Título: O que tem de mais lindo do que isso?
Autor: Kurt Vonnegut

Tradução: Petê Rissatti
Editora: Rádio Londres

Páginas: 176
Acabamento: Brochura
Ano: 2018
ISBN: 9788567861166
Onde Comprar: Amazon - Rádio Londres

Sinopse: Nas últimas duas décadas, os discursos de formatura proferidos por escritores famosos como David Foster Wallace, George Sanders, Neil Gaiman e outros tornaram-se quase um gênero literário. Os quinze discursos reunidos neste volume, pronunciados por Kurt Vonnegut entre 1978 e 2004, e repletos de aforismas, lembranças, anedotas e reflexões, contêm o mesmo espírito irreverente e a mesma verve satírica que tornaram famosas suas obras de ficção. Esses textos são uma verdadeira celebração da liberdade e da criatividade do ser humano, divertindo e pegando o leitor no contrapé. Além disso, ainda são tão atuais e relevantes que poderiam servir como uma espécie de vade-mécum para enfrentar os desafios do mundo moderno. 


Resenha: Publicado pela Rádio Londres em 2018 e escrito pelo autor estadunidense Kurt Vonnegut, o livro "O que tem de mais lindo do que isso?" é na verdade uma compilação que reúne quinze discursos proferidos pelo autor entre os anos de 1978 e 2004. Esses discursos são repletos de lembranças e anedotas, mas também possuem abordagens políticas, reflexões diversas, mas principalmente sobre a vida e como as sociedades são construídas e moldadas. Kurt tinha como objetivo demonstrar aos recém formados o papel deles e o quanto eram importantes naquela sociedade.

"Antigamente, eu costumava ser tão ingênuo que ainda acreditava na possibilidade de tornamos os Estados Unidos generosos e razoáveis, o país com que muitos da minha geração costumavam sonhar. Durante a Grande Depressão, quando não havia empregos, sonhamos com esses Estados Unidos. E, durante a Segunda Guerra Mundial, quando não havia paz, lutamos bastante e muitos de nós morremos por esse sonhos." p. 33.
Opinão: Esse é o primeiro livro de discursos que me recordo de ler e essa esperiência foi algo especial. Aqui temos um livro curto e de rápida leitura, apenas alguns discursos deixam a leitura um pouco mais lenta e cadenciada, mas isso não é algo prejudicial. Achei super interessante o fato de podermos tirar lições e ensinamentos dos discursos proferidos pelo autor, sem contar que eles também servem como motivacionais. Creio eu que seria um privilégio ouvir os discursos do Kurt, tendo em vista a sua bagagem cultural e experiência de vida.

Dois aspectos importantes que percebi por meio da leitura, é que não devemos desistir dos nossos sonhos e muito mesmo dos livros, pois esse último nos faz sonhar e querer mais para as nossas vidas, mas também para compreender o próximo e a sociedade em que vivemos. Eu simplesmente amei esse livro, é profundo e em alguns momentos bem divertido, mas sobretudo nos proporciona momentos de reflexão. Eu fiquei super envolvido na leitura e gostei de conhecer um pouco mais sobre o Kurt que era um cara humanista e passou por diversos perrengues na vida. Super recomendo essa leitura!
Sobre a Edição: A Rádio Londres está de parabéns pela edição, eu achei a capa muito bonita, viva e alegre, serve também para retratar a vida, o cotidiano de muitas pessoas. A edição conta com 15 capítulos, cada qual com um discurso. As folhas são amareladas e possuem uma boa gramatura. O livro apresenta fonte e espaçamento confortáveis, há também várias ilustrações ao longo do livro e a introdução foi escrita por Dan Wakefield.
Sobre o Autor: Kurt Vonnegut nasceu em 1922 no estado de Indiana, nos Estados Unidos. Ainda jovem, alistou-se no exército e lutou na Segunda Guerra Mundial, onde presenciou bombardeios e até foi feito prisioneiro pelos alemães. Depois de voltar para os Estados Unidos, dedicou-se à literatura e, ao longo de mais de 40 anos, publicou 14 romances e diversos contos, peças de teatro e contos de não ficção, incluindo o romance best-seller Matadouro 5. Vonnegut faleceu em 2007.

17 Comentários

  1. Olá Yvens, acho que também nunca li um livro de discursos, acho que deve ser interessante principalmente por ser de uma época bem diferente da nossa e os assuntos abordados, consequentemente também. Parece ser uma leitura rápida e prazerosa.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Meu Deus que descoberta, eu adorei a ideia da obras, não conhecia mais já quero ler todos os discursos reunidos, acredito ter sido palavras motivadoras sem dúvida! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Yvens!
    Eu sempre acho lindíssimas as edições da Rádio Londres. São simples, mas as capas sempre conseguem me despertar interesse. Já tinha visto esse livro algumas vezes e lembro que o nome do autor me chamou a atenção, apesar de eu não conhecê-lo. De qualquer forma, também nunca li um livro de discursos e acho que seria muito bom ler algo assim para sair da rotina e para me sentir motivada. Às vezes é bom encontrar palavras de determinação em momentos ruins. Obrigada pela dica. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ôi, Yvens. tenho muita vontade de adentrar na obra do autor... essa edição linda da Radio Londres tá bem convidativa... não lembro de ter lido algo do tipo, mas seria uma experiência interessante...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, Yvens.
    Essa edição está linda, mas infelizmente o tipo de história não me cativa no momento.
    Estou numa fase de ficção pura e simples, que ocupe o meu tempo, mas que não me faça pensar demais!! Rs... Vou deixar essa dica guardada para uma outra hora! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Que edição mais linda, gente! Adorei a sua resenha e fiquei muito curiosa para ler o livro, parece ser uma obra que me agradaria bastante. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li um livro de discursos, mas em saber que essa sua primeira vez foi especial, me anima, assim como saber que pode tirar lições deles. Não conheço o autora, então essa pode ser uma ótima oportunidade. Sugestão anotada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oie!!

    Adoro obras que nos trazem ensinamentos ao longo da leitura e pelo que vi, nesse livro temos isso de sobra. Acredito que até hoje nao tenha lido nada nesse estilo, fiquei curiosa, mas ao mesmo tempo receosa, pois sou uma pessoa que prefere viver mais a ficção do que a realidade de algum modo.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Deve ser bem interessante essa obra, contendo muita História, o que me aguçou demais a minha curiosidade, espero obter meu exemplar e começar a ler logo, pois estou bem interessado em saber tudo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Que ideia bacana para um livro! Essa edição parece ser bem linda, porém confesso que não é um tipo de história que me conquiste muito, ou que seja minha zona de conforto hehehe Porém pela sua resenha percebo que seja uma ótima obra. Quem sabe um outro momento?!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Yvens!
    Não é muito meu estilo de leitura, mas lendo sua resenha me mostrou alguns pontos em que adoro em um livro, reflexões e ensinamentos, que eu acho muito importante e aprendemos mais e mais. Parabéns pela resenha, sincera e objetiva, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Que edição linda!
    Um livro curtinho, cheio de reflexões e de fácil leitura. Fiquei bem curiosa para conhecer a escrita do autor.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Acho que como você, eu não me lembro de ter lido algum outro livro de discurso (exceto o da Chimamanda,mas este foi transformado em manifesto rs) e fiquei bem curiosa em relação a obra. Curti saber que ele apresenta principalmente reflexões sobre a vida e sobre como as sociedades são construídas e moldadas. Curti saber que apesar de falar sério, em alguns pontos ele tem um tom mais leve e descontraído.
    Não é uma leitura que farei por agora, mas anotei a dica para uma futura leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia o livro mas achei a mensagem que ele passa sobre nunca desistirmos dos nossos sonhos muito bonita! Com certeza vou dar uma chance para conhecer a escrita do autor e esta obra que parece ser incrível mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Yvens! Eu já li alguns discursos de formatura de famosos na internet, mas é a primeira vez que me deparo com um conjunto de discursos em um livro só. Parece uma leitura enriquecedora, já que se trata de um gatilho motivador para seguirmos o que acreditamos, mas sem soar como um tipo de auto-ajuda. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  16. Olá, Yvens!
    Já tinha lido o discurso da J. K. Rowling e foi muito bom!
    Esse eu ainda não conhecia, mas já foi para a lista. São sempre inspiradores esses discursos.
    Obrigada pela dica.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Oie!!

    Confesso para ti que não conhecia o livro e tenho que dizer que tbm não me recordo de ler nada parecido a esse livro pelo que citou. Gosto de obras que nos causam um certo impacto e nos trazem lições de vida tamnbem! Amei a sua resenha e anotei essa dica!

    beijos

    ResponderExcluir