na lista, acho a premissa interessante e saber que os três volumes mantiveram o lato nível me anima mais. Dica anotada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?!

    Então, eu vi você falando desse livro no seu instagram, gostei muito dos seus comentários, ver a resenha toda foi sensacional! Adorei. Eles realmente tem um baita cuidado em fazer livros bem feitos. Eu amei essa capa. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Páginas