[RESENHA #629] QUERIDO E DEVOTADO DEXTER - JEFF LINDSAY - Saga Literária

Novidades

1 de abril de 2019

[RESENHA #629] QUERIDO E DEVOTADO DEXTER - JEFF LINDSAY

Título: Querido e Devotado Dexter
Autor: Jeff Lindsay
Tradução: Eliana Rocha
Editora: Planeta
Páginas: 272
Acabamento: Brochura
Ano: 2009
ISBN: 9788576654704
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Em 'Querido e devotado Dexter', um novo assassino em série assusta as ruas de Miami tanto pela técnica quanto por sua ousadia. Perturbado, Dexter se vê obrigado a deixar o disfarce de bom moço de lado para percorrer um caminho instigante, no qual por vezes se confundem caça e caçador. Esse é o segundo livro de Dexter, que inspirou a série de televisão homônima. O protagonista trabalha na polícia, mas desde cedo seu real ofício é liquidar os serial killers, sempre camuflado e sem levantar suspeitas. 


Resenha: Querido e Devotado foi escrito por Jeff Lindsay, lançado originalmente nos Estados Unidos em 2005, o livro chegou no Brasil no ano de 2009 e foi publicado pela editora Planeta de Livros. Dexter é um analista forense e trabalha no Departamento da Polícia Metropolitana de Miami, ele analisa padrões de sangue e tem um hobby caçar criminosos à noite que estão esquecidos pela Justiça e não receberam qualquer punição. Para dar prosseguimento ao seu objetivo ele tenta manter uma aparência normal, ele tenta ser um bom moço aos olhos de todos, mas isso não passa despercebido para o Sargento Doakes que também trabalha no Departamento da Polícia de Miami e ele passa a vigiar e seguir Dexter, isso faz com que o analista forense abstenha-se de suas atividades noturnas por algum tempo, mas ele precisa soltar o "Passageiro das Trevas".

"HÁ NOITES EM QUE O PASSAGEIRO DAS TREVAS precisa sair para brincar. É como levar o cão para passear. Podem-se ignorar os latidos e os arranhões na porta por algum tempo, mas cedo ou tarde o animal precisa sair à rua." p. 15.


Enquanto o sargento está em seu encalço e não há qualquer caso novo, Dexter passa a frequentar mais a casa da sua namorada para tentar enganar o sargento e esperar a poeira abaixar e o analista descobre outras habilidades que ele não imaginava possuir como brincar com Cody e Astor, filhos da sua namorada, mas ele ainda está nervoso, angustiado e com medo de acostumar-se com essa vida tranquila, só que a sua natureza demanda perseguições e sangue de assassinos.

"ACORDEI COM DOR DE CABEÇA, ME SENTINDO péssimo e desorientado. Um lençol rosa cobra meu peito. Meus lençóis - aqueles em que eu acordava todos os dias em minha cama - não eram coloridos nem cheiravam como aquele. O colchão parecia espaçoso demais para ser minha modesta cama de solteiro, e eu tinha certeza de que aquela dor de cabeça também não era minha." p. 45.


Dexter fica sabendo de um novo caso e é algo bem peculiar, existe um novo serial killer na cidade, ele é conhecido como Dr. Danco e essa misteriosa figura está transformando suas vítimas em "batatas ululantes", ele deixa suas vítimas  em partes da cidade sem os membros como: braços, lábios pálpebras e pernas, mas elas continuam vivas. Para piorar a situação e tortura, o serial killer deixa as suas vítimas de frente para um espelho, além do dano e terror físico, ele ainda inflige um grande terror psicológico nelas. Diante dessa novidade, Dexter quer embarca em uma nova "aventura" noturna, ele quer caçar esse serial killer, mas deverá ser bem esperto e astuto para evitar que o sargento Doakes o encontre.
Opinião: Querido e Devotado Dexter é um livro envolvente e de rápida leitura, Jeff Lindsay nos apresenta um livro que mescla elementos como suspense, horror e humor. Um fato interessante do livro é que Dexter sempre está em conversas com o seu  "Passageiro das Trevas", uma espécia de segunda personalidade do personagem, essa personalidade apresenta outras habilidades que o próprio Dexter não tem conhecimento. Jeff Lindsay também me passou a sensação de que estava vendo e conhecendo a mente de um assassino bem de perto. O autor está de parabéns ao explorar os personagens secundários, eles são bem construídos e possuem relevância na história.

Querido e Devotado Dexter é um livro competente, acredito que vá agradar tantos os fãs do personagem, quanto aqueles leitores que gostam de um bom livro de suspense e mistério envolvendo serial killers. Essa é uma leitura que apresenta momentos tensos e angustiantes, mas também há momentos divertidos com as tiradas do personagem principal. Agradeço à editora Planeta de Livros pela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo desse personagem tão intrigante.
Sobre a Edição: A edição de Querido e Devotado Dexter está na versão brochura, conta com 29 capítulos e epílogo. Além disso as folhas são amareladas e possuem boa gramatura, fica claro que o papel utilizado é de alta qualidade. A revisão ficou muito boa, assim como o tamanho da fonte selecionada.
Sobre o Autor: Jeff Lindsay é o pseudônimo do americano dramaturgo e romancista Jeffry P. Freundlich (nascido em 14 julho de 1952), mais conhecido por seus romances sobre sociopata vigilante Dexter Morgan. Muitas de suas obras publicadas anteriormente incluem sua esposa Hilary Hemingway como um co-autor. Sua esposa é sobrinha de Ernest Hemingway e um autor em sua própria direita. Lindsay nasceu em Miami e graduou-se Everglades Ransom High School em 1970, e de Middlebury College, Vermont, em 1975.

9 comentários:

  1. Eu gosto tanto dessa série e quero rever inclusive.
    Mas não sabia dessa edição da Planeta. Acredito que a experiência de ler algo envolvendo esse personagem, deve ser incrível. Já adicionei na lista de desejados <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros do dexter, mas tenho muita vontade, a premissa dele sempre me encantou bastante!
    Achei essa edição muito bonita, sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler. Por falar nisso, você chegou a ver a série? Acha que é parecido? <3

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu ainda não conhecia esse livro, mas pelo o que tu disse parece ser uma leitura realmente incrível, principalmente para os fãs do gênero. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nunca assisti a série então eu realmente não entendo muito sobre os personagens. Gosto de suspense então quem sabe mais pra frente!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Dexter foi o primeiro psicopata televisivo que acabei gostando *_*
    Li dois livros de uma série que deu vida a adaptação para a tv.

    Vou atrás dessa edição que não conhecia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sou super curiosa para ler os livros dessa série, amei saber um pouquinho do que rola nesse volume, deve ser interessante o Dexter tentando despistar quem está de olho nele e já fiquei intrigada com esse serial killer que também faz terror psicológico com suas vítimas.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem tudo que eu mais amo em livros policias e mesmo assim eu nunca li nenhum deles e nunca vi nenhum episódio da série, mas gostei de saber que apesar de rápida a leitura é envolvente. Preciso conhecer esse personagem tão aclamado e todo universo que o cerca.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Parece mesmo ser uma ótima leitura e você me deixou curiosa, eu gosto de livros assim e acho que esse pode ser um que vá me agradar bastante!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Realmente deve ser um prato cheio para os fãs e os leitores que curtem suspense e/ou mistério. Já tinha ouvido falar do livro, porém nunca tinha me interessado pelo mesmo. Sua resenha me deixou curiosa com a obra. Dica anotada! Adorei saber detalhes da edição (;
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Páginas