[RESENHA #627] MUITAS ÁGUAS - MADELEINE L'ENGLE

Título: Muitas Águas (Uma Dobra no Tempo #4)
Autora: Madeleine L'Engle
Tradução: Érico Assis
Editora: HarperCollins
Páginas: 320
Acabamento: Capa dura
Ano: 2018
ISBN: 9788595083295
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: É preciso acreditar em certas coisas para poder vê-las!Sandy e Dennys, os gêmeos da família Murry, sempre foram práticos, realistas e nunca prestaram muita atenção às conversas dos pais cientistas sobre coisas altamente teóricas como tesseratos e farândolas. Mas, após um acidente no laboratório do sr. e da sra. Murry, algo acontece com eles que desafia drasticamente suas capacidades de crer no impossível. Com um desastre à vista, será que os gêmeos conseguirão encontrar uma maneira de voltar à realidade?


Resenha: Muitas Águas é o quarto volume da série Uma Dobra no Tempo da escritora Madeleine L'engle e a aventura dos Irmãos Murry continuam firme e forte, mas agora a história gira em torno dos gêmeos Dennys e Sandy. Os irmãos são práticos, realistas e extremamente céticos, mas em certo momento eles se envolvem em uma grande aventura ao entrarem no laboratório de seus pais e de forma acidental interferem em um dos experimentos deles. Após esse infortúnio eles são transportados para um deserto escaldante e muito brilhante.

"Sandy, com a camisa de flanela ainda enrolada na cabeça, mal estava ciente de que segurava o irmão. Seus braços pareciam moles feito gelatina. Ele respirava em grandes goles abrasadores, que queimavam sua gargante. Sua cabeça começou a inchar, a se encher de ar quente como um balão, de modo que ele ficou com medo de sair voando para o céu." p. 33.
O deserto demonstra ser um lugar totalmente novo e misterioso para eles e é nesse lugar que encontram um pequeno e moreno homem que está acompanhado de um mini mamute. Esse homem resolve ajudá-los e levá-los para o seu oásis e eles contam com a ajuda de um casal de unicórnios para tanto. Mas os irmãos percebem em determinado momento que voltaram para o início dos tempos ou algo próximo ao início da humanidade e essa experiência desafia tudo que eles acreditam e principalmente coloca em xeque todo o ceticismo e praticidade que eles apresentam.

"Um crocodilo rastejava pelo deserto, arrastando-se, desajeitado, distante das águas de onde era nativo. Era seguido por um dragão/lagarto, que esticava suas asas de couro, exibindo-se. Uma serpente escura e de capelo deslizava entre os dois." p. 124.

Nessa grande aventura por esse mundo desconhecido, Dennys e Sandy deparam-se com coisas jamais imaginadas ou vista por eles. Em meio ao mundo desconhecido que precisam enfrentar, os irmãos são acolhidos por ninguém menos que uma figura super conhecida do livro de gênesis, Noé. Essa importante figura bíblica e sua família acolhe os irmãos na véspera do grande dilúvio e em retribuição pelo carinho e acolhida eles ajudam Noé a construir a sua arca, mas algo martela de forma incessante na cabeça deles, como eles vão conseguir retornar para casa sãos e salvos?
Opinião: Muitas Águas é um livro de rápida leitura e fácil compreensão e diferentemente dos volumes anteriores a autora optou por deixar de lado o uso de termos técnicos e jargões diversos, tornando a leitura mais fluida e envolvente. Um aspecto muito positivo é a ambientação criada pela autora, ela nos permite imaginar de forma clara os lugares visitados pelos protagonistas e fica mais evidente as relações humanas, bem como certos acontecimentos históricos. Existe ainda um teor religioso na trama, algo característico na escrita da autora que utiliza de elementos religiosos e teológicos em sua série. Eu achei muito interessante acompanhar o evento bíblico de gênesis retratado aqui na figura de Noé. O mais legal de tudo é que a autora mescla esses elementos da religião com a ciência sem qualquer tipo de fanatismo. Em suma, esse é um livro envolvente e reflexivo, tem uma ótima trama que é fruto de uma pesquisa histórica realizada com atenção e competência.
Sobre a Edição: A HarperCollins está de parabéns pela edição apresentada, todos os livros da série apresentam um alto padrão de qualidade, todos possuem capa dura e folhas amareladas e "Muitas Águas" não foge desse padrão. A revisão ficou muito boa, a fonte e o espaçamento também ficaram confortáveis, não há nada do reclamar.
Sobre a Autora: Madeleine L’Engle (1918-2007) foi uma escritora norte-americana mais conhecida por seus trabalhos de ficção científica YA, particularmente por Uma dobra no tempo e suas sequeências. Suas obras refletem seu forte interesse pela ciência moderna.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Logo de primeira me apaixonei pela capa do livro, muito lindo demais.
    Gostei da sinopse em si.
    Já quero ler com certeza.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Gostei de conhecer a escrita da autora ,desenvolvida através de muitas pesquisas. Gosto de livros de rapida leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Nossa não sabia que era uma série longa, só conhecia o Primeiro Livro que morro de vontade de ler. Achei bem interessante a premissa, e de ter essa visão de personagens de certa forma mística, fiquei curiosa para saber como a autora usou isso

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bonita a capa e adorei essa coisa de misturar ciência com fantasia, sempre é algo que me fascina <2

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  5. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah não creio que você conseguiu ler essa sagaaaaaaa!!!!!!
    Eu acho essas edições a coisa mais linda do mundo, mas te juro que tentei de todo e qualquer jeito e não consigo passar nem da metade do primeiro livro!
    As vezes eu vejo uns comentários assim e fico bem animada pra ler de novo, mas nunca vai kkkk
    Amei suas fotos!!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu sou louca para conhecer essa série, pois tenho certeza que irei amar. Amei saber que neste volume foi deixado de lado esses jargões, tornando a leitura mais fluida, creio que isso seja essencial para não "cansar" o leitor em determinado momento. Adorei conhecer mais desse volume.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Essa saga está na minha lista, tenho que começar logo, fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Essas edições estão simplesmente incríveis. A editora presenteou os leitores com um lindo trabalho. Ainda não li os livros mas assisti o filme e achei a história encantadora. Depois da sua resenha quero ler todos eles. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Super amei sua resenha e em conhecer um pouquinho mais sobre o livro.
    Achei linda demais a capa do livro!
    Já coloquei na listinha pra ler em breve.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir