[RESENHA #611] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 02: DEGAS

Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Degas
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Carla Nazareth
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934181
Onde Comprar: Coleção Completa/em lote/individual

Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: E para onde será que Laura e Lucas nos levarão dessa vez? Foi só Lucas começar a desenhar Laura em sua aula de balé e pronto, lá vem a magia acontecer e, dessa vez, foram parar em uma aula de balé em um outro tempo, mas não era uma aula de balé qualquer, era "A Aula de Dança" de Edgar Degas.
Laura e Lucas já aprendem que Degas adorava pintar bailarinas clássicas, tendo em vista suas roupas, os movimentos e os espaços cheios de espelhos, para o impressionista, era o que havia de melhor.

Mas como nossos dois guias sempre têm muitas informações sobre os pintores que visitam, ficamos sabendo que Degas era o mais velho de cinco irmãos e seu nome completo era Hilaire Germain Edgar de Gás e apesar de sempre vender todas as suas obras desde que começou a pintar, sua vida não foi livre de sofrimento.
E foi justamente logo depois do sofrimento maior, a perda de sua mãe, que Degas ficou muito introspectivo e seu pai, para animá-lo e também incentivá-lo, transformou uma das salas de sua mansão em ateliê para o pequeno Degas. Apesar do incentivo, seu pai o matriculou no curso de Direito, mas mal sabia ele que seu filho jamais seria mundialmente famoso por ser advogado e sim por ser uma das maiores referências artísticas do impressionismo de todos os tempos.
Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Postar um comentário

0 Comentários