Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Klimt
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Gonçalo Viana
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934242
Onde Comprar: Coleção Completa/em lote/individual

Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Foi só Lucas começar a pintar sua musa inspiradora, Laura, e pronto! Lá foram as nossas crianças em mais uma viagem rumo ao conhecimento do mundo da arte. Eles foram parar no ano de 1918, enquanto Gustav Klimt pintava o retrato de sua irmã Johanna Staude. 


Gustav Klimt foi o segundo de sete filhos de Ernst Klimt e Anna Rosália Finster. Nascido em Baumgarten em Viena na Áustria, Klimt teve muita sorte em ter um pai que gostava muito de ensinar e também muitos irmãos para brincar. Seu pai ensinou a todos seus irmãos o ofício de gravador de ouro, e Ernst não escondia que gostaria muito que seus filhos se tornassem artesãos, o que de certa forma deu certo em parte, pois um se tornou ourives e outros dois ficaram conhecidos mundialmente no mundo dos artistas: Gustav e seu irmão Ernst Klimt.

Ambos se matricularam na Escola de Artes Aplicadas de Viena e o sucesso foi logo aparecendo para esses irmãos, pois não tinham nem terminado o curso e já recebiam encomendas. O sucesso dos irmãos os levaram a fundar a Companhia dos Artistas para poderem participar nas obras da cidade e logo depois já foram contratados para pintar os tetos das escadarias do antigo teatro de Viena.


O quadro mais famoso de Gustav Klimt, Judith I, foi exposto pela primeira vez em 1901, na Oitava Exposição Internacional de Arte de Munique com muito sucesso. Em 1908 cria mais um de seus mais famosos quadros, O Beijo, que foi inspirado na sua história de amor com Emilie Flöge, com quem viveu por vinte e sete anos.

Mas nem tudo foi flores na vida do pintor, em 1915, com a morte de sua mãe, Klimt se torna triste e sombrio, o que acaba refletindo em suas obras, que mostravam paisagens que revelavam bem seu estado de espírito. Klimt morreu em 06 de fevereiro de 1918, deixando em seu ateliê algumas obras inacabadas, mas pouco antes de falecer, o pintor teve seu reconhecimento como membro de honra na Academia de Arte de Viena, coisa que lutou durante quase toda sua vida para conseguir.


Bom, Laura e Lucas, além de terem vistos belas obras, conseguiram conhecer coisas muito interessantes desse grande artista austríaco que deixou sua marca no mundo das artes. Agora está na hora de irem para casa, mas logo, logo eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

0 Comentários