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[ARTIGO 17] EXCEL E LEITURA COMBINAM?

EXCEL E LEITURA COMBINAM?

Organizar as leituras é uma tarefa às vezes difícil e isso é um problema habitual que nós leitores precisamos enfrentar, pois quanto mais livros na estante, mais fica difícil de organizar. Diante disso, nesse artigo eu pretendo contar como controlo e organizo cada livro da minha coleção.

Escolher um método para organizar os livros gera dúvidas, eu e alguns amigos já tentamos utilizar programas com o objetivo de catalogar o que temos, mas os programas gratuitos não antederam as nossas necessidades. Foi então que surgiu a ideia de utilizar do bom e velho Excel para criar planilhas e assim organizar os meus livros. 
Catalogar os livros gera inúmeras vantagens, pois você pode controlar o que ainda tem para ler, pode organizar por gêneros literários, editoras, autores e até mesmo por cores. Outra vantagem de catalogar os seus livros é que você começar a fazer uma leitura mais consciente, ou seja, você consegue controlar e saber o que está lendo mais, livros escrito por homens ou mulheres, se está lendo mais clássicos, ficção, suspense ou terror. Organizar os seus livros em Planilha do Excel gera inúmeras possibilidades.
Ainda entre as vantagens apresentadas por uma planilha é que você passa ter o controle sobre o livro, se você emprestou, para quem você emprestou ou se já foi devolvido. Além disso você pode separar entre livros já resenhados ou não, isso caso você tenha um blog ou um instagram literário. Isso é extremamente útil se você está atuando no mundo literário há anos, pois normalmente o número de livros resenhados é alto.

Você também pode inserir outras informações sobre o livro como: o ano da edição, a quantidade de páginas, quem foi a pessoa responsável pela tradução, se o acabamento é brochura ou em capa dura, bem como o ISBN. Pode também colocar entre as informações se o livro fazer parte de uma série ou Saga, bem como se a sua edição foi autografada ou conta com dedicatória.

Eu por exemplo gosto de criar colunas na planilha datando o início da leitura e o final da mesma. Essa é uma informação útil, pois serve de controle para você saber quanto tempo gastou em cada livro. Contudo, você pode utilizar as colunas para planejar e criar metas, estipular o quanto quer gastar de tempo em cada livro, bem como para saber quantos livros leu ao longo do ano. Crie também colunas com três opções: livros lido, não lido e que está lendo.

A opção por criar colunas com os dados relevantes é a parte fácil de criar uma planilha de leitura, mas de que forma o Excel ajuda a consultar as informações de forma prática? É trabalhoso ter que ficar lendo linha por linha para achar um dado - e você não precisa fazer isso. Veja as dicas a seguir:

Congele a primeira linha do arquivo. A primeira linha do arquivo, com os nomes das colunas que você vai inserir na sua planilha, pode ser congelada. O Excel oferece esse recurso para que você possa scrollar a tela sem deixar de visualizar as referências dos dados inseridos nas células. Assim, você consegue ver que a primeira coluna é para o número de identificação; a segunda para o título do livro, a terceira para o nome do autor, e por aí vai.

Ative o filtro para facilitar buscas. No menu superior, é possível ativar o filtro para colunas. Com ele, você não precisa buscar uma informação em cada linha; basta filtrar o dado desejado. Por exemplo: na coluna de status de leitura, você pode filtrar para que apenas os livros lidos apareçam na tela. Basta selecionar o filtro “Lidos”, que será criado automaticamente (desde que você use sempre o mesmo texto em todas as células) e pronto: você consegue consultar de forma rápida os exemplares que já leu.

Seja qual for o tipo de controle que você queira criar, é essencial ter conhecimento sobre o Excel. A ferramenta tem muitos conceitos e opções a serem explorados, que tornam dados mais fáceis de serem buscados e consultados, assim como a automatização de cálculos e outras ações básicas.

O Curso de Dashboard em Excel é super didático, online e tem como foco ensinar sobre a construção de painéis de controle, passando pela escolha dos principais indicadores que serão utilizados, o desenho do rascunho, sua estrutura, fórmulas e tabelas auxiliares, até chegar na construção do dashboard propriamente dito - como o de leitura, sobre o qual falamos hoje! Diante de tudo que foi exposto eu acho que combina e você, o que pensa?

