Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Van Gogh
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Patrícia Romão
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934464
Onde Comprar: Coleção Completa/em lote/individual

Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Noite estrelada na cidade e Lucas com vontade de pintar na rua, Laura sabia que isso já era um motivo para que as pinceladas dele os levaria para conhecer um pouco da vida de algum pintor; e ela estava mais do que certa. Laura e Lucas, foram levados para uma antiga vila no sul da França em 1888, justamente quando Van Gogh acabava de pintar "O Terraço do Café à Noite", e as crianças ficaram admiradas com a beleza e a técnica daquele famoso pintor.



Vincent Van Gogh, nasceu na Holanda e era o mais velho de seis irmãos. Antes de ser pintor, Laura e Lucas, descobriram que Van Gogh tinha sido pastor, assim como seu pai. Mas isso durou por um tempo, pois Van Gogh tinha outra paixão que era a pintura. Incentivado por seu irmão, Theo, Van Gogh começou a ter aulas na Academia Real de Artes, em Bruxelas, onde começou a levar sua vocação mais a sério. Se diferenciava por retratar sempre os mais pobres, como no quadro "Os Comedores de Batatas".



Alguns anos mais tarde, Laura e Lucas souberam da ida de Van Gogh para Paris, em Montmartre, onde conheceu e se tornou amigo de diversos pintores famosos como Toulouse-Lautrec, Gauguin, Bernard entre muitos outros, aprimorando ainda mais suas pinturas, o que sempre impressionou, pois mesmo tendo uma vida triste, sendo tímido e reservado, Vincent Van Gogh, soube como ninguém pintar a alegria.



Quando o pintor trocou Paris por Arles, no sul da França, nossos meninos fizeram uma descoberta bem legal sobre as pinturas de Girassóis de Van Gogh e também sobre seus autorretratos, que ficaram muito famosos pelo mundo todo. Bom, já está ficando tarde e está na hora de Lucas e Laura voltarem para o próprio tempo deles, mas logo a gente descobre para onde iremos viajar com a próxima pincelada de Lucas.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

3 Comentários

  1. Olá!
    não conhecia esse livro, muito interessante, aproxima as crianças para a arte, para literatura. Gostei muito e já quero essa coleção!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, essa coleção está incrível e interessante tanto para adultos quanto para crianças. Parece ser uma leitura divertida e com um teor bem educativo, eu mesma pouco sabia sobre Van Gogh e a resenha me enriqueceu bastante.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, essa coleção está incrível e interessante tanto para adultos quanto para crianças. Parece ser uma leitura divertida e com um teor bem educativo, eu mesma pouco sabia sobre Van Gogh e a resenha me enriqueceu bastante.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir