About Me

header ads

[RESENHA #624] AS SEREIAS DE TITÃ - KURT VONNEGUT

Título: As Sereias de Titã
Autor: Kurt Vonnegut
Tradução: Livia Koeppl
Editora: Aleph
Páginas: 304
Acabamento: Brochura
Ano: 2018
ISBN: 9788576574071
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Quando Malachi Constant, um irreparável milionário fanfarrão, recebe a profecia de que viajará pelo espaço e terá um filho com uma parceira inusitada, sua reação se divide entre o encanto e a incredulidade. Nem mesmo esse aviso poderia prepará-lo para o seu destino, que envolve lavagem cerebral, um exército marciano, uma amizade com fim trágico e estranhas criaturas de Mercúrio. As Sereias de Titã é uma divertida e ultrajante história sobre livre arbítrio e moralidade. Com seu humor sarcástico e agridoce, a força narrativa inconfundível de Vonnegut guia o leitor pelas bizarras desventuras de um homem pelo espaço, ao mesmo tempo em que fala sobre militarismo, religião e o propósito da vida humana. 


Resenha: As Sereias de Titã é um romance escrito por Kurt Vonnegut Jr e foi publicado originalmente em 1959. O livro é apenas o segundo romance do autor e foi indicado ao Hugo Award. Aqui a história gira em torno de Malachi Constant,  um ator hollywoodiano extremamente rico (considerado o homem mais rico da América) e que possui uma sorte fora do comum, algo que ele atribui ao aspecto divino e com essa sorte ou benção ele construiu uma grande fortuna. Contudo, ele é uma pessoa considerada insuportável e soberba, um verdadeiro marrento. Por outro lado conhecemos Winston Niles Rumfoord, um homem idoso, rico e podersoso que conseguiu viajar pelo espaço em sua própria nave na companhia do seu cão, Kazak.

Durante a sua viagem, Winston não esperava enfrentar um fenômeno que mudaria completamente a sua vida, bem como a forma dele ver e perceber o espaço e tempo. Winston fica preso em uma Infundíbula Cronosinclástica. Winston passa a ver o passado e o futuro e por isso ele passa a interceder nos assuntos e destino da Terra. Dotado de um conhecimento inigualável, Winston Rumfoord passa a fazer o papel de Deus, pois a sua inteligência em face aos homens comuns é extraordinária e incomparável. Winston com o tempo abduz milhares de pessoas ingênuas e as transporta para Marte onde elas são treinadas para invadir a Terra.

Winston também dissemina mensagens e profecias, entre elas existe uma em especial para Milachi Constant que o levará em uma missão e viagem pelo espaço, onde ele vai parar em planetas como Marte, Mercúrio e também em Titã. Michael vai conhecer outras raças alienígenas e se vê envolvido em uma guerra entre os planetas Marte e Terra, bem como na construção e fundação de uma nova igreja e religião.
Opinião: As Sereias de Titã é um belo livro, pois o autor aborda várias questões como a onisciência, o livre-arbítrio, viagem espacial e guerra, a natureza humana e o ser humano de forma geral. Kurt tem uma escrita sensacional, ele é sagaz e demonstra todo o seu humor e ironia ao longo da trama e faz isso por meio de piadas bem elaboradas. Esse estilo de escrita do Kurt traz à tona uma comparação inevitável com Douglas Adams que também apresenta uma abordagem cômica em seus livros. Os personagens principais Malachi e Winston são bem construídos, mas o último retrata bem a visão ácida e sarcástica que Vonnegut apresentou em seus livros sobre a humanidade.

Rumfoord é um personagem mesquinho e nada altruísta, ele não serve de espelho ou exemplo de homem e ser humano a ser seguido, por vezes isso pode levar o leitor da desprezá-lo. Winston também não apresenta grandes aspirações ou preocupações em relação ao ser humano e à condição humana. Kurt deixa claro que muito de nós se esforça pouco para sair da mesmice, para sair do estado da mediocridade que enfrentamos, vivemos e convivemos em nossa existência.

Outro aspecto interessante abordado por Vonnegut e apresentado por Rumfoord é que muitas das empreitadas, avanços e conquistas realizadas pelo seres humanos desde o início dos tempos tem os dedos de aliens. Essa é uma visão no mínimo interessante ao meu ver, tendo em vista que muitas coisas permanecem inexplicadas. As Sereias de Titã é um livro que conta com diversas críticas sociais e eu simplesmente adorei e super recomendo para quem curte ficção científica, mas também para aqueles que querem desbravar o gênero ou mesmo conhecer a escrita desse importante autor.
Sobre a Edição: A Editora Aleph elaborou um competente projeto gráfico com uma capa bonita e que chama atenção. As folhas são amareladas e a revisão ficou muito boa. A fonte e espaçamento seguem o padrão apresentado pela editora em outros livros. As Sereias de Titã é dividido em 12 partes e conta ainda com epílogo.
Sobre o Autor: Kurt Vonnegut nasceu em 1922 no estado de Indiana, nos Estados Unidos. Ainda jovem, alistou-se no exército e lutou na Segunda Guerra Mundial, onde presenciou bombardeios e até foi feito prisioneiro pelos alemães. Depois de voltar para os Estados Unidos, dedicou-se à literatura e, ao longo de mais de 40 anos, publicou 14 romances e diversos contos, peças de teatro e contos de não ficção, incluindo o romance best-seller Matadouro 5. Vonnegut faleceu em 2007.

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Olá tudo bem ? Não conhecia o livro , a capa ficou realmente bonita , gosto de ficcao científica ,esse livro é uma super dica.obrigada

    ResponderExcluir
  2. Interessante este livro! Gostei bastante de ler a resenha e fiquei com aquele gostinho de quero mais. hehe

    Muito bem escrita! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Parece uma leitura maravilhosa.
    A capa realmente é linda

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu adoro o trabalho do Kurt Vonnegut é bastante sagaz,a narrativa é sarcástica..

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Estou cada dia mais me aventurando na Ficção científica, e Douglas Adams é um xodo nosso, por isso achei bem legal essa pegada filosófico sarcástico, fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Tenho lido cada vez mais livros do gênero, então já adorei conhecer essa dica. A premissa da obra é bem instigante e o fato de colocar em pauta que em tudo existe um dedo de aliens, nos leva a realmente refletir sobre vátias coisas que permanecem sem respostas. Por tudo que narrou, com certeza é uma obra que vai para a minha listinha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Ficção científica/Fantasia não é muito o meu gênero de leitura, mas a sinopse de As Sereias de Titãs me deixou curiosa. É legal quando um livro aborda assuntos que fazem parte das questões existenciais humanas. Gosto muito! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia este autor, a história parece ser muito louca e interessante.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro pois não é o que costumo ler, mas parece bem interessante e bem escrito. Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Confesso que a premissa desse livro não é das que eu costumo gostar de ler. Achei a história um tanto fora da caixinha e é difícil pra mim, ler coisas onde eu não consigo me encaixar na história... não sei explicar direito.
    De qualquer forma, achei interessante o que o autor parece trazer sobre aliens. Sempre tive curiosidade de saber se existe mesmo vida fora da Terra... confesso que o medo também está presente rs
    Parabéns pela resenha!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir