Sinopse: Mudanças climáticas tornam nosso planeta inabitável, as grandes cidades do mundo estão debaixo d'água. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Especial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter. Agora, no Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), 24 adolescentes brilhantes foram recrutados e se preparam para disputar seis vagas na equipe que deixará para sempre a Terra carregando o futuro da raça humana. Leo, um nadador italiano profissional, não vê a hora de encarar esse desafio, depois de perder a família inteira numa inundação. Já Naomi, uma americana de ascendência iraniana - e gênio da ciência -, tem muitas suspeitas com relação ao CTEI, após uma missão semelhante falhar em circunstâncias misteriosas. Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um e a tensão aumenta entre os astronautas, a amizade dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas.

Resenha: Depois que o mundo entrou em colapso, Leo acabou ficando sozinho e tendo que se virar todos os dias para conseguir sobreviver. Antes da inundação, Leo tinha uma família, um lugar para morar e ajudar trabalhando na cantina de seus pais. Também tinha uma irmãzinha que amava com todas as suas forças. Mas tudo isso, agora, era passado. Seus pais, sua irmã, a cantina, mortos e destruídos. A natureza vinha cobrando um alto preço por tudo que a humanidade havia feito com ela e Leo não aguentava mais pagar essa conta.

Naquela noite, ele já estava cansado de sobreviver e não queria mais fazer isso. Seu limite já tinha sido ultrapassado há tempos. Foi então que resolveu dar um basta em tudo. Leo sempre foi um excelente nadador, ele conseguia ficar muito mais tempo submerso do que os nadadores que conhecia, até mesmo profissionais. Foi assim que conseguiu ir levando sua nova condição de vida, prestando serviços para quem queria algo que estava debaixo d'água. Mas isso já não bastava mais, pois estava cada vez mais difícil e as lembranças o atormentavam todos os dias.


Leo apenas mergulhou e se deixou levar, mas, por uma ironia do destino, havia escolhido uma noite como outra qualquer naquela nova Itália, em que estavam, justamente, procurando por ele, um jovem que poderia mudar o destino da humanidade. Leo estava prestes a descobrir que sua vida mudaria completamente ... mais uma vez.

"Meus pensamentos estão se dissipando agora, exibindo um filme estranho e confuso, apenas para mim. O sono está chegando eu posso sentir isso. E aí..." pág.12.

A primeira coisa que Naomi pensa quando é informada de seu recrutamento para a missão que pretende salvar a humanidade é que aquilo só pode ser uma piada. Ela nunca quis e nem jamais pensou em sair do lado de sua família, não só pelo amor que sente pelo seus pais, mas também por seu irmão, Sam, que tem um problema no coração. 

Durante um bom tempo, Naomi, tentou descobrir uma cura para a doença do irmão, mas com os problemas climáticos que arrasaram mais da metade do planeta, o fundo para as pesquisas que ela almejava, fora retirados pelo novo governo mundial. Agora, tudo era direcionado para a descoberta de uma solução da sobrevivência da humanidade.


Mesmo assim, Naomi não se importava, pois ela, diferente de muitas outras pessoas pelo mundo, não gostaria de ser uma heroína, uma desbravadora do espaço na tentativa de encontrar um novo lar para todos. Ela tinha algo mais importante do que tudo: Um lar, e ela iria fazer de tudo para mantê-lo, nem que para isso precisasse sabotar todo e qualquer programa de salvamento que fosse recrutada.

"Quando a diretora Hamilton se apressa para verificar seu computador e começa a digitar rápido, fico tentada a empurrar tudo que está sobre a mesa dela para o chão, a arrebentar o computador no piso, tamanha é a minha frustração." pág. 25.

Opinião: Mas uma vez, a editora Jangada, me faz feliz com uma leitura envolvente e muito bem escrita, pois apesar de não conhecer o trabalho de Alexandra Monir, fiquei muito satisfeito com Os Seis Finalistas

Alexandra nos apresenta uma trama que, apesar de não ser inédita e ainda se utilizar de certos clichês, conseguiu misturar com maestria temas como apocalipse climático, romance, ficção científica, mistério e uma boa dose de aventura. Apesar desse primeiro livro ser mais focado no treinamento dos escolhidos para salvar a humanidade da extinção, foi bem surpreendente ver que a história te prende tanto que fica muito difícil ter que parar a leitura.

Algumas partes da trama me lembraram do filme Os Eleitos de 1983, [que foi baseado no livro de Tom Wolfe, onde ele relata o treinamento dos astronautas norte americanos], o que por si só já é um grande ponto positivo para Os Seis Finalistas, mas se tanto o filme ou o livro teve alguma influência na trama de Alexandra, isso, não sei dizer.

É óbvio que em um livro onde os protagonistas são "jovens adultos" que têm que excederem suas qualidades para suas missões, todo mundo espera o romance principal e, em Os Seis Finalistas não seria diferente. Mas, como tenho visto na maioria dos Young Adults que venho lendo nos últimos anos, os escritores nos mostram um romance óbvio mas não forçado como era em muitos outros que já li.


Leo e Naomi, são muito diferentes e querem coisas diferentes, mas de uma forma inexplicável sentem uma grande atração entre si. Gostei muito de ver como a autora desenvolveu esse velho cliché na trama toda e tenho certeza que todos vocês vão gostar também, pois apesar de ser, como disse, cliché, foi bem colocado e conduzido durante toda a história.

Mas não é só de romance e aventura que "vive " Os Seis Finalistas, pois existem personagens que são realmente odiosos e mostram um lado mais trágico entre os escolhidos e porque não dizer, entre os sobreviventes desse novo mundo caótico e perigoso. 

Por isso que para quem gosta de uma trama bem conduzida, com romance, ação, mistério e que ainda vem com uma edição em brochura muito bonita e robusta, com folhas amareladas e fonte bastante agradável, Os Seis Finalistas de Alexandra Monir e publicado pela Editora Jangada do Grupo Pensamento, é IMPERDÍVEL.



A autora: Alexandra Monir é cantora, compositora e autora de romances para o público jovem. Sua obra de estreia, Muito Além do Tempo, ficou entre os mais vendidos da Barnes & Noble e foi o melhor livro do mês da Amazon, sendo seguido por sua continuação, A Guardiã do Tempo, ambos publicados pela Editora Jangada. Atualmente, ela mora em Los Angeles, Califórnia.

Ficha técnica:
Título: Os Seis Finalistas
Autora: Alexandra Monir
Tradução: Jacqueline Damásio Valpassos
Editora: Jangada (Grupo Pensamento)
Páginas: 408
Ano: 2017
ISBN: 9788555390968
Onde Comprar: Grupo Editorial Pensamento 

15 Comentários

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Parece ser uma excelente Escritora. Não conhecia. Grata pela dica :)
    Todos temos um Leo dentro de nós...
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MIss L. Ela manda muito bem sim. Obrigado pela visita e volte sempre. Beijos.

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro ainda, mas já quero ler! Eu adorei a resenha, amei a forma como você escreveu sobre esse livro! Espero que tenha gostado da leitura! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, muitíssimo obrigado pelas palavras. Tenha certeza que gostei bastante da leitura também. Abraços, volte sempre e obrigado novamente.

      Excluir
  3. Não conhecia a Alexandra Monir, mas só pelo pouco que li, sentir vontade de ler ainda mais, vou adicionar a minha lista, com toda certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephany, também não a conhecia, mas gostei muito. Agora é esperar a continuação. Beijos, obrigado pela visita e volte sempre.

      Excluir
  4. Olá,
    Não conhecia este livro, vou procura-lo .
    Amo livros, eles nos despertam a imaginação e pode nos ajudar em mtas coisas da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nak, muito obrigado pela visita. Espero que goste do livro. Beijos e volte sempre.

      Excluir
  5. não conheço essa escritora, mas pelo que você falou da obra parece ser muito boa mesmo, gosto dessa tematica e recentemente eu li um conto muito parecido com esse livro, capaz que eu goste dele tambem. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito de ler livros assim não, leio muito sobre empreendedorismo... Mas enfim, o livro parece bem interessante e me prendeu a atenção sua resenha e me deu vontade e curiosidade de ler, quem sabe. Vou pesquisar no kindle. Sera q tem?

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem uma história que nos prende , os últimos finalista lutando por sua sobrevivência. Ainda não conhecia a autora.

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante a temática. Esse tipo de ficção não é bem o meu gênero, mas parece ser um enredo bem construído e isso chama minha atenção. Vou dar uma analisada e se possível lerei.

    www.minhavidaporacaso.com

    ResponderExcluir
  9. Já quero ler esse livro, adoro esse tipo de enredo e já fiquei empolgada só com sua resenha, imagina lendo e essa capa tá incrível.

    ResponderExcluir
  10. Olha, não conhecia esse livro. É algo que eu realmente leria e me aprofundaria, afinal, amo ficção científica e mundo apocalíptico. Vou seguir sua resenha e pegar esse livro para ler.

    ResponderExcluir
  11. Como sempre, resenhas maravilhosas meu caro! :) Mais um livro que fico com vontade de ler.

    ResponderExcluir