Sinopse: Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar. Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?

Resenha: A Paciente Silenciosa foi o primeiro livro que recebi da parceria com o Grupo Editorial Record em 2019 e esse livro faz parte do clube Very Important Book que tem como objetivo fornecer aos parceiros uma prova antecipada, livros que ainda vão chegar nas livrarias. No caso, o livro em questão foi lançado oficialmente nesse último 29 de abril.

Alicia Berenson tem apenas 33 anos e leva uma vida tranquila e feliz, casada com Gabriel Berenson, ela é uma pintora que estava começando a ganhar e consolidar seu espaço no mercado. Por outro lado, Gabriel é um renomado fotógrafo de moda. O casal vivia na região Noroeste de Londres e aos olhos de todos apresentavam um casamento aparentemente feliz e perfeito. Mas tudo vai por água abaixo quando Alicia mata seu marido disparando cinco tiros contra o seu rosto, Gabriel ficou irreconhecível, é claro. Após o assassinato, Alicia tenta acabar com a própria vida ao cortar os pulsos, só que ela não contava que seria socorrida a tempo.

Alicia recebe tratamentos médicos e é mantida em um hospital psiquiátrico. Desde o fatídico dia Alicia é incapaz de pronunciar uma palavra sequer e considerada recuperada da tentativa de suicídio, é levada a julgamento, mas foi considerada inimputável, ou seja, ela não poderia ser considerada culpada, não poderia recair sobre os seus ombros a responsabilidade pelos atos cometidos, pois naquele momento ela era incapaz de discernir suas ações. Só que muitas pessoas consideram que esse silêncio nada mais é que algo pensado para fugir da prisão. Contudo, seis anos passam e ela continua muda.

Ainda mantida no hospital psiquiátrico, Alicia recusa qualquer tipo de comunicação com o mundo ao seu redor, além disso ela é mantida dopada pela equipe médica. Mas tudo muda quando surge o psicoterapeuta forense Theo Faber, pois ele acredita que é o único capaz de entender a mente de Alicia e quais foram as suas motivações para cometer tal crime horrendo. Theo vai buscar formas de entender a todo custo a mente de Alicia e o que a levou a matar o marido, mas nada é tão simples. Descobrir o que de fato aconteceu pode ser bem mais difícil do que Theo imagina.

Opinião: A Paciente Silenciosa é um livro interessante e envolvente. Aqui conhecemos a história de Alicia sob o ponto de vista e conclusões do psicoterapeuta Theo Faber. O autor apresenta um enredo bem elaborado, a história é repleta de mistérios e tem uma forte carga emocional. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e posso dizer tranquilamente que gostei bastante, achei bem interessante o livro, ainda mais se levar em conta que é o livro de estréia dele. Alice é uma personagem que despertou a minha atenção e me fez pensar sobre o ato horrendo que ela cometeu, como a sua vida mudou drasticamente e toda a culpa que ela passou a carregar.

O livro conta com plots interessantes, o desfecho ficou muito bom e me agradou. Alex não deixa pontas soltas na história, tudo é ligadinho do início ao fim. No geral os personagens são bem construídos e isso é um ponto bastante positivo ao meu ver. A leitura fluiu muito bem e fiquei completamente envolvido com as diversas reviravoltas que aconteceram. Eu indico a leitura para quem gosta de thrillers psicológicos, mas também para aqueles que querem se aventurar no gênero. Gostei muito desse primeiro contato com a escrita do autor.

Ficha Técnica:
Título: A Paciente Silenciosa
Autor: Alex Michaelides
Tradução: Clóvis Marques
Editora: Record
Páginas: 408
Ano: 2019
ISBN: 9788501116437
Onde Comprar: Amazon

17 Comentários

  1. que livrão em? uma pena não gosta desses tipos de livros, mas, você arrasou no post.

    www.beijosdavick.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Não conhecia esse autor. Bem, eu quando leio, raramente sei o título ahahahahaha
    Parece bem fascinante <3
    Porém, já tenho mais de 400 livros e ainda não li metade. Não posso cair em tentação. <3
    Beijokitaz






    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  3. Olà , a paciente silenciosa tem uma história intrigante , do tipo que nos prende a esse mistério. Já quero ler.

    ResponderExcluir
  4. O livro tem uma história que vai deixar o leitor bastante curioso durante a leitura, pois tem um bom mistério, o livro tem uma história interessante, a escrita do autor é boa, fiquei bastante curiosa para saber o fim do livro, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza de que o livro nos prende mesmo do começo ao fim. Como estudante de Psicologia e amante do gênero apresentado, não posso negar que ficou impossível evitar a curiosidade pela obra. Vou adquirir!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Eu adorei o livro é ótimo :D Acho que além de todo o suspense, o que dá mais densidade ainda à história é a carga emocional e a bagagem que os personagens já carregam ..

    ResponderExcluir
  7. O livro deve ser ótimo, parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  8. desde que vi as pessoas recebendo esse livro nas VIBs, só tenho visto coisas muito positivas sobre esse livro, quero muito ler esse livro, de verdade mesmo! Sem contar que esse livro é muito a minha cara e eu amo esse genero! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  9. Nunca ouvir falar desse livro, mas sinceramente eu amei a história! Já vou adicioná-lo a minha lista de leitura, eu amei o livro, amei a resenha, amei tudo! Obrigado pelo post! ❤

    ResponderExcluir
  10. Estilo de leitura que adoro demais, fiquei curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  11. Olha, gostei do enredo e da proposta do livro. Gosto de histórias mais densas e com apelo ao suspense. Ótima indicação.

    ResponderExcluir
  12. Nossa fiquei doida para ler esse liro, pelo que vi ele é muito bom. Adoro esse gênero

    ResponderExcluir
  13. Já vi que é uma historia fluida e que intriga né? Parece ser bem bacana essa leitura, com mistérios e nossa mente vai se envolvendo com a leitura. Gostei de conhecer.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha, fiquei curiosa pra saber mais. Mas confesso que fiquei meio agoniada com essa história.

    ResponderExcluir
  15. A Paciente Silenciosa já dar um ar de mistério.É um trabalho que leva ao ser a intrigante determinação de suspense.O livro capturado por vários outros fatores muito interessantes.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li a obra, mas tenho muita curiosidade para realizar essa leitura, pois parece ser uma história surpreendente e repleta de novidades. Excelente dica.

    ResponderExcluir
  17. Minha filha ama esse tipo de história, com mistério e que bom que o final não decepciona. Eu amei a resenha e vou indicar para a minha filha.

    ResponderExcluir