Confira esse e outros cursos no portal de cursos online Udemy!

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11 Comentários

  1. Olá Yvens! Eu uso o Skoob mesmo, que é bem básico, mais para saber quais livros que tenho, ajuda bastante quando estou em uma livraria, vejo uma promoção e não tenho certeza se já comprei o livro. O Excel, eu gostei da tua dica para colocar mais dados, como cor, acabamento, ordem alfabética do título ou autor, enfim, coisas que facilitam encontrar um livro, mas atualmente tenho em torno de 1.500 livros, acho que não conseguiria digitar todos eles.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

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  2. Cara, eu usava o excel até aprender a usar o skoob. porém eu uso o excel pra poder controlar os posts do blog e afins.
    Excel é legal quando eu tenho muitos livros pra ler e eu faço aquelas planilhas com quantidade de paginas por dia, meu desempenho e tal, tem até um grafico. é super interessante! kkkk

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  3. Eu mantinha as informações dos meus livros em uma planilha tbm.
    Mas acabei abrindo mão por conta das redes como o Skoob. Já consigo catalogar, pois oferece as mesmas informações q eu cadastrava.
    No entanto ainda uso o excel, é uma mão na roda <3
    Com ele organizo todas as minhas publicações e planejo até minhas divulgações

    Sai da Minha Lente

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  4. Olá,
    Eu uso excel para outros tipos de informações, para assuntos relacionados com livros prefiro o skoob mesmo o qual já estou acostumada mesmo. Porém é uma boa dica para quem está começando.

    Debyh
    Eu Insisto

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  5. Olá, que interessante essa forma de usar o excel para ajudar a organizar nossa vida literária. Eu acabo usando só um caderninho + skoob + blog, mas vou tentar usar planilhas também.

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  6. Olá tudo bem? Não sou muito boa com o Excel, mais adorei sua dica e pretendo usar, acho que iria facilitar muito a organização das leituras, ótima ideia!

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  7. Oie!!!

    Tenho que te dizer que antigamente catalogava praticamente a minha vida inteira pelo excell hahaha mas agora, bom, depois do skoob, não utilizo mais não. Minha vida literário inteira gira e funciona atraves desse site

    beijos

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  8. Oiii Yvens

    Gostei da dica do curso de Dashboard hein? Vou dar uma olhada. Olha se for sicnera faz anos que não uso o Excel, é bem raro. pra organizar minhas leituras tenho utilizado o Goodreads (mas como não confio totalmente em redes sociais já que elas saem do ar do nada) também uso o Calibre pra catalogar e organizar meus livros lidos, não lidos e pendentes, tem funcionado bem. Achei a idéia de utulizar o Excel bem bacana, apesar de não ser acostumada a utilizá-lo realmente consigo imaginar que se torna bastante útil por conta das muitas planilhas que a gente faz por lá.


    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

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  9. Olá, tudo bem? Confesso que apesar de amar organização, principalmente quando é ligado aos meus livros, a ferramenta do Excel nunca me foi opção inicial para catalogá-los. Sei que muita gente usa, aliás até me deram a dica de fazer, porém eu sei que uma hora me cansaria hehe.
    Por isso fazer uso de cadernos comuns mesmo, onde anoto tudo na mão e o Skoob, que acabou sendo uma mão na roda haha
    Adorei ver a forma como você faz e dá dicas!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

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  10. Não tenho muita paciência para excel, nem no trabalho consigo usar tudo que essa ferramenta oferece, falta um cursinho. Mas no geral gostei da ideia de usar o excel, vou tentar com meus principais livros, ainda mais agora que comprei uma nova estante e final de semana montamos.

    Abraços.

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  11. Se tem uma coisa que eu não gosto é do Excel hahaha é uma ferramenta extremamente necessária para trabalho, mas fora disso não quero nem olhar na cara dela kkkk
    Para catalogar meus livros eu uso o App Minha Biblioteca e me serve bastante

